"Nous aimons les robes."

Tradução:Nós amamos os vestidos.

March 13, 2015

42 Comentários


PachecoTP

É difícil saber se está no singular ou plural pois a pronúncia é a mesma: "les robes".

March 13, 2015

ketoacidosis

A pronúncia de "robe" e "robes" são o mesmo, mas a pronúncia de "la/ le/ les" são diferentes.

Você pode escutar aqui: https://translate.google.com.br/#fr/pt/La%20robe.%20Les%20robes.%20Le%20gar%C3%A7on.%20Les%20gar%C3%A7ons.

March 14, 2015

EgleAlex

O “Le” (singular) diz se como [Lã] sem o som nasal no final e fazendo biquinho com os lábios. O “Les” (plural), um som aberto como [Lé] quase como [Lí] também com o biquinho.

November 13, 2015

Lucas158075

Merci

May 29, 2016

Bruno_de_Brito

Exato Conrad! Muito bem e obrigado !

March 14, 2015

oliveiracilhas

Olá, a tradução à letra seria: nós amamos OS vestidos. Nós amamos vestidos seria: nous aimons DES robes. Abraço. Bons estudos.

March 14, 2015

Australis

Na verdade quando nos referimos a coisas no geral também usamos os artigos definidos. Nesse caso tanto "nós amamos vestidos" quanto "nós amamos os vestidos" são traduções válidas para "nous aimons les robes". A primeira tradução entende que estamos falando sobre vestidos no geral. A segunda, que estamos falando de vestidos específicos.

March 15, 2015

choracavaco

Com verbos de sentimento ("aimer" = 'gostar', 'amar'; "haïr" = 'odiar'; "adorer" = 'adorar'; "détester" = 'detestar' etc.) só artigos definidos são possíveis: "Nous aimons *des robes" é construção errada em francês. Por isso, essa frase permite as duas traduções em português.

July 8, 2018

suzielenmelo

Um professor nos ensinou uma tática na pronúncia. "Le" vc diz com a boca normal. O Les vc diz com um sorriso forçado. O som fica diferente. E com a prática fica mais fácil identificar na escuta. Não sei se deu pra entender, mas funciona pra varias palavras e seus plurais.

March 6, 2016

suzielenmelo

Depende do verbo. Em algumas conjugações é igual. Outras não. Verbos regulares terminados em ER por exemplo, fica assim: Exemplo "Aimer" Je aime Tu aimes Il/Elle/On aime Nous aimons Vous aimez Ils/Elles aiment

March 6, 2016

choracavaco

*"Je aime" não é possível, o correto é "j'aime" (a elisão é obrigatória).

July 8, 2018

Aila_Aron

Se substituísse a tradução de "aimons" (de AMAMOS para GOSTAMOS), o "les" ficaria DOS ao invés de OS (sendo: Nós gostamos dos vestidos). Estaria correto dessa forma? Quero dizer... Pode-se usar "les" como DOS? (por exemplo: J'aime les chats = Eu gosto dos gatos)

August 28, 2015

Australis

Estaria correto, sim.

August 29, 2015

Aila_Aron

Ok, obrigada! rs

August 29, 2015

luizvitorio

Vamos reportar, ainda não é aceito.

November 2, 2016

Khrawn

Pessoal, alguém pode explicar melhor a pronúncia. Para mim não há diferença entre o plural nem o singular, talvez porque eu ainda seja leigo, alguém que já dominou essa dúvida pode tirá-la, por favor?

September 21, 2015

almir888846

Dificil saber o prural ou singular

September 18, 2016

Australis

A pronúncia da maioria dos substantivos/adjetivos em francês é igual no singular e no plural, por isso o ideal para identificar a flexão de número é prestar atenção na pronúncia dos determinantes (os artigos "le" - http://pt.forvo.com/word/le/#fr - e "de" - http://pt.forvo.com/word/de/#fr -, bem como o demonstrativo "ce" - http://pt.forvo.com/word/ce/#fr -, têm pronúncias levemente diferentes de "les" - http://pt.forvo.com/word/les/#fr -, "des" - http://pt.forvo.com/word/des/#fr - e "ces" - http://pt.forvo.com/word/ces/#fr -, a forma singular tendo um som mais fechado - algo como 'lâ'/'dâ'/'sâ' - e a plural um som mais aberto - 'lê'/'dê'/'cê' -, e os outros determinantes - "la", "de la", “un”, “une”, "ma/mon/mes", "cette" etc - têm pronúncias bem diferentes) e na conjugação/pronúncia do verbo ("elle est" vs. "elles sont" / "elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas normalmente ajuda.

Há também substantivos/adjetivos que possuem plurais irregulares e que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil" - http://pt.forvo.com/word/%C5%93il/#fr, "olho", vs. "yeux" -http://pt.forvo.com/word/yeux/#fr, "olhos" - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia / "cheval" - 'chəvala' - http://pt.forvo.com/word/cheval/#fr vs. "chevaux" - 'chəvô' -http://pt.forvo.com/word/chevaux/#fr).

Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle marche seule" tem a mesma pronúncia de "elles marchent seules".

Obs: determinantes são palavras que ajudam a determinar um substantivo e que aparecem antes dele. Podem ser artigos, adjetivos possessivos/demonstrativos, numerais etc. Me concentrei nos três primeiros grupos porque são os que mais ajudam na identificação do singular/plural.

September 18, 2016

menm41

"Les" é tanto para palavras femininas como masculinas? Por exemplo: la robe -> les robes / l' homme -> les hommes Por favor tirem minha duvida!!

January 11, 2017

Australis

Sim, "les" é o artigo definido plural masculino e feminino.

January 11, 2017

EstfannyRa6

Eu percebi que a pronúncia do "s" no final de uma palavra, quando a palavra concecutiva inicia-se com uma vogal, tem a pronúncia clara, como em "Vous êtes" e "Nous aimons", diferente de "Nous sommes", quando o "s" de "Nous", não é pronunciado. •^•

February 20, 2019

MarcosRodr743435

Só que não! Não tem um contexto de onde se possa inferir se é "estamos amando" (progressivo) ou "amamos" (indicativo). Mas, como a unidade é sobre presente do indicativo, o mais provável é que a escolha recaia sobre o segundo.

July 22, 2015

GabrielaCo227527

Obrigada

May 9, 2016

aureaooliveira

Se "j'aime" é na primeira pessoa, "aimons" tem alguma coisa a ver com esse tipo de classificação?

November 13, 2015

Australis

"Aimons" é a conjugação da primeira pessoa do plural ("nous"). O verbo "aimer" é conjugado da seguinte forma no presente do indicativo:

  • "j'aime"
  • "tu aimes"
  • "il/elle/on aime"
  • "nous aimons"
  • "vous aimez"
  • "ils/elles aiment"
November 13, 2015

eujul1a

Como ficaria o verbo "amar" no passado?

June 7, 2016

Australis

Depende de qual passado. No passé composé, equivalente francês do nosso pretérito perfeito do indicativo ("eu amei", "você amou" etc), fica assim:

  • "j'ai aimé" = "eu amei/gostei";
  • "tu as aimé" = "tu amaste/gostaste", "você amou/gostou" (singular informal);
  • "il/elle/on a aimé" = "ele/ela/a gente amou/gostou";
  • "nous avons aimé" = "nós amamos/gostamos";
  • "vous avez aimé" = "você/o senhor/a senhora amou/gostou" (singular formal), "vocês amaram/gostaram", "vós amastes/gostastes" (plural);
  • "ils/elles ont aimé" = "eles/elas amaram/gostaram".

Para outras conjugações em outros tempos/modos verbais você pode consultar um conjugador de verbos online: http://leconjugueur.lefigaro.fr/conjugaison/verbe/aimer.html

June 7, 2016

EikeDaniel

Como se fala: Eu tenho um gato preto??

August 29, 2016

Australis

"J'ai un chat noir".

August 29, 2016

Srgio146342

Duvida de pronuncia: Normalmente não pronunciamos as ultimas letras das palavras, "aimons" ( amon ) "les" ( le ), pq nesse exemplo pronuncia-se o "Nous" ( NUS ) completo?

November 17, 2016

Australis

Porque a palavra seguinte começa com vogal. Esse fenômeno se chama "liaison" ("ligação") e pode ser obrigatório, facultativo ou proibido. Nesse caso a ligação é obrigatória porque ocorre entre um pronome pessoal e um verbo. Mais sobre esse assunto aqui: http://www.infoescola.com/frances/ligacoes-liaisons/

November 17, 2016

CleberdeSo8

O correto não deveria ser "Nós amamos os vestidos"? Por que implicitar o pronome pessoal? "Les robes" são vestidos em geral ou expecificamente algum vestido referido?

February 15, 2017

Australis

Essa frase possui várias traduções possíveis e a resposta "nós amamos os vestidos" já é aceita aqui. Traduções que omitem o pronome pessoal são aceitas porque estão corretas. E "les robes" pode ser uma generalização ou algo específico, depende do contexto:

  • "Quel est ton vêtement préféré ? Moi, j'aime les robes" = "qual sua roupa preferida? Eu gosto de vestidos" - generalização;
  • "J'aime les robes que tu portes" = "gosto dos vestidos que você usa" - específico.
February 15, 2017

HenriqueBi749085

AIMONS tem pronúncia de "ÉMUNS"?

April 21, 2017

choracavaco

Não, é quase exatamente como \e\.

July 8, 2018

ThiagoAlmeida800

Coloquei " nós amamos os vestidos " e deu errado

May 29, 2017

RayBarros6

Em português, amar e gostar tem intensidades diferentes, em francês é assim ou não consigo expressar a intensidade?

July 21, 2017

choracavaco

Quando nos referimos a coisas, a intensidade de "aimer" corresponde ao do nosso 'gostar de'. A intensidade, por exagero e afetação, que temos em algo como 'Eu amo os seus sapatos' seria transmitida em francês por "J'adore tes chaussures". A opção por traduzir sistematicamente "aimer" por 'amar' é um equívoco do curso para falantes de português (evitado nos cursos para falantes de inglês e alemão).

July 8, 2018

GabrielaNicka12

Em aimons porque o s é mudo*

September 14, 2017

Daniele877774

Não ouço diferença fonética entre 'le' e 'les'

April 17, 2018

Australis

A diferença é sutil e exige certo treinamento do ouvido para nós, lusófonos. "Le" tem uma pronúncia mais fechada, com os lábios mais relaxados, algo próximo de 'lâ' (https://pt.forvo.com/word/le/#fr); "les" tem uma pronúncia mais aberta, com a boca formando um semi-sorriso, 'lê' (https://pt.forvo.com/word/les/#fr).

April 17, 2018

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.