"Ela faz o jantar."

Tradução:She makes dinner.

July 8, 2013

36 Comentários


Max_Brenner

"she does the dinner" deveria estar certo. Nao?

July 8, 2013

vivisaurus

Oi Max_Brenner! Não, quando se fala de comida, aí é "make".

Se quiser saber mais:

quando usar DO

É usado quando se fala de emprego, trabalhos ou tarefas. Esses não produzem qualquer objeto físico.

Have you done your homework? -- Você já fez sua lição de casa?
I should start doing the housework now. -- Eu deveria começar a fazer o trabalho doméstico agora.
I wouldn't like to do that job. -- Eu não gostaria de fazer esse trabalho.

É usado quando nos referimos às atividades em geral, sem ser específico. Nestes casos, normalmente são usadas palavras como: thing, something, nothing, anything, everything etc.

Hurry up! I've got things to do! -- Apresse-se! Tenho coisas para fazer!
Don't just stand there – do something! -- Não fique aí parado - faça alguma coisa!
Is there anything I can do to help you? -- Existe algo que eu possa fazer para ajudar?

Às vezes DO é usado para fazer para substituir um verbo quando o significado é claro ou óbvio. Isso é mais comum em informal Inglês falado:

Do I need to do my hair? -- Preciso "fazer" o meu cabelo? (= fazer escova ou pentear)
Have you done the dishes? -- Você já "fez" os pratos ainda? (fez = lavou)
I'll do the kitchen if you do the lawn -- Eu vou "fazer" a cozinha, se você "fizer" o gramado (fazer = cuidar, limpar, fazer = cuidar, cortar)

Lembre-se que do também pode ser como um verbo auxiliar (para fazer perguntas no presente - Do you like chocolate?)

quando usar MAKE

MAKE é usado para produzir, criar ou construir algo novo.
É também usado para indicar a origem do produto ou os materiais que são usados para fazer alguma coisa.

His wedding ring is made of gold. -- Seu anel de casamento é feito de ouro.
The house was made of wood. -- A casa era feita de madeira.
Wine is made from grapes. -- Vinho é feito de uvas.
The watches were made in Switzerland -- Os relógios foram feitos na Suíça.

MAKE também é usado para a produção de uma ação ou reação (uma coisa faz a outra acontecer):

Sad movies make me cry. -- Filmes tristes me fazem chorar.
You make me happy. -- Você me faz feliz.
It is not my fault. My brother made me write the letter! -- Não é minha culpa. Meu irmão me fez (obrigou a) escrever a carta!

Use MAKE depois de certos substantivos sobre os planos e decisões:

Make a choice -- Fazer uma escolha.

Use MAKE com substantivos sobre os sons que falam e certa:

Make a comment -- Fazer um comentário
Make a noise -- Fazer um barulho
Make a speech -- Fazer um discurso

Use MAKE com comida, bebida e refeições:

Make a salad -- Fazer uma salada
Make a cup of coffee -- Fazer uma xícara de café
Make dinner -- Fazer o jantar

Compare Fazer e Fazer

Pessoa 1: You have to make a sandwich for Michael.
Pessoa 2: I will do it later.

Observe como na resposta o verbo DO é usado. Isso ocorre porque o significado é claro e para evitar dizer "eu vou fazer isso mais tarde." (I am going to make it later), que poderia soar repetitivo. Espero que ajude! =)

July 15, 2013

LuizzViniciuss

"She makes the dinner", está certo também?

January 24, 2015

tidelina

Eu escrevi isso e deu errado , disseram "preparing"

June 12, 2017

priscila2994

Eu escrevi assim e deu errado nao entendi

June 13, 2017

millena.mgm

Excellent explanation! Thanks

December 22, 2013

Max_Brenner

Valeu

July 15, 2013

andbks

Uau!

December 24, 2013

MerciaBarr

Muito bom...

April 13, 2014

zairapontel

Obrigada,! Foi uma aula. Ajudou muito!

March 4, 2015

HenriqueDo481083

Voce tem realmente uma paciencia para ensinar muito grande me ajudou muito thank you.

May 21, 2016

Maycon910438

Thank you!

April 29, 2017

Claudio_Resende

Você sempre perfeita nas explicações, com ricos exemplos. Assim é gostoso e estimulante aprender. Obrigado sempre Vivi!

December 19, 2018

AlexandreR214839

"She makes the dinner" está incorreto?

May 10, 2016

rpizao

Pra mim, não!

September 18, 2017

Luana65578

Nao

September 22, 2017

bunnyalm

nao seria "she makes THE dinner"?

June 21, 2016

Nadia106957

Pq nao pode ser "she makes THE dinner???"

September 12, 2016

RafaelMafr7

Também quero saber se "She makes the dinner" está incorreto

May 18, 2016

Moises771157

Nao entendi a omissao do artigo definido "the" nessa frase...

January 9, 2017

Edvaldobel1

Vivisauro, vc nao respondeu se "She makes THE dinner" esta correto.

September 18, 2016

..BATMAN..

Fiquei com medo de tentar "She cooks de dinner"...rs

May 6, 2015

fpnipo

"She prepares dinner" is correct?

July 9, 2014

vivisaurus

A tradução mais próxima dessa frase seria "ela prepara (o) jantar", então é melhor traduzir o "makes" como "fazer". Bons estudos! =]

March 5, 2015

Maria368599

Por que então não usar a palavra cook ao invés de faz? Por que nem o "does" nem o "make" é o correto!

June 10, 2016

bunnyalm

É sim Maria! so q nesse caso nao é! ou é? putz...

June 21, 2016

EduardoMel859899

She cooks the dinner! Poderia ser?

November 29, 2016

ilton1976

a frase esta correta!

December 9, 2016

ninaepanda

Traducão incorreta quando traz o artigo definido 'o' e não é fiel em inglês

January 7, 2017

silvanabue17

eu coloquei makes e deu como errado

February 2, 2017

RafaelSilv380695

Alguem sabe indicar algum livro com todas essas regras de inglês ?

April 13, 2017

AndreHero007

She? Marxismo!!!

May 16, 2017

Boy948288

Porque não pode ser : asks ?

May 19, 2017

Claudyo_almeida

Olha esse vídeo vai tirar as suas dúvidas entre Make and Do; porém todas as aulas dela são em inglês mais isso é mt bom pois vc vai acostumado a ouvir o idioma. E vc irá aprender mt com ela, eu estou aprendendo mt e vc também irá aprender com esse canal, pois eu penso que coisa boas são para ser compartilhada: https://youtu.be/mcpsIAxdpRo

June 15, 2017

rpizao

Eu acho que com e sem o THE estão corretos... mas se tivesse o THE como escolha, o duolingo daria como errado. Rs Essas diferenças que poderiam ser evitadas.

September 18, 2017

sanlemos

Eu me esqueci do S, então a correção apareceu com preparing. Não seria neste caso, último, preparando? Faz = preparing?

October 8, 2017
Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.