1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Eu ordeno!"

"Eu ordeno!"

Tradução:Je commande !

March 15, 2015

7 Comentários


Katia.Val

Por favor, explique-me se há uma regra para saber quando o verbo conjugado na 1a.pessoa do singular termina com "e" ou termina com "s". Por exemplo: je comprends e je commande.

O site seguinte para conjugação em francês: http://conjugation-fr.com


Australis

Olha, é difícil se basear somente em regras quando se trata de verbos porque há inúmeras exceções e irregularidades mas a regra geral pra conjugar verbos regulares no presente do indicativo é:

  • Verbos de primeira conjugação (terminados em -er): mantém-se o radical e usa-se as terminações -e, -es, -e, -ons, -ez, -ent.

Ex: Aimer (o radical está em negrito)

J'aime

Tu aimes

Il/Elle/On aime

Nous aimons

Vous aimez

Ils/Elles aiment

  • Verbos de segunda conjugação (terminados em -ir): mantém-se o radical e usa-se as terminações -is, -is, -it, -issons, -issez, -issent.

Ex: Finir (o radical está em negrito)

Je finis

Tu finis

Il/Elle/On finit

Nous finissons

Vous finissez

Ils/Elles finissent

  • Verbos de terceira conjugação (terminados em -re): mantém-se o radical e usa-se as terminações -s, -s, x, -ons, -ez, -ent.

Ex: Vendre (o radical está em negrito)

Je vends

Tu vends

Il/Elle/On vend

Nous vendons

Vous vendez

Ils/Elles vendent

Verbos como "être", por exemplo, são irregulares e aí a regra não se aplica. Existe um site, infelizmente em inglês, que deixa você treinar conjugação. Acho que vale mais a pena isso do que decorar regras.


ThaisAvelino

Esse link não funcionou no celular.. Tem como escrever aqui?


G0108

Eu acho que se o infinitivo do verbo termina com "re" a conjugação da 1a pessoa singular termina com s. Se termina com "er" a conjugação da 1a pessoa singular temina com e.

Exemplos:

Marcher - je marche
ôter - j'ôte

Naître - je nais
Comprendre - je comprends


GilDuca

Sim, en geral. Mas, atenção o verbo « oter » = j'ôte e não x(je ôte)x.~Há uma elisão. 2015-06-02

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.