"Bonjour et bienvenue !"

Tradução:Bom dia e bem-vinda!

March 17, 2015

12 Comentários
Esta conversa está trancada.


Jose-Ribeiro

bienvenue não tem género e utiliza-se genericamente. Logo quem escrever "bem-vindo" deve ser considerada certa.


choracavaco

Como saudação, "bienvenue" (literalmente *'boa-vinda') é invariável e pode ser traduzido por bem-vinda, bem-vindas, bem-vindo e bem-vindos.

Mas como substantivo e adjetivo é flexionado em gênero e número: "ton fils est le bienvenu"; "vos amies sont les bienvenues"; "une pluie bienvenue"; "des conseils bienvenus".

As boas-vindas = "la bienvenue".

'Bom dia e boas-vindas' deveria ser aceito aqui.


RebecaCoel4

E como seria "bem vindo"?


choracavaco

Depende, se for uma saudação é "bienvenue" mesmo, se for adjetivo é "bienvenu" ("un prêt bienvenue" = um empréstimo oportuno).


Vikko3

Lembrando que "bem-vindo" ou "bem-vinda" em francês só possui a forma feminina (bienvenue), cuidado com isso!

bienvenu (masculino), bienvenue (feminino)


choracavaco

Isso só é verdade no caso da saudação. Nos outros casos (emprego como substantivo ou adjetivo), tem feminino e plural: "bienvenu", "bienvenus", "bienvenue" e "bienvenues".


RafaAbro

Já vi casos em que uma palavra termina com r e a seguinte, mesmo comecando com vogal, o r nao se pronuncia (o contrario desse caso). Alguém tem uma dica pra me dar quando se pronuncia e quando não? Obrigado


Dezo_

Normalmente, as consoantes finais não são pronunciadas. O r é uma exceção, pois a maioria dos r em final de palavra é pronunciado, exceção para os verbos do primeiro grupo (-er). Ex.: jour, cher, mer, pair, ordinateur, peur etc. O r é pronunciado em todas essas palavras.

Infelizmente, há exceções, e não há nenhuma regra que explique isso, é necessário conhecer a palavra. Ex.: premier. A única exceção que funciona em 100% dos casos são os verbos terminados em er, cujo r não se pronuncia.

No caso de bonjour, o r sempre será pronunciado, não importa se a palavra for pronunciada em isolamento ou a palavra que siga.


RafaAbro

Mais uma vez o dia foi salvo pelo Dezo. Obrigado!


AmandaAlcure

Não entendi... Entao existe a forma masculina "bienvenu" mas não é usada? Ou essa palavra não existe?


choracavaco

Existe. Leia os outros comentários.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.