1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "A sua camisa é amarela?"

"A sua camisa é amarela?"

Tradução:Est-ce que ta chemise est jaune ?

March 16, 2015

6 Comentários


oliveiracilhas

Tradução correta: Est-ce que VOTRE chemise est jaune?. Bons estudos.


Australis

"Ta" também é um adjetivo possessivo válido nesse caso.


oliveiracilhas

Olá, claro que sim, que é válido, mas não nesta frase. A SUA camisa, será sempre, VOTRE chemise, enquanto que, a TUA camisa, será sempre, TA chemise. Abraço.


Australis

Entendo o que você quer dizer mas "sua"/"seu" são os possessivos usados com "você", que é uma das traduções para o "tu" francês (assim como o "tu" português), por isso acho válido também.


oliveiracilhas

Olá, só estamos aqui para ajudar e trocar ideias. Em francês existe o que se chama "vouvoyer" e "tutoyer" ou seja, o tratamento por senhor e o tratamento por tu. Portanto, se alguém me dissesse, "diga a esse Senhor, que a camisa dele é amarela", eu diria, Monsieur, VOTRE chemise est jaune!.---- Outra situação, alguém me diria, "diga ao seu amigo Filipe que a camisa dele é amarela", eu seria obrigado a dizer, "Filipe, TA chemise est jaune!":---- É evidente que eu diga VOTRE ou TA, neste caso, serei compreendido, mas estarei a ser incorreto usando o pronome errado com a pessoa errada. Pretendo dizer que temos que traduzir o que lemos e não o que eventualmente quer dizer a mesma coisa. Termino dizendo que se eu for a uma entrevista de trabalho e disser ao futuro patrão que tenho na minha frente" Je viens TE voir, pour que TU me donnes du travail!", ao invés de dizer Je viens VOUS voir pour que VOUS me donniez du travail, tenho de certeza que fugir depressa!. Um abração, estamos a tentar melhorar. Bons estudos.


Australis

Mas eu me refiro mais ao português aqui do que ao francês. Não questiono a diferença do uso de "tu" e de "vous" no francês, eu só disse que a tradução de "A sua camisa é amarela?" para o francês pode ser tanto com "ta" quanto com "votre" pois ambos são traduzidos para "seu/sua/teu/tua" no português.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.