"Sa robe"

Tradução:Seu vestido

March 17, 2015

20 Comentários


TurattiMaria

em português podemos dizer : Seu vestido era preto ou o vestido dela era preto , ambos estão relacionados com a 3 pessoa , o importante é lembrar se é que os sa , son e ses sempre será utilizado para a terceira pessoa

May 6, 2015

jaasielfelipd

vou descobrir a pessoa pelo contexto só? se não, qual a diferença?

May 2, 2015

Mario_Cesar

Não pelo contexto, mas pelo possessivo. Se é son, sa ou ses significa que é DELE, se for ton, ta, tes, vôtre, vos significa que é SEU ou SEUS, ou ainda, de VOCÊ ou VOCÊS.

August 1, 2015

AbnerBiasi

mas o duolingo traduziu "sa robe" pra "Seu vestido" e não "O vestido DELE" como você afirmou ser

December 15, 2018

anderson.fleck

Qual é a regra para utilizar "ta" e "sa" quando ambos tem o sentido de "seu"?

September 16, 2015

games543

Sa = quando você se refere à terceira pessoa do singular, "elle" ou "Il", que algo seja dela ou dele, usado somente com substantivos femininos.

  • Sa fraise = Seu morango - Morango dela/dele = O morango pertence a ela ou a ele.

Ta = para substantivos femininos também, mas somente na segunda pessoa do singular, "tu", que algo é seu.

  • Ta poche = Seu bolso = O bolso pertence a você.

Se for uma tradução de Português para Francês, sem o contexto, não há como saber se "sua" está para "sa" ou "ta".

September 20, 2015

ScothPhelps

Ta é (tua). Ta maison. (Tua casa). Sa é (dela). Sa maison. (Casa dela). E que ai no brasil vcs misturam o seus com o aquele pronome de tratamento que vcs inventaram (você) dai fica confuso mesmo. Pense em son, sa, ses como (dele, dela, deles, delas). Talvez facilite.

January 23, 2016

LeonGan

Com um pouco de inglês da pra fazer "ta/ton = your" "sa = her" "son = his"

April 7, 2017

Allday40

desculpe se a minha dúvida é muito primária, mas como fazer para diferenciar pelo som "ça" de "as"?

April 19, 2016

ruama_semtempo

Entre ça e sa, certo?

Ça significa isso. "Isso vestido" não faz sentido, então já dá para descartar essa possibilidade e saber que só pode ser "sa robe" (o seu vestido).

Quanto à pronúncia, ça e sa realmente soam igual.

March 22, 2017

Je_Caroline

Se fosse no plural ficaria "Sa robes"? Como eu poderia diferenciar pela pronúncia?

July 10, 2017

ruama_semtempo

Não, o plural seria "Ses robes". "Ses" soa como "sê" e "sa" soa como "sá". Então dá para perceber a diferença de singular e plural pelo adjetivo possessivo. Todos eles, com exceção "leur/leurs", possuem diferenças entre si quanto à pronúncia. Em relação a "leur/leurs", você só percebe a diferença se este for seguido de vogal ou -h mudo, o que obriga a haver um som de -z na versão plural.

Singular | Plural

Mon, Ma | Mes
Ton, Ta | Tes
Son, Sa | Ses
Notre | Nos
Votre | Vos
Leur | Leurs

July 10, 2017

Je_Caroline

Entendi. Obrigada, Ruama! :)

July 18, 2017

GalaxyFame3

Alguém poderia me ajudar a entender o que ça e sa?

December 2, 2017

ruama_semtempo
  • sa (usado diante de palavras femininas singulares que comecem com vogal ou -h mudo) = dele, dela, sua, seu. Exemplo: "Il a perdu sa valise" (Ele perdeu a sua mala = Ele perdeu a própria mala = Ele perdeu a mala dele).

  • ça = isso

December 2, 2017

gtoni10

Alguem poderia explicar a conjugaçao dos pronomes possesivo? Merci

May 24, 2015

jccarlos.19

Je - mon(masculino) ma (feminino)

Tu - ton (masculino) ta (feminino)

Il/elle - son (masculino) sa(feminino)

Nous - notre (fem e masc)

Vous - votre (fem e masc)

Ils/elles - leur (fem. e masc.).

No infoescola.com/frances/adjetivos-possessivos/ tem os plurais também

May 31, 2015

PedroNeves16

Tbm não sei quando é sa ou ça...

July 31, 2016

games543

Sa é mais aberto que Ça, mas, além disso, dá para se guiar pelo recurso da lógica: "Ça robe" não faz sentido "Isso vestido".

July 31, 2016

lec390993

Quando digito Sa robe diz que a resposta é ma robe e vice versa. Há um erro aqui.

January 6, 2018
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.