https://www.duolingo.com/Yaureena

Como aprender uma nova língua de forma EFICAZ

Aprender uma nova língua requer tempo e energia, isso todos nós sabemos. Porém, muitas vezes, nos tornamos pessoas frustradas no que diz respeito a esse aprendizado. Começamos super empolgados buscando aprender mais e mais a cada dia, e não apenas isso, mas realmente perceber evoluções acontecendo nessa caminhada, e ao invés disso notamos que temos gastado nosso árduo esforço em vão. A princípio, deve-se destacar que não iremos nos tornar "os caras" em um novo idioma de um dia para o outro. "Give to yourself a break!", isto é, dá um tempo cara! Mas agora partindo para o que interessa, a verdadeira mudança deve acontecer primeiro em sua mente. Além de sempre persistir em seu objetivo você deve REALMENTE acreditar em si mesmo. Existem várias pessoas por aí que ao encontrar as primeiras dificuldades como não conseguir falar "three" e "tree" corretamente, começam a jogar areia em seu próprio caminhão dizendo "ah, eu nunca vou conseguir. Que coisa difícil!". Lembre-se: O difícil não é impossível. Eu também já enfrentei essa e muitas outras dificuldades, mas já superei. Muitas. Essa é graça de tudo, perseguir desafios maiores e ultrapassá-los. Mudar a mente é o primeiro passo, mas e depois? Bom, depois você deve atentar para os métodos que você está utilizando. Será que eles realmente estão funcionando? Ou há anos você paga um cursinho mas não consegue nem se apresentar direito falando o idioma? Talvez sim, talvez não. Uma das maiores barreiras impostas na maioria dos cursinhos é o FOCO NA GRAMÁTICA (Ah como eu odeio essa senhorita!), além da vergonha, dificuldade e falta de familiaridade que os aprendizes enfrentam, eles ainda acrescentam o peso de aprender isso e aquilo, decorebas e etc. O fato é que a maioria dos nativos não entende TUDO sobre a gramática de seus próprios idiomas. Muitos de nós passamos anos em cursinhos, adquirimos certificados mas quando chegamos no mundo real vemos outra coisa totalmente diferente. Tenso demais! Foi exatamente isso que descobri há pouco tempo. Devemos focar no "Real English/Spanish", aquilo que os nativos falam no dia a dia. Buscar os melhores meios de aprender focando nisso (A não ser que você esteja estudando para algum teste tipo TOEFL). O apropriado é familiarizar-se com o idioma e depois se preocupar com a gramática. Nenhuma criança vai à escola sem saber NADA . Elas aprendem, primeiramente, em contato direto com a própria língua por real vivência. SEM GRAMÁTICA. Que tal experimentar? Tenho certeza que valerá a pena! Não tenha medo de errar. Eu lembro de vários erros meus ao falar com nativos. O bom de tudo é que arrancamos sorrisos e até gargalhadas, e sempre lembraremos dessas experiências no caminho de nossa aprendizagem. Eu estou em busca da minha fluência em Inglês, sei que estou quase lá. Foco, dedicação, confiança em si próprio e métodos eficazes são as chaves para o sucesso no aprendizado de uma nova língua.

Thanks for your attention! Best wishes. See ya!

3 anos atrás

59 Comentários


https://www.duolingo.com/anamaximiano03

Gostei :D Concordo que só focar na gramática não é uma boa ideia, mas ela também é importante; uma coisa não exclui a outra! Na verdade o segredo é praticar muito, e sempre encontrar uma maneira de estar em contato com a língua que você quer aprender.É bom primeiro treinar o listening, para acostumar os ouvidos às palavras e à pronúncia correta, e depois o speaking, procurando treinar ao máximo para não levar o sotaque da língua materna para a língua estrangeira.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Sim, exato! Concordo com você Ana. O que quis deixar BEM explícito é não usar a gramática para aprender a língua, sendo você um completo iniciante ;)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlissonMatos

Motivou ainda mais !!!! Meu inglês é bem básico, estou continuamente a procurar métodos. Porque confiança eu tenho de sobra.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Que ótimo Alisson! Gostei de ver! Continue assim e logo logo avançará de nível. Tudo começa na mente :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Gilmaster

Nice tips, thanks :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

You're welcome Gilmaster! :D

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/danrodriguesss

muito bom :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Thanks for appreciate that, Daniel! :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Herialde
  • 25
  • 23
  • 13
  • 8
  • 7
  • 3

THANK YOU DARLING!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Anytime, Herialde! :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Feh.carvalho

Muito bom! :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/gabrielso02

muito bom :D :D :D

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MauroGuilherme

Muito bom !

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Vitoria-rebeca

Muito bom o texto parabens, voce acha que aprender duas linguas, por exemplo ingles e espanhol pode atrapalhar o desempenho em uma delas?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Olá Vitoria :) Muito obrigada! Que bom que gostou. Olha, isso varia de indivíduo para indivíduo, particularidades do cérebro mesmo. Para uns é muito fácil, porém para outros não é nem um pouco. Você precisa se conhecer, saber o seu ritmo. O foco e determinação também ditam bastante sobre o velocidade da sua aprendizagem. Posso citar o meu exemplo. Quando comecei a estudar inglês percebi que não seria tão fácil, que eu precisaria me dedicar exclusivamente, e foi exatamente o que fiz, pois se começasse a estudar um outra língua iria ficar confusa (eu me conheço e sei que sim). Como eu gosto muito de inglês dei prioridade a ele, e agora bem mais segura e com um nível intermediário estou começando a abrir minha mente para o espanhol :) Minha dica é: Faça uma auto avaliação e veja se conseguirá lhe dar com os dois, ou se sua mente ficará confusa e cansada demais. Bjs

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarizanJunior

Muito bom esse texto, motiva bastante. Fez diferença e aumentou meu interesse em continuar aprendendo. Obrigado!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Que ótimo saber disso :) Interesse é tudo. Só os "interessados" chegam lá! \o/ Nada de desistir. Bons estudos!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarizanJunior

Desistir jamais :) Avante!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/JuliaPereira12

Disse tudo, vou me lembrar disso quando eu estiver com preguiça. Boa noite

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MatheusDrexler

43 dias de ofensiva e é nível 9, como?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/drevelin

Loved the text, congratulations!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/EDILSON-JUNIOR

very good

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Thaaaaanks, Edilson :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/likaazevedo

very good...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/cf71

very good!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/marta1309
  • 23
  • 19
  • 12
  • 6
  • 3

It's good!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/jbgmais

Com essa levantou o meu astral valeu

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Nairim-atsoc

very good!Thank you for this information.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GaBRieL_2Pi1

Concordo... e pensar que eu estava estudando a gramatica do ingles pensando que todos os nativos sabiam a gramatica...me compliquei muito ( / : p ) Obrigado pela dica :) e boa sorte com a fluencia!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Eu também fiz isso por muito tempo (shame on me! haha) Mas quando descobri o jeito certo foi como achar um pote de ouro, e realmente é! Boa sorte a nós! :)

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/GaBRieL_2Pi1

Claro! A caminho da fluencia :) Brinda ai comigo ...

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/josemararagao

Hello!! Gostei das dicas e do incentivo, tenho seguido essa linha de não desistir. Thanks, take care!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

You're welcome, Jose! Que bom que gostou.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Malucofobia

O que ele falou é verdade. Porque até mesmo eu que já sei um pouco mais eu sempre me esforço cada dia para melhora-ló e ficar fluente na língua

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/RibeiroCamilla

Hi Yaureena ,How are you?Want to talk to me in English?Very Good text!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Hello! I'm great :) How about you? And sure, let's practice!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Alines.b

Adoreii, motivador!! Agora, como faço para ter contato com a língua por vivência real?! Oq vc sugere?! Bjss :) Thank you :*

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Hey Alines.b! Fico feliz em ter lhe motivado :) Creio que a princípio você deve eleger algo de seu interesse. Por exemplo, gosta de moda? filmes? música? culinária? Enfim, pare, faça uma análise e veja o que mais te interessa e use esse filtro para começar . Dessa forma, você aprende através de coisas que você gosta, ou seja, nunca vai ser chato. Vejo que você está aprendendo Inglês, então uma boa dica é assistir séries americanas ou inglesas (não sei qual dos dois você prefere) pois geralmente contém o que os nativos falam no cotidiano, também filmes (daí coloca a legenda em Port. mesmo). No Youtube tem uma série de bons materiais que estão me ajudando muito, por exemplo, assistir aulas ministradas por professores nativos. Vou deixar um maravilhoso site, e muito popular que pode te ajudar:

http://www.engvid.com (Tem exercícios e muita coisa sobre gramática também, mas não se preocupe MUITO com essa parte. Foque em entender o que os professores estão dizendo).

http://www.engvid.com/english-teacher/ronnie/ (Essa é uma das melhores teachers que encontrei por lá, ela é bem humorada e o ensino é fácil e prático).

Existe também o:

https://www.verbling.com (Um site onde você pode participar de aulas com professores nativos através do Hangouts. Tem que pagar se você quiser entrar na aula, mas também pode só assistir ao vivo pelo Youtube. Outra ótima opção é a de criar grupos e falar com pessoas do mundo todo que também querem praticar. É muito legal.)

E por último, mas não menos importante, montar uma rede de amigos/contatos com nativos. Online, podemos encontrar diversos. Mas NUNCA implore a eles parecendo uma necessitada por ajuda, isso é meio estranho. Por isso vá por algo que você curte, daí terão assunto para conversar e não "Quer ser meu amigo e me ensinar Inglês?".

Good luck with your studies! Never give up!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/pauloricardo77

Grato, excelentes dicas. Sabia disso tudo de forma inconsciente. Nunca tinha parado para verbalizar. Vou procurar pô em prática. Minha irmã hoje fala italiano fluentemente por causa da última dica, arrumou um namorado Italiano, e todos os dias no bate-papo evoluía exponencialmente que achava incrível. Enfim. Gratidão mesmo!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Nossa Paulo Ricardo! Vou pegar umas dicas com ela também kkkk (brincandeira) Enfim, é isso mesmo. Através de um papo legal aprendemos uma porção de coisas sem aquele climão de "aula".

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Alines.b

Muito obrigada pela atenção, dicas e sugestões Yaureena, irei segui-las sim com certeza e que Deus me ajude... rsrsrs Bjão Tudo de bom! Ahh Boa sorte a você tbm ;**

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Samuel-xp

uma otima opção é encontrar textos e videos com a subscrição. Assim você pode ler e escutar ao mesmo tempo, e com a repetição você pode memorizar qualquer texto em pouco tempo. Pesquise no google videos "with subscription". Kiss, I like you.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Samuel-xp

É isso mesmo. Para aprender um novo idioma, se ter ter contato com o mesmo de uma forma divertida. Eu estou aprendendo muito, com textos/audio e musicas em ingles. O duolingo serve como um tipo de avaliação do meu aprendizado. And I know that I'll get fluency sooner.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/LuizFelipeew

It's very nice ,was inspired.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

I'm glad you liked it! Thanks!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AssisFelix1

Muito bom texto

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/magdroid

P-A-R-A-B-E-N-S!!!!!! excelente!!! vou te dar 3 lingots!!! rsrsrs!!! Desde minha infancia eu tentava fazer Inglês em escolas, mas nada!!! toda vez que eu começava, sempre desanimava. Toda vez tinha que ficar memorizando aquelas regras de gramatica, e eu achava que nunca iria aprender!!! Resumindo: Comecei estudar por conta própria (tutoriais, videos, exercícios, e até no video game comecei ter contatos diretos com americanos). Posso afirmar, que isso foi a melhor escolha que tive!!! hoje eu me considero intermediário e consigo absorver TUDO que aprendo...Estou rumo a fluência...

Detalhe: não estou focando na gramática!!! e me sinto muito bem, sinto que meu inglês está indo de bom a ótimo, e os meus amigos americanos entendem muito bem, alguns até me parabenizam!!!

Ótimo Post Ya!!!!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Nossa que demais, Alisson! É exatamente disso que falo. Nas escolas de idiomas os professores apenas SIMULAM conversas.Coisas premeditadas e certinhas. Não é isso que encontramos na vida real. Nada melhor do que a realidade :) Boa sorte pra você! Também tomei essa mesma atitude sua e percebo o mesmo em minha aprendizagem! bjs

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/nicolealvess

Me incentivou muito isso, estou começando um cursinho e ele é perfeito pois não usa muito da gramatica e sim das conversas , eu acho esse metodo muito bom. Amei o texto , parabens e boa sorte sempre pra nós. Faço o duolingo para não me desconectar do inglês em lugar nenhum . xoxo.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Junior-De

Boa tarde, gostei da sua forma de pensar... venho pensando nisto algum tempo não me preocupar com a gramatica e sim com palavras pronuncias... o resto vem com o tempo.... estou me programando para me aventurar na minhas ferias do trabalho ficar vinte dias na Bélgica e tentar absorver o máximo que puder de conhecimento da fala... bom voce conversar com pessoas que tenham culturas e visões isso engrandece nossa vida.. valeu pelo auto comentario..(Yaureena )

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Tem espaço pra mim na sua mala ? hahaha Bélgica é demais! Boa sorte, espero que dê tudo certo. Viagens sempre serão as melhores fontes de experiência.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Junior-De

Opre.. sempre cabe mais UMA rsrsrsrsrs .. mais eh fora essa crise que estamos passando ..... hoje com dedicação não estar dificil de ser ir para fora e começar a ter experiência com outras culturas... vai do esforço mesmo.. mais agradeço.. se você tiver dicar e site para me recomendar fique a vontade..rsrsrs Valeu... bjus

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/HugoCoutoS

Boa dicas. =D

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/AlfGodoy

Yaurrena, parabéns pelo seu comentário. Persistir é alcançar o almejado. Sucesso. Eu ainda estou no início, porém, percebo que a prática diária (diária mesmo de 20 a 30 minutos) é tão importante quanto a gramática. Persista diariamente assim chegaremos lá. Embraces.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/JoelsonMat2

Thanks Yaureena for this beautiful words. Realmente é uma caminhada árdua. Me encontro nesta fase, está difícil, mas como disse e muito bem: "não é impossível".

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/RobsonOliv357497

Olá galera gostaria de saber se há um roteiro que possa seguir ou o melhor é ir traduzindo e textos e estudando o que aparecer pela frente?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Yaureena

Olá Robson! Creio que se você está começando agora deve familiarizar com o idioma. Cuidado pra não ficar refém da tradução, existem muitos termos nos idiomas, principalmente em Inglês que se forem traduzidos ao pé da letra não fazem sentido algum. Para os iniciantes, flashcards são bons recursos para obter vocabulário.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/RobsonOliv357497

Obrigado pela dica. Sempre observei isso e hoje tento entender mais o idioma que simplesmente unir palavras traduzidas. Abraços

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/charizarde

fodase

3 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.