"Ils écrivent ses lettres."

Tradução:Eles escrevem as cartas dele.

3 anos atrás

14 Comentários


pacogrossfeld
pacogrossfeld

A minha resposta "Eles escrevem as cartas dele." foi recusada!

As respostas que o Duo indicou como correctas são: 1. "Eles escrevem suas cartas." 2. "Eles escrevem as cartas deles."

Penso que a resposta 1 está correcta, porque a palavra "suas" pode significar tanto "(as cartas) dele" como "(as cartas) deles" - respectivamente "ses" e "leurs" em francês.

Porém, penso que a resposta 2 está errada, pois, como acabei de referir, a tradução para "[substantivo plural] deles" seria "leurs", ao passo que a frase original é "Ils écrivent SES lettres."...

Então a minha resposta devia ser aceite, e a resposta 2 estaria errada. Estou certo ou estou a ver mal a questão?

3 anos atrás

Mario_Cesar

Você está corretíssimo. A tradução 2. está errada.

São possíveis três traduções para essa frase.

  1. Eles escrevem suas cartas.
  2. Eles escrevem as cartas dele.
  3. Eles escrevem as cartas dela.

Lembrando que tanto no português quanto no francês, ao ser usado o pronome [seu] para se referir a [ele], como os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, não é possível afirmar a qual pessoa se refere, isto é, se 'ele' ou 'ela'.

Essa é uma diferença importante existente entre muitas línguas e o inglês. A concordância no inglês é com o possuidor (his horse/her horse - o cavalo dele/o cavalo dela).

3 anos atrás

MatheusArede

Boa Tarde, acredito que esta frase o agente executa e sofre a ação ao mesmo tempo, ou seja eles escrevem suas próprias cartas e não de um terceiro, por isso sua resposta foi errada, por que dá a entender que eles estão escrevendo cartas de um terceiro, acho a frase meio confusa mesmo e por favor me corrijam se estiver errado.

3 anos atrás

Mario_Cesar

Mateus, Diferente do português, o francês faz distinção entre o 'seus' dele e o 'seus' deles. Seja a frase:

Os seus carros são novos.

Se os carros pertencem a uma ou mais pessoas não é possível saber pois não está dito na frase. Logo podemos pensar em:

  1. Os carros dele são novos.
  2. Os carros deles são novos.

Em francês essa distinção existe e deve ser apontada.

  1. Ses voitures sont nouvelles.
  2. Leurs voitures sont nouvelles.
3 anos atrás

e.rsr
e.rsr

Não era pra ser "leurs" em vez de "ses"?

Pelo menos é o que afirma a página da infoescola

http://www.infoescola.com/frances/adjetivos-possessivos/

3 anos atrás

Raissa_pires93

também fiquei com essa dúvida

3 anos atrás

Mario_Cesar

Vide resposta acima

3 anos atrás

NathanGrim1

O "S" no final das palavras nunca são pronunciadas?

3 anos atrás

helena689485

Eu escrevo "Eles escrevem suas cartas" Aí essa coisa poem "Outra tradução correcta 'Eles escrevem suas cartas

3 anos atrás

Teacher_AnaPaula

De acordo com a própria explicação dada no inicio, deveria ser "Ils ecrivent leurs lettres", nao?

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

São coisas diferentes. Ao dizer Ils écrivent LEURS lettres, o "leurs" representa mais de um possuidor e pode se referir a "ils", portanto, eles escrevem as cartas deles mesmos. Por outro lado, ao dizer Ils écrivent SES lettres, o "ses" não pode se referir a "ils", pois os possessivos "son/sa/ses" representam a 3ª pessoa do singular (il/elle), ou seja, apenas um possuidor. Assim, na frase desse exercício, o "ses" se refere a outra pessoa que não seja o "ils". Em um exemplo hipotético explicando esse exercício:

  • Ils écrivent les lettres de Marie -> Ils écrivent ses lettres

Veja que Marie é uma terceira pessoa que não pertence a "ils", e o "ses" representa "de Marie".

2 semanas atrás

MariaGloriaAlves

Na verdade , parece-me constatar uma falha. Passo a explicar: "Ils..." representa mais que uma pessoa , ou seja, Várias= Vários possuidores , pois estamos a tratar de possessivos... Do mesmo modo, a palavra "lettres " indica "várias cartas" , para facilitar a compreensão direi " cartas possuídas"; pouco importa aqui o(s) destinatário(s) , dado que as cartas poderiam, por exemplo, ser todas escritas ao chefe de uma empresa... Todavia, a frase correta julgo que seria ILS ÉCRIVENT LEURS LETTRES.

2 anos atrás

Felipemlp

SES é feminino e SON é masculino?

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_
Mod
  • Son: masculino singular. Ex.: son parapluie
  • Sa: feminino singular. Ex.: sa maison
  • Ses: masculino e feminino plural. Ex.: ses parapluies; ses maisons

OBS: caso a palavra se inicie por vogal ou "h" mudo, usamos "son", ainda que o substantivo seja feminino. Isso visa a impedir o encontro de vogais. Ex.:

  • Son ami (Seu amigo/O amigo dele(a))
  • Son amie (Sua amiga/A amiga dele(a)) -> não se usa "sa amie", pois nesse caso haveria o encontro de duas vogais. Usamos "son" para que o "n" ligue as duas palavras (son amie -> sõ-na-mi). O mesmo vale para "mon/ma/mes" e "ton/ta/tes".
2 semanas atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.