"Meus irmãos fazem muitos amigos."

Tradução:My siblings make many friends.

July 13, 2013

15 Comentários


J.Ricardo

Esta é uma pergunta comum: quando usar o verbo "to do" e o verbo "to make", se os dois significam "fazer"? Qual a diferença?

Antes de nos acostumarmos com as sutilezas da língua inglesa, e portanto adquirir fluência, a confusão entre "do" e "make" é bem comum.

Eis a resposta: Use "do" quando o "fazer" no contexto significar execução, realização, desenvolvimento de ação. Use "make" quando o "fazer" no contexto significar criação, elaboração, fabricação, transformação num processo.

Estude os exemplos e compare com a teoria acima:

I'll do my best to not be late. Farei o melhor para não me atrasar. Este "farei" não tem sentido de "criação" - e sim de execução. Eu vou agir (desenvolver ação) da melhor forma para não me atrasar. Podemos considerar que seja um "fazer" abstrato, pois não implica em transformação de matéria.

Compare com: You make the best chocolate cake in the world! Você faz o melhor bolo de chocolate do mundo! Este "faz" tem sentido de "criação/fabricação", e não de execução abstrata. Você 'cria' uma matéria diferente quando mistura os ingredientes do bolo. Existe uma transformação. É como fabricar algo: você usa a matéria prima e transforma em outra coisa. Quando existe esse processo de transformação, use 'make'.

A dica para lembrar a diferença entre "do" e "make" é:

lembre-se da frase que o mundo inteiro conhece:

"Made in China"

Se o "fazer" da sua frase tiver o mesmo sentido do "fazer" de "Feito na China" (FABRICADO/CRIADO) ou implicar em transformação de uma coisa em outra (matéria, sentimento, emoção), então o verbo é "make" (made in the past tense).

December 28, 2013

Danylo21

Nessa frase os irmãos fazem ( criam, fabricam os amigos e os tais são transformados dentro de um processo)?? Essa me deixou confuso.

January 11, 2014

guilherme.1634

Bravo, J.Ricardo!

February 21, 2014

ClaytonRDias

Thanks

June 5, 2014

ClaudioSoa869456

Thanks brother, you help me

July 2, 2018

vlbgomes

My brothers get many friends

July 28, 2013

vquaiato

Por qual motivo utilizar 'siblings' no lugar de 'brothers'? Isso me parece pouco usual...

June 20, 2014

fabidsprado

"Brothers" é usado quando se trafa apenas de irmãos do sexo masculino, quando há homem e mulher, se usa "siblings"

August 21, 2018

Alessandra390301

9QR637 É O CODIGO DO MEU CLUBE

August 19, 2018

Flavi10

Por que "MANY" em vez de "VERY" e por que "MAKE" em vez de "DO" alguém pode me ajudar?

May 1, 2014

benjamin.mariana

very geralmente é usado antes de adjetivos não de substantivos ex: very beautiful (bonita - adjetivo) many plates (pratos - substantivo)

No caso do exercício, "friends" é substantivo, por isso se usa o "many"

October 29, 2016

benjamin.mariana

com o do e o make não sei como ajudar, para mim é intuitivo... não sei regra =/

October 29, 2016

alexandregrassi

To much nao ta certo tbm? Tons of friends eh menos usual

March 20, 2015

benjamin.mariana

"amigos" é um substantivo contável, nesse caso se usa many não much. Much é so para substantívos incontáveis ex: much water many friends

October 29, 2016

EduardoGar50336

TO DO tambem deveria fazer... e se fosse TO MAKE soaria como produzir

June 24, 2016
Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.