1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "Meus irmãos fazem muitos ami…

"Meus irmãos fazem muitos amigos."

Tradução:My siblings make many friends.

July 13, 2013

24 Comentários


J.Ricardo

Esta é uma pergunta comum: quando usar o verbo "to do" e o verbo "to make", se os dois significam "fazer"? Qual a diferença?

Antes de nos acostumarmos com as sutilezas da língua inglesa, e portanto adquirir fluência, a confusão entre "do" e "make" é bem comum.

Eis a resposta: Use "do" quando o "fazer" no contexto significar execução, realização, desenvolvimento de ação. Use "make" quando o "fazer" no contexto significar criação, elaboração, fabricação, transformação num processo.

Estude os exemplos e compare com a teoria acima:

I'll do my best to not be late. Farei o melhor para não me atrasar. Este "farei" não tem sentido de "criação" - e sim de execução. Eu vou agir (desenvolver ação) da melhor forma para não me atrasar. Podemos considerar que seja um "fazer" abstrato, pois não implica em transformação de matéria.

Compare com: You make the best chocolate cake in the world! Você faz o melhor bolo de chocolate do mundo! Este "faz" tem sentido de "criação/fabricação", e não de execução abstrata. Você 'cria' uma matéria diferente quando mistura os ingredientes do bolo. Existe uma transformação. É como fabricar algo: você usa a matéria prima e transforma em outra coisa. Quando existe esse processo de transformação, use 'make'.

A dica para lembrar a diferença entre "do" e "make" é:

lembre-se da frase que o mundo inteiro conhece:

"Made in China"

Se o "fazer" da sua frase tiver o mesmo sentido do "fazer" de "Feito na China" (FABRICADO/CRIADO) ou implicar em transformação de uma coisa em outra (matéria, sentimento, emoção), então o verbo é "make" (made in the past tense).


DaanOliv

Nessa frase os irmãos fazem ( criam, fabricam os amigos e os tais são transformados dentro de um processo)?? Essa me deixou confuso.


Dan637062

Pior que foi exatamente essa lógica do "make" que me deixou confuso, pois vc não "make"(elabora, fabrica) amigos, mas se bem que "criar amigos" até se encaixe, então vou fingir que estou satisfeito com essa lógica e bola pra frente rsrs


AnnaCaroli794239

Bem, "make friend" e "fazer amigos" são expressões super análogas em ambas as línguas - em estrutura, termos e, sobretudo, em sentido. E, se você parar um pouquinho, verá que o nosso "fazer amigos" também não faz lá muito sentido kkkkk.

Enfim, talvez porque o que você faça seja realmente a amizade, a relação - a qual você constrói, elabora, transforma, demanda-lhe esforço... Observando sob a ótica da relação (de que você precisa, de fato, construir), até que o emprego de "make" faz muito sentido, viu.


guilherme.1634

Bravo, J.Ricardo!


ClaudioSoa869456

Thanks brother, you help me


FabioLeme5

Muito boa explicacao ...


LeandroLim267229

Adorei a sua dica, mano


vquaiato

Por qual motivo utilizar 'siblings' no lugar de 'brothers'? Isso me parece pouco usual...


fabidsprado

"Brothers" é usado quando se trafa apenas de irmãos do sexo masculino, quando há homem e mulher, se usa "siblings"


ThiagoFerr852640

Mas como iria adivinhar que ele ali no caso tem uma irmã no meio dos irmãos?


vlbgomes

My brothers get many friends


XavierNasc

O fazer palpavel é make


Flavi10

Por que "MANY" em vez de "VERY" e por que "MAKE" em vez de "DO" alguém pode me ajudar?


benjamin.mariana

very geralmente é usado antes de adjetivos não de substantivos ex: very beautiful (bonita - adjetivo) many plates (pratos - substantivo)

No caso do exercício, "friends" é substantivo, por isso se usa o "many"


benjamin.mariana

com o do e o make não sei como ajudar, para mim é intuitivo... não sei regra =/


Emiliana97599

Poderíamos usar "a lot of" ao invés de "many"?


alexandregrassi

To much nao ta certo tbm? Tons of friends eh menos usual


benjamin.mariana

"amigos" é um substantivo contável, nesse caso se usa many não much. Much é so para substantívos incontáveis ex: much water many friends


Alessandra390301

9QR637 É O CODIGO DO MEU CLUBE


FhShadow

Estou ficando pro...


lucasaraujo61

"My brothers make a lot of friends." Deveria ser aceito?


EdmilsonBo1

Nao tem a palavra friends e d Sim siblings, erro de voces, ou voces nao erram?

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.