"Mañana yo explico por qué."

Tradução:Amanhã eu explico por quê.

February 5, 2015

8 Comentários


danielmonteiro16

Na verdade o correto é porquê, que é dado como um substantivo motivo, razão. Por_quê é usado no fim de uma pergunta.

February 23, 2015

Siplswimmer79

Desculpe-me, Daniel, mas você está equivocado.

O POR QUÊ é formado da mesma forma que o POR QUE, isto é, preposição (por) + pronome interrogativo (que), mas, por sua posição na oração, o monossílabo que passa a ser tônico. Então as orações que nas quais os usamos são orações com VALOR INTERROGATIVO, mas podem ter qualquer ponto (final, exclamação ou interrogação). O POR QUÊ encontra-se sempre imediatamente antes da pontuação (pontos e alguns casos de pausas) ou sozinho na frase.

Uma dica: Sempre que você puder substituí-lo por por qual motivo / por qual razão (etc), a grafia será separada. Se o vocábulo estiver imediatamente antes de uma pontuação, ou sozinho na oração, será POR QUÊ.

Exemplos:

  • Você chegou tarde em casa? Por quê? (Você chegou tarde em casa? Por qual motivo?)

  • Ele faltou ao trabalho e nem se preocupou em dizer por quê! (Ele faltou ao trabalho e nem se preocupou em dizer por que motivo!)

Oração do exercício:

  • Amanhã eu explico por quê. (Amanhã eu explico por qual motivo)

Já o PORQUÊ é um substantivo e quase sempre é acompanhado de alguma palavra determinante (artigos, numerais, pronomes adjetivos ou adjetivos).

Uma dica: Sempre que você puder substituí-lo por o motivo / uma razão (etc, etc, etc), a grafia será PORQUÊ.

Exemplos:

  • Até agora não entendo Oporquê da sua revolta! (Até agora não entendo a razão da sua revolta!)

  • Dê-me apenas UM porquê para eu não ir embora agora! (Dê-me apenas um motivo para eu não ir embora agora!)

  • Amanhã eu explico O porquê. (Amanhã eu explico o motivo) - esta oração é similar à do exercício, porém contém uma palavra determinante (artigo).

July 25, 2017

guga_soad

Obrigado Siplswimmer79. Eu também tinha aprendido como o Daniel, mas realmente vc está correto. Sua explicação foi muito importante. Abraços!

January 9, 2018

Almir0liveira

O correto é dizer que: O "Por quê" usasse quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação.

May 25, 2017

EcilaCianni

A tradução correta é "Amanhã eu explico por quê". Há um erro de português do Duolingo. Neste caso o correto é "por quê", e não "porque".

February 5, 2015

elizauri

Porque usado em respostas, frases declarativas. Por quê usado somente no final de frases. Porquê funciona como substantivo. Em geral, aparece precedido de artigo ou pronome.

May 13, 2015

sergiocafruni

Usamos POR QUE (separado e sem acento circunflexo) nos seguintes casos: a) Nas frases interrogativas (quando escrevemos no início das frases) e quando equivale à "razão", "motivo" e "causa". Por exemplo: Por que você não varreu o chão? Por que você brigou com seu amigo? E as meninas, por que não vieram conosco?

b) Quando pudermos substituí-lo por "pelo qual", "pelos quais", "pela qual", "pelas quais". Por exemplo: Os caminhos por que percorri foram muitos. (= Os caminhos pelos quais percorri foram muitos.) As atrocidades por que foi submetido tornaram ele em um homem rude. (= As atrocidades pelas quais foi submetido tornaram ele um homem rude.)

OBSERVAÇÃO Após os vocábulos "eis" e "daí", subentende-se a palavra "motivo", isso justifica a grafia da palavra separadamente. Por exemplo: Daí por que não aceitei seu pedido de desculpas. (= Daí o motivo por que não aceitei seu pedido de desculpas.) Eis por que estou tão alegre. (= Eis o motivo por que estou tão alegre.)

(WWW.sóportugues)

June 12, 2016

ChunLi12

se fosse "amanhã explico o porquê", com o artigo "o" seria junto, como substantivo, com sentido de "o motivo". Mas está com sentido de "por qual razão", "por que motivo", entao deveria ser "por quê".

September 30, 2015
Aprenda Espanhol em apenas 5 minutos por dia. De graça.