"Ungarçon"

Tradução:Um menino

3 anos atrás

44 Comentários


pcfgc
pcfgc

nossa....difícil não pensar em garçom hehehe

3 anos atrás

sofiarayol
sofiarayol
Mod

Garçom em francês é "serveur" e garçonete "serveuse" ;)

3 anos atrás

guilhermenarbona

Oi Sofia vc deve estar ocupada com as dúvidas das pessoas mas reparei que "une = um e uma" eu acho, e o que é "un" sem o "e" ?

3 anos atrás

sofiarayol
sofiarayol
Mod

Guilherme, acho que você está um tanto quanto confuso. Na verdade, "un" é o artigo indefinido de palavras masculinas em francês enquanto "une" é o artigo indefinido de palavras femininas em francês. Portanto, o uso de cada um depende unicamente do gênero do substantivo em francês, não tendo nenhuma relação com a língua portuguesa. Um bom exemplo disso é o substantivo "parede" que, apesar de ser feminino em português, apresenta gênero masculino em francês. Desse modo, ao traduzir "uma parede" para o francês, fica "un mur" pois estamos respeitando a concordância de gênero em cada um dos idiomas separadamente. Espero ter conseguido explicar com clareza. Bons estudos!

2 anos atrás

Christian105403

É masculino porque lembra o nosso "muro".

1 ano atrás

Rose723

Obrigada

1 mês atrás

iury.calado

Como se pronúncia .. ^^

2 anos atrás

sofiarayol
sofiarayol
Mod

Iury, como é difícil explicar a pronúncia por texto sem usar o alfabeto específico, eu o aconselho de digitar a palavra no google translate e clicar no botão com o símbolo de autofalante, o que fará com que a palavra seja pronunciada.

2 anos atrás

fernanda14495

Aq pelamor deus me responde:por que o "la" sempre está antes de algumas palavras??

6 meses atrás

lucasv.a

Poderia escrever foneticamente. :)

2 anos atrás

DanielFerr385416

yun garçon

1 ano atrás

PHScanes
PHScanes

Quem nunca chamou o garçom por "mooooço"... rsrsrs

3 anos atrás

RogelyNeves

Falso cognato do francês?!

3 anos atrás

XKraller
XKraller

Né kk De primeira achei que significava garçom, mas é uma falsa cognata.

3 anos atrás

RicardoGustavo
RicardoGustavo

Não é falsa cognata. A palavra portuguesa "garçom" tem origem direta na palavra francesa "garçon". E ao contrário do que disseram, em Francês também se usa "garçon" com esse significado que temos em Português (empregado que serve em bares, cafés, restaurantes, coquetéis, residências, etc), MAS é mais incomum. Lá o mais comum é "serveur" e "serveuse". Após esse empréstimo linguístico o significado em Português ficou restrito ao empregado. Em Francês significa menino, moço, garoto, jovem do sexo masculino, mas também pode significar o empregado que serve no restaurante (embora isso seja incomum). Tanto em Francês quanto em Português esse empregado não precisa nem ser jovem, há garçons (empregados) de idade avançada. E somente em Português há a palavra "garçonete" (lá é "serveuse"). Em Francês passaram a usar "garçon" para se referir a esse empregado a partir do século XVIII e em Português no último quarto do século XIX (época de forte influência francesa). Os puristas reclamavam, mas não podiam evitar o acréscimo de palavras francesas, porque a influência do Francês na época era tão forte quanto a do Inglês na atualidade. Algo interessante: A palavra francesa "garçon" já surgiu carregada da ideia de alguém que está "à sombra" do empregado, do serviçal, atendendo aos outros. É oriunda do frâncico wrakkjo ("❤❤❤❤❤❤❤❤❤") e era grafada garçun. Portanto, a partir daí podemos entender qual era a visão que os franceses tinham sobre crianças: Algo bem diferente do que temos na atualidade, viam os meninos pobres como destinados a servir. Criança brincando? Somente as crianças nobres podiam se dar ao luxo de brincar. As outras crianças faziam os piores trabalhos, os mais pesados. Passavam a ser vistos como alguma coisa só depois de crescidos. E no comecinho, quando se usava a palavra "garçun" (ano 1100) ligava-se em especial a rapaz de classe social inferior, especialmente no exército, na cozinha, na caça. No extremo oposto estava o "valet", a criança nobre. Criança nobre: Valet. Criança de classe inferior: Garçon.

3 anos atrás

Will.Valerio
Will.Valerio

Obrigado pela aula! Aliás, engraçado como aqui o termo se descolou do sentido original e chegamos até a criar outro, "garçonete" para as mulheres.

Aliás, a própria terminação "ete" nesse caso, usada em neologismos de gênero feminino, pode ser de influência francesa né?

3 anos atrás

GabrielMreis

Alguém conhece algum site ou vídeo que ensine as pronuncias em francês? Tô precisando.

3 anos atrás

RicardoGustavo
RicardoGustavo

Aqui está: Esse site contém todas as palavras do Francês (e de outros idiomas) pronunciadas por falantes nativos: http://pt.forvo.com/languages-pronunciations/fr/

3 anos atrás

SarAM_Xena

não, mas se você digitar a palavra no google tradutor e clicar no botão com o simbolo de som, que é o google "fala" a palavra

2 anos atrás

EdimarLaurentino

Bom dia,

segundo a explicação do duolingo, os substantivos terminado em -e ou -on são femininas.

"Un garçon" é exceção????

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Essa explicação generaliza demais na minha opinião. O ideal é decorar o gênero, mas se você quer conhecer algumas terminações, as seguintes são mais seguras. Note que elas não falam em -on e -e, mas em -sion, -tion, -age, -ure, etc.

Masculinas:

le fromage
le monument
le couteau
le téléphone
le microscope
le romantisme

Femininas:

la salade
la fourchette
la télévision
la culture
la situation
la société
la différence
la philosophie

Tirei tudo dessa página: https://www.laits.utexas.edu/tex/gr/no3.html

2 anos atrás

vitorinha041112

Um garçon c'est en portugais Um menino ou um garoto

2 anos atrás

andreRony

Sim

9 meses atrás

rodrigo.ma103

Qual a diferença entre "un" e "une"?

3 anos atrás

RogelyNeves

Rodrigo, UN = um; UNE = uma. Para entender melhor, leia as Dicas & Observações que ajuda bastante!

3 anos atrás

andreRony

Un è masculino une. Feminino

9 meses atrás

DanielFerr385416

UN é artigo indefinido usado para o masculino

UNE é um artigo indefinido para o feminino

Un garçon = o menino

Une Femme = a mulher

1 ano atrás

lufloidio
lufloidio

Artigo indefinido

Un garçon= um menino

Une femme=uma mulher.

Artigos definidos

Le garçon= o menino

La femme= a mulher

1 ano atrás

SAMUELALLE

Gastaria que alguém me ajudasse: se é possível me manter na mesma lição., em vários equipamentos como tablet, celular, notbook.

3 anos atrás

Davi_Gouveia

Como assim? Você diz acessar a mesma lição em vários dispositivos ao mesmo tempo?

Então, se for isso: Eu acredito que sim, porém cada dispositivo estará rodando o Duolingo de forma independente então cada vez que você terminar uma lição em um desses dispositivos ele contará como se você estivesse refazendo essa lição.

OBS: Não sou funcionário do Duolingo, estou apenas supondo, okay?

3 anos atrás

SAMUELALLE

Bom dia Davi, minha duvida foi sanada, e descobri que você pode usar qualquer equipamento e continuar o curso normalmente, basta você entrar com seu login e senha e continuará do ponto que você parou em outro equipamento

3 anos atrás

sigmoundsigma

Imagino que o curto-circuito momentâneo que lusófonos tupiniquins como eu tem com essa palavra seja fruto de uma construção histórica do termo no Brasil, que tinha muita influência cultural da França no século XIX e início do século XX, e aos poucos foi substituindo a palavra "servente" para "garçom", uma vez que muitos desses profissionais geralmente são jovens (antes de mudarem de emprego ou serem promovidos e tornarem gerentes/supervisores).Palpite meu. Nunca mais esquecerei essa palavra...

2 anos atrás

Amaury15238

Un garçom = um menino E Um garoto? É um rapaz?

1 ano atrás

taciana41692

ta muito deficil pra mim aprende mim atrapalha muito minha ajuda purfavo

1 ano atrás

DanielFerr385416

tem que manter os estudos .

se manter 21 dias seguidos vai se tornar um habito

se parar a mente nao vai trabalhar a seu favor

1 ano atrás

LucasSebastiamAC

"Garção" é em português synónimo de rapaz; vide Machado de Assis. Por que nam foy aceito?

1 ano atrás

VanyDantas

Traduzi correto e ouve erro, sendo corrigido por (1 menino)

1 ano atrás

Guilherme-Mac

Marquei "Um" e deu como errado. No teste diz que o correto é "um", em minúsculo. Tem que arrumar isso. Tem até que considerar correto ambos.

8 meses atrás

Emilly671329

Garçon

5 meses atrás

MaycondosS9

Confuso

3 meses atrás

slmo16

em espanhol, garçom é moço. Pelo menos no Uruguai

3 anos atrás

carol.18.18

como se pronuncia ? é difícil

3 anos atrás

DanielFerr385416

Ãn garçon

1 ano atrás

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.