https://www.duolingo.com/Allone1

10 dicas para ser poliglota

1. Esforço, Paciência e Perseverança.

Aprender uma nova língua pode ser gratificante ou pode ser o oposto se você bater em uma barreira. É aí que você precisa ser paciente e se motivar para avançar e não desistir. Eu também colocaria determinação, dedicação e, acima de tudo, a consistência na mistura. Leva tempo, se não anos, para se tornar fluente em qualquer idioma. Não existe essa de se tornar fluente em 6 meses ou menos. Defina metas pequenas e tempo para alcançá-las.

1. Perca o medo de errar.

Não importa o quão qualificado você está para ler, escrever ou ouvir. No final do dia, o seu objetivo é ser capaz de se comunicar e mostrar o seu ponto de vista. Uma das principais razões para as pessoas hesitarem em falar em uma língua estrangeira é porque elas têm medo de cometer erros, ou porque pensam que não são capazes de se expressarem corretamente. Isso pode se tornar um problema e pode ficar no caminho do seu progresso idioma.

Em minha opinião, aqueles que aprendem e melhoram rapidamente são os que fazem um esforço para se expressarem, mesmo que o sotaque, pronúncia e gramática não sejam perfeitos.

A língua que mais me frustrou foi o alemão. Foi a exceção à regra. Eu não era muito ruim, mas era como se eu tivesse um problema para falar. O que fez isso comigo foi a fala forçada. Agora ficou melhor, embora eu ainda fique petrificada quando me deparo com falantes nativos.

1. Concentre-se em 1 ou 2 Idiomas.

Em algum momento eu estava aprendendo 3 línguas ao mesmo tempo. Eu não estou dizendo que isso não deve ser feito ou que é impossível, mas eu não acho que isso faz algum bem. Você deve se concentrar em 1 idioma e adquirir um certo nível antes de assumir uma outra língua semelhante. Caso contrário, pode haver um risco de interferência, ainda mais quando eles são da mesma família linguística.

1. Escolha o curso certo para você.

Eu tiro meu chapéu para aqueles que são autodidatas e capazes de aprender uma nova língua a partir do zero por conta própria. Eu nunca tive disciplina suficiente para fazer isso sozinha. O que funcionou para mim foram escolas de idiomas e aulas intensivas de grupos, onde eu pude melhorar minhas habilidades, obter recomendações, colaborar e interagir com meus parceiros e fui forçada a falar.

É importante escolher o tipo de curso que melhor lhe convém, já que ele vai dar a você as ferramentas necessárias para construir suas competências linguísticas. Decida se você quer aulas particulares ou em grupo e online ou aulas presenciais. Você também deve prestar atenção na duração das aulas, o número total de semanas, o número de alunos por aula e o nível que você vai chegar ao final do curso.

1. Seja Sistemático.

Use flashcards, faça gráficos e listas ou encha sua casa com papéis para aprender vocabulário e frases. Faça o que funcionar para você! Ser sistemático, criativo e engenhoso faz com que a aquisição da língua seja mais fácil e muito mais divertida.

1. Foque na Pronúncia e no Sotaque.

Se você quer falar bem uma língua, você deve prestar uma atenção especial à pronúncia e revisá-la regularmente. Alguns dicionários online como o dict.cc fornecem áudio em MP3 de palavras e a transcrição fonética. No entanto, é a parte mais difícil na aprendizagem de uma língua estrangeira.

1. Verifique a Ortografia.

Eu devo dizer que sou um tipo de nerd na ortografia. Quando eu não tenho certeza de uma palavra, uma conjugação, uma expressão ou expressão idiomática, eu tento visualizar na minha cabeça. Se isso não funcionar eu uso o Google, dicionários online ou fóruns de línguas.

1. A Tecnologia encontra Idiomas.

Não há nenhuma razão para que as línguas sejam chatas ou monótonas. A tecnologia nos fez um favor. Nos dias atuais você pode encontrar páginas para aprendizagem de idiomas na web e em redes sociais, ouvir música e podcasts, ler blogs e jornais, assistir a filmes ou séries com legendas na mesma língua. Eu espero que você use esse tipo de ferramentas para aumentar o seu vocabulário e melhorar a sua leitura e compreensão auditiva.

1. Parceiros de Idioma e Cafés.

Quando eu estava estudando francês na faculdade, comecei a sentir que minha fala não estava boa. Então, o que eu fiz foi procurar um parceiro de idioma na internet. Eu usei páginas como Friends Abroad (agora babbel) e muitas outras. Cafés e Tandem Groups para aprender idiomas são muito populares nos dias de hoje. No CouchSufing.com você pode encontrar um grupo de pessoas aprendendo um idioma na sua cidade, onde os usuários postam seus eventos e reuniões. É o ambiente perfeito para a prática informal, fazer perguntas, aprender gírias e expressões.

1. Esta última dica vai para os professores.

Suas aulas devem ser encorajadoras, divertidas, inovadoras, dinâmicas e motivadoras. Eu parei de estudar italiano porque as aulas foram baseadas em um livro e um CD Player. Essa não é a minha praia!

Por Geraldine

3 anos atrás

2 Comentários

https://www.duolingo.com/Matheus_H

Gostei!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/ebenezer.andrade

Muito bom!

3 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.