"Tuesunbongarçon."

Tradução:Tu és um bom menino.

3 anos atrás

34 Comentários


luizvitorio
luizvitorio

bon=masculino

bonne=feminino

3 anos atrás

RenataMagal27
RenataMagal27

Por que não aceita "você é um garoto bom"? Se em francês for obrigatório nessa ordem em português não é. Mesmo exemplo seria em inglês: you have a black cat. Não seria obrigada a traduzir como: você tem um preto gato.

3 anos atrás

RicardoGustavo
RicardoGustavo

Renata, geralmente os adjetivos em Francês são colocados depois do substantivo ("une histoire amusante" – "uma história divertida"), mas há alguns poucos adjetivos que precedem o substantivo e, por fim, só alguns que podem ir antes ou depois, mas o significado muda um pouco ou até muito de acordo com a posição ("un certain jour" significa "algum dia", mas "un jour certain" significa "um certo dia"). No caso do adjetivo "bon", ele pode ser colocado antes ou depois do substantivo, mas se mudar de posição o significado muda um pouco. "Un bon garçon" é "um bom garoto" ("C'est un bon garçon") mas se você diz "un garçon bon" significa um garoto que demonstra benevolência. É quase a mesma coisa, mas a ênfase dá uma diferença. Além disso, o que mais usam é "un bon garçon", mesmo sendo possível usar "un garçon bon" (Mas possível é sim). No caso do Português, embora seja possível colocar o adjetivo antes ou depois do substantivo, a posição escolhida implica em ênfase de um ou de outro. E dependendo do que é enfatizado, o significado muda levemente. A frase "Você é um bom garoto" enfatiza o adjetivo "bom", como em Francês. Isso não ocorre em Latim (a posição escolhida não muda coisa alguma em Latim), mas em Português sim e em Francês às vezes muda um pouco, às vezes muda muito, e às vezes nem pode trocar de posição.

3 anos atrás

ElianeDAbronzo

Mto bom. Obrigada.

3 anos atrás

antlane
antlane

certos adjetivos que exprimem qualidades gerais ou correntes precedem GERALMENTE o substantivo. São eles: bon, beau, cher, grand, gros, haut, jeune, joli, mauvais, meilleur, moindre, petit, pire, vieux, vilain. - un bon garçon, un bel appartement, un grand arbre. Cher ami é prezado amigo; livre cher é livro caro. Grand homme é grande homem, homme grand é homem alto. Há outros que mudam de sentido conforme a posição: seul espoir é única esperança; l'espoir seul é só a esperança. Un pauvre poète é um poeta medíocre; un poète pauvre é um poeta pobre. Etc. menino bom pode ser o mesmo que bom menino, mas menina boa pode ter outra conotação.

3 anos atrás

ElianeDAbronzo

Obrigada, antlane.

3 anos atrás

Johnnyire

mania das pessoas sempre quererem mediar os outros idiomas por base do portugues... u_U "semelhança" não e "igualdade". não adianta querer basear as regras dos outros idiomas com base no portugues..

3 anos atrás

WiliamOliveir

Claro que todo mundo que esta estudando francês quer aprender francês. Mas as vezes, quando se trata de transmitir um conceito idiomático ou cultural que influencia o idioma eu considero muito válido comparar os dois idiomas pra contextualizar... Eu sou beneficiado assim. Moderadores, e os mais avançados e de boa vontade, continuem fazendo esses paralelos, por favor. Quem não concorda ou não precisa tem a opção de não ler, mas se não o fizerem poderá prejudicar os mais necessitados, como eu por exemplo. Desde já, Obrigado.

2 anos atrás

eveline100087

Comparar pra mim também em alguns casoso ajuda. Só não gosto quando comparam com o inglês. Acho nada haver. Minha opinião.

1 ano atrás

MarildaFaia

http://www.franceszero.com.br/exercicios-modulo-basico.html

a quem interessar, achei muito interessante os exercícios desse site. neste caso, fala dos adjetivos masculinos e femininos. Boa oportunidade para medir os conhecimentos e aprendizado . braços à todos e bons estudos

2 anos atrás

AdrianoCsa1

A pronuncia de "es un" seria "ezan"? É isso?

3 anos atrás

Allisson_Brasil

A letra U em francês tem som único... É o famoso "biquinho". Para fazê-lo, faça BOCA DE O, porém deixe sair o SOM DE I. Lembre-se que há LIAISON (lê-se: LIÊZON) quando uma palavra termina em consoante e a próxima inicia-se em vogal. ;)

3 anos atrás

choracavaco

Não, o U nasal francês, como em "un", tem pronúncia bem diferente, parecida com o nosso 'ã', como disse o Adriano.

1 ano atrás

matheuskta

Isso mesmo, com a liaison. Seguido da letra N na palavra, muitas vezes o U tem som parecido com o de A.

3 anos atrás

LeonOliveira11

Na pronúncia da mulher eu consigo escutar falando "s" na palavra "es" e juntando com "un", ficando mais ou menos "esun". Pode falar assim?

2 anos atrás

choracavaco

Pode. É o que chamam de "liaison" (ligação). Como quando em português nós dizemos 'as asas' = /azazas/.

1 ano atrás

Janick155

Pq quando a mulher fala a frase ela pronuncia o 'S' do "tu eS un..." e o homem não?

1 ano atrás

choracavaco

Porque essa "liaison" é facultativa. É como 'pôr açúcar', em português. Algumas pessoas vão dizer /poraçúcar/ (com a "liaison"), outras /pô açúcar/.

1 ano atrás

Kaiser_BR
Kaiser_BR

Uma dúvida de pronúncia: a pronúncia de "es" é diferente de "est"?

O primeiro, segundo esse áudio, tem um som similar ao nosso "ê" (mais fechado). Já o segundo tem o nosso som de "é" (mais aberto).

É isso mesmo ou há algum problema de áudio no Duolingo?

3 anos atrás

matheuskta

Mais ou menos isso mesmo Jedi-Azul! Qualquer dúvida, olha esse site aki. Só clicar no alto-falante pra ouvir.

http://www.french-linguistics.co.uk/verbs/table/%EAtre.html#.VT-o1CFViko

3 anos atrás

Marina879709

Em francês eles usam "tu" como nos usamos "você?

3 anos atrás

tadeu.rodrigues

eles usam tu como tu e você e vous como vós.

3 anos atrás

antlane
antlane

o português era igual o francês: tu para pessoas íntimas, vous para pessoas desconhecidas ou respeitadas. Vous serve para uma ou mais de uma pessoa. Tal como nosso tu e vós. Vós já desapareceu. Tu ficou em algumas regiões, na maioria das vezes misturado com Você, com o verbo na terceira pessoa ( tu sabe, tu vai...https://www.youtube.com/watch?v=pfsoiBgfjmk). Você nasceu como forma de respeito ( pronome de tratamento) e substituiu o tu. Para vous, usamos o senhor, os senhores, pois Vós sumiu. Então: Tu es jolie = Você é bonita. Vous êtes jolies = Vocês são bonitas. ( ninguém diria Vós sois bonitas). Vous êtes mon professeur = O senhor é meu professor ( se você for educado) Você é meu professor, se for como a maioria hoje. ( o francês tem um verbo - tutoyer que permite frases assim: Mais nous n'allons pas nous tutoyer si vite. ... mas ainda não nos tratamos por tu, ainda não somos íntimos. E outras coisas - http://cnrtl.fr/definition/tutoyer)

3 anos atrás

Lon21
Lon21

Nem chegou a me ensinar bon e bonne e caiu isso.

3 anos atrás

tadeu.rodrigues

ele leva em consideração que você saiba diferenciar masculino e feminino.

3 anos atrás

PedroPoj
PedroPoj

Não entendi o porquê de ser es e não est

3 anos atrás

antlane
antlane

je suis = eu sou/ tu es = tu és, você é/ il est - ele é/ nous sommes = nós somos/ vous êtes = vós sois, vocês são, você é; ... - http://conjugueur.reverso.net/conjugaison-francais-verbe-%C3%AAtre.html

3 anos atrás

lorenzopp19

faz alguma diferença se eu colocar "você é " ou "você és". acho que a conjugação assim fica errada né?

2 anos atrás

antlane
antlane

errada, o certo é você é, você é pronome de terceira pessoa usada para a segunda pessoa do discurso.

2 anos atrás

AlineCoutinho107

É não foi aceito pq?

1 ano atrás

choracavaco

O verbo tem que concordar com o pronome. "Tu es" pode ser traduzido por TU ÉS ou por VOCÊ É. Mas 'tu é', como se diz popularmente em muitas regiões do Brasil, não é considerado correto pela norma culta.

1 ano atrás

Luizavalen10

És e é, não é a mesma coisa?

1 ano atrás

choracavaco

Não, os dois podem ser usados com a pessoa a quem nos dirigimos, mas cada um concorda com um pronome diferente: ÉS concorda com TU, É concorda com VOCÊ (ou ele, ela).

1 ano atrás

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.