1. Forum
  2. >
  3. Topic: Portuguese
  4. >
  5. "Amanhã eu explico porque."

"Amanhã eu explico porque."

Translation:Tomorrow I explain why.

August 28, 2013

16 Comments


iracemapg

crianças:

muita gente boa tropeça nas quatro formas de escrever os porquês. Este mesmo aí da tradução oferecida pelo Duolingo deve ser escrito "o porquê" , No caso é um substantivo e precisa vir acompanhado do artigo).


Vou resumir em uma pergunta e um início de resposta (quem prestar bastante atenção já decora a fórmula e nunca mais vai errar):

"Por que"(1) esses "porquês"(2) às vezes se escrevem separado, sem acento, outras vezes junto, com acento, e de novo separado, sem acento ou com acento; por quê(3)? Porque(4)....

Para os que gostam de uma explicação mais detalhada, lá vai:

Porque as expressões (1 e 3) têm sentido de questionamento (preposição "por"+ pronome interrogativo "que").

No início (ou no meio) de uma frase interrogativa(1), o "por que" aparece sempre separado (mas sem acento, porque esse "que" é átono, isto é, tem acentuação tônica fraca);

Já em final de frase, antes de ponto de interrogação, exclamação ou reticências(3), ele deve ser escrito - além de separado - sempre com acento circunflexo (porque, ao mudar a posição para o final da frase, esse "quê" passou a ser tônico).

And last but not least - em "esses porquês"(4, gente está no plural porque eu queria encaixar o máximo de formas em uma só frase), "esse porquê" aparece juntinho e com acento. Mas, ele nunca vem sozinho. Por quê? Porque agora ele é um substantivo e precisa vir sempre acompanhado de um artigo (o, as, etc...); um pronome (esse, essas, etc...), um adjetivo (meu, minha, etc...) ou numeral (um, dois, etc...

Resumindo: 1) por que (início ou meio de frase); 2) por quê? (final de frase); 3) porque (explicando) 4) "o" porquê (agora é um substantivo, deve ser acompanhado por artigo)

É isso.


natigh

Thanks for the explanation :)


djeidot

Brazilians just complicated things :P In Portugal we almost never use "por que" and we never ever use "por quê".


fatisch

Well it can't be both so can we have a final determination on this. I'm used to hearing , "Tomorrow I WILL explain why.".


jonthedrummer

Yeah, come on Duolingo. Quit using bad English as correct answers!

There are plenty of non-native speakers using this resource and you're making life more difficult for us English teachers.


saschambaer

It accepted my Tomorrow I'll explain why


surfx2015

acabei de pensar no por que da falta do will em "tomorrow I will explain why" thanks for your comment


Canela87

Pode ser que o porque nesta frase se escreva separado? Para mim o porque aqui tem um significado interrogativo mesmo não sendo uma pergunta direta.


Danmoller

Correto.

Amanhã eu explico por quê. (Tomorrow I explain why)

or

Amanhã eu explico o porquê. (Tomorrow I explain the reason why)


GuerraAmanda

É, mas acho que está faltando o acento nessa frase...


Danmoller

A frase do Duolingo está errada

Sem acento e sem separação.


motherwind

The "correct" answer is unusual. It should be "I will" or it's contraction.


antlane

it is possible that duolingo have only begun the sentence: Amanhã eu explico por que o pato não voa. ( Tomorrow I will explain why the duck does not fly).


kimberlytylr

If I remember correctly from Spanish, it is possible to use the present tense to express a future action if there is another word in the sentence that expresses that the action is in future. Is this the same in Portuguese, then?


djeidot

Yes, it's the same. The future tense of "explico" is "explicarei".

Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.