"Does this medicine have any stronger component?"

Translation:Este remédio tem algum componente mais forte?

July 24, 2013

13 Comments


Codymack

Why is "qualquer componente" not correct? Isn't "algum componente" = "some component?"

July 24, 2013

Paulenrique

some = algum/alguma (affirmative), any = algum/alguma (interrogative), any = nenhum/nenhuma (negative), any = qualquer (affirmative)

July 24, 2013

Ricardo_Galhardo

What is interrogative vs affirmative Paulenrique?

March 2, 2018

Paulenrique

Do you mean the definition?

  • Affirmative = statements
  • Interrogative = questions
March 2, 2018

Spacegryphon

I checked two dictionaries. Both say "componente" can be feminine or masculine. So both "alguma" and " algum" should work?

October 29, 2014

surfx2015

Nesta frase, componente é masculino, a palavra "alguma" não cabe aqui

January 20, 2016

vinidcali

EDIT: look at @surfx2015's comment down here - it can indeed be masculine and feminine C:

September 13, 2015

surfx2015

Ola vinidcali,

esta dúvida me fez refletir sobre a frase "a/o componente"

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o--a-componente/889
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/oa-componente/2740

Talvez a frase, usando componente como feminino esteja correta:

"A componente do grupo feminista foi agredida", neste caso, componente é feminino, pois representa uma mulher, integrante do grupo, que foi agredida. Creio que são frases específicas, pois em sua maioria "componente" é masculino

January 20, 2016

vinidcali

Perfeito! Eu tinha a impressão de que podia ser feminino, mas na época não consegui pensar em nenhum contexto - você está super certo.

Obrigado! C:

January 20, 2016

surfx2015

de nada, depois de ver a dúvida eu fiquei realmente encucado com o uso feminino da palavra componente.
Geralmente tenho visto a sua ajuda aqui no duo e você tem respostas muito boas para muitas dúvidas do pessoal.

January 20, 2016

argovela

Interesting. My dictionary indicates the same -- that componente can take either gender. There's no indication of any regional differences.

January 20, 2016

duofus

Why not esta medicina ? It is in the hints.

December 22, 2014

vinidcali

Medicina is only used when talking about the field of study C:

September 13, 2015
Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.