"He pays me."
Tradução:Ele me paga.
21 ComentáriosEsta conversa está trancada.
1° Caso "Ele paga-me."
2° Caso "Ele me paga." Vejam o texto abaixo que explica a resposta ( Ele paga-me)
A gramática e a fala - Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da nação brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro
Analise bem o primeiro verso ("Dê-me um cigarro") e o último, ("Me dá um cigarro"). No primeiro caso, temos o pronome "me" colocado depois do verbo - a regra da gramática normativa diz que se deve usar a ênclise, ou seja, o pronome deve ser colocado depois do verbo, quando não há nenhuma palavra que atraia o pronome.
No segundo, o pronome "me" vem antes do verbo, o que contraria a regra citada. No entanto, a forma "Me dá" no lugar de "Dê-me" é bastante usada, até mesmo pelos falantes mais escolarizados. Essa é uma clara demonstração de que há regras diferentes sendo acionadas em cada caso.
Por que isso acontece? Uma boa forma de explicar é conhecer a complexidade da língua e de suas gramáticas. É, você não leu errado, não. Existem diversas "gramáticas".