https://www.duolingo.com/igor-blopes

Dicas que dão bem certo comigo.

Resolvi escrever este post pois tenho algumas dicas que melhoraram muito o meu inglês.

1 - NO DUOLINGO

● Tente manter uma regularidade no duolingo, guarde um tempo por dia para fazer a árvore, e sempre que terminar uma unidade utilize o 'reforçar unidades', pois novas palavras e frases foram aprendidas.

● Utilize a Imersão. Depois de completar uma unidade vá para a aba 'Imersão' e traduza alguns parágrafos. Lembre-se a imersão é sempre mais difícil, pois há sentenças, palavras e frases que você desconhece, e provavelmente você precisará de pesquisa. Então no começo procure por assuntos que você tenha um entendimento maior, pois você já tem na sua memória um contexto pré-moldado.

● Revise também. Em um texto sempre tem algumas frases, palavras e sentenças repetidas ou parecidas, por ai você vai poder julgar se suas frases estão corretas ou podem ser melhoradas.

● Faça parte da comunidade. Não faça apenas a árvore do duolingo, seja participante das conversas e imersões.

● Compartilhe conhecimento. Aprender não é só adquirir conhecimento, é também compartilhar.

2 - EXPLORE SEUS SENTIDOS

● Uma coisa que dá bem certo comigo é a memória fotográfica. Sempre que vejo uma palavra nova eu memorizo ela, junto com o que ela representa.

● Nosso cotidiano é inundado por informações, seja onde estivermos vai ter algo escrito, algo tentando passar alguma informação, meu conselho enquanto a isso é que sempre que ver essas informações, tente traduzi-la para o idioma estudado. um bom exemplo disso é traduzir capas de livros, outdoors, propagandas na internet, posts de facebook.

● Para quem gosta de seriado a minha dica é a seguinte. Sempre temos aquele episódio que impacta bastante em uma série e fica bastante fixada na nossa memória, é o que é chamado de marcos em uma história, então aconselho a assistir o episódio marcante sem legendas, pois você já vai saber o que vai acontecer e tem uma bagagem da história, sem contar que o episódio nunca vai ser chato, o mesmo serve para filmes ou partes de filmes.

● Música. Sempre tem aquela música mais tocada nas rádios que a gente não consegue parar de escutar, leia a sua tradução, e leia a letra no idioma estudado também, assim que ela tocar nas rádios ou na sua playlist novamente, com certeza você vai entender muito mais da música.

3 - PENSE FORA DA CAIXA

● Existe milhares de sites que dão inúmeras dicas para aprender um idioma, mas o que acontece é que algumas dicas não se encaixam muito bem para nós. Cada um de nós temos maneiras específicas de aprendizado, o que funciona para mim talvez funcione para você, ou talvez não. Por isso é tão importante compartilhar métodos de estudos. Então vou relatar algumas maneiras que se encaixaram para mim, que talvez encaixe-se para você.

  • Depois de falar algo em português, pense como seria a frase falada no idioma estudado. Por exemplo, uma resposta para seu chefe, uma conversa entre amigos, algo bem simples, traduza-os em algum tempo isso fará uma grande diferença.

  • Estude antes de dormir. Isso mesmo, vocês não fazem ideia do quão poderoso é seu subconsciente, ele consegue gravar informações e achar respostas para as questões que você teve no seu dia, e é potencializado quando surge algum problema antes de dormir. Foi assim que Thomas Edison inventou a lampada. Procure depois saber sobre isso.

  • Converse com você mesmo. Puxe conversa com você mesmo no idioma estudado, e tente prosseguir conversando, você vai perceber que sabe bem mais do que acha.

  • Sempre melhore o seu conhecimento, busque dominar a gramática, os tempos verbais, as conjunções e etc.

  • Recompense você mesmo. Mantenha metas semanais ou diárias, e sempre que alcança-las dê a sua devida recompensa, assim podemos continuar motivados nessa longa viagem. Procure por coisas simples e que te satisfaz, como um passeio, um filme no cinema, uma comida preferida, etc...

4 - DÊ TEMPO AO TEMPO

● Não tenha pressa, pois ela é inimiga da perfeição. Mantenha sempre os estudos em dia, porque é com o tempo que se vai formando a fluência.

● Você vai conseguir. Tem muita gente que acha que não vai conseguir porque não está pagando um cursinho e que esses cursos onlines são uma furada. Largue isso de lado, você vai conseguir SIM.! Tenha positivismo, nós vivemos em um mundo de informações, a internet não me deixa mentir, tudo o que você quer saber, tem na internet. Procure por MOOC (portais de estudos online e gratuito sobre algum assunto).

● Sai do facebook e vai estudar.!

"Knowledge is power" - House of cards

3 anos atrás

15 Comentários


https://www.duolingo.com/Evanndro_

Nice! "Sai do facebook e vai estudar!" haha

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/lucasluis83838

Muito bom. E realmente eu acho que sites como http://www.englishok.com.br são muito bons para a gente aprender. As dicas acima ajudam você a focar e um site com conteúdo grátis permite que você consiga aprender mais e no tempo que você quiser. O modelo de ensino tradicional das escolas de inglês privada na minha opinião deixa muito a desejar. Elas pra mim estão mais focadas no lucro do que no aprendizado dos alunos. O nosso cérebro tem uma capacidade de aprendizagem muito melhor do que o que é ensinado nas escolas de idiomas. E é óbvio que eles somente permitem que este tipo de ensino precário e medíocre prevaleça nas escolas de idiomas deles, porque no final das contas o objetivo deles é o lucro.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Tamar-J
Tamar-J
  • 17
  • 14
  • 2

Como é o método desse site?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/lucasluis83838

Oi Tamar. Então esse site tem uma aproximação neurolinguística cognitiva. Segundo creio, é o uso das pronúncias via conversação com a assimilação por vocabulário. Algo, parecido. Você pode ver a página Plus deles que tem um feed de vários vídeos e aulas aqui: https://www.google.com/+EnglishokBr

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Tamar-J
Tamar-J
  • 17
  • 14
  • 2

Pensei que seria um curso, mas estou vendo que é um "help". De qualquer forma eu gostei! Pega um Lingot.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Tamar-J
Tamar-J
  • 17
  • 14
  • 2

Muito útil, vale apena ler até o final. Thanks for the tips and Take a Lingot!

Acredito que antes de utilizar a imersão, é bom tem um pouco mais de conhecimento na gramática (para entender a estrutura), pois você precisa muitas vezes interpretar o sentido da frase e não traduzir ao pé da letra, e é claro se novas palavras aparecerem é bom fazer uma bela pesquisa antes.

Em relação as músicas, eu particularmente prefiro músicas lentas(dá para pegar melhor a letra) ou músicas que rimam, essas sim não sai da cabeça facilmente. E Já que você falou em compartilhar métodos de estudo, fiquei pensando em escrever um resumo com dicas do método que usei, mas fica para outra oportunidade...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/FlavioFrigel

Igor, bastante interessantes e motivadoras suas dicas e percepções. Obrigado por compartilhar conosco. Sucesso no seu aprendizado!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/vivialvares

Olá Igor, achei muito bacana seu comentário, as vezes é que nos falta, um pouco de motivação, obrigada por compartilhar conosco seus métodos. Estou precisando de uma ajudinha, segui seu conselho e fui pra Imersão, mas não estou sabendo como utilizá-la, você poderia me ajudar?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/igor-blopes

Olá, claro que posso ajudar. Tenha em mente que a Imersão sempre vai te tomar mais tempo, paciência e muita pesquisa. A imersão são texto no idioma estudado que devem ser traduzidos para o seu idioma nativo.

Ao clicar em imersão, na sua parte direita será exibido os tipos de textos e dificuldades deles, por agora sempre deixe marcado com baixa dificuldade. Para escolher o texto escolha pelo assunto que você tenha mais afinidade. Assim que você escolher o seu texto verá que nele tem partes escuras (já revisadas), na cor cinza(que precisam ser revisadas) e azuis (que precisam ser traduzidas). Ao clicar na parte azul, abrirá uma caixinha de texto na parte direita da sua tela, onde você deve digitar a tradução correta. Recomendo ler o parágrafo todo antes de começar a traduzir, mesmo não entendendo tudo vai te dar um bom contexto, e recomendo também a começar devagar, pois é um pouco cansativo.

Estou no trabalho agora e quando chegar em casa faço um post mais a fundo sobre a parte de imersão. Espero ter ajudado.

See you soon!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/vivialvares

Muito obrigada pela ajuda, mas sumiu a aba Imersão da minha página. Você sabe por que isso acontece?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/igor-blopes

Voce usa o app ou o pelo site em um computador?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/vivialvares

Já está tudo ok. Vou tentar praticar, obrigada!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/vivialvares

uso o computador, quando te mandei a primeira mensagem aparecia a aba Imersão, mas depois sumiu.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/igor-blopes

Engraçado nunca ví isso acontecer, tenta mudar de browser para ver se isso continua acontecer.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/helanogueira

Gostei!!

3 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.