1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Vous êtes fous ?"

"Vous êtes fous ?"

Tradução:Vocês são loucos?

March 21, 2015

11 Comentários


rodmra

Pela pronúncia apenas é possível saber se está no singular ou plural (Vous êtes fou e Vous êtes fous) ?


Australis

Não. Você precisaria de contexto nesse caso pra saber a diferença.


nicogil

"fou" (singular) e "fous" (plural) têm a mesma pronúncia, isto é, não se pronuncia o "s". Portanto, só o contexto pode mostrar a diferença, como disse Australis.


EzequiasLR

Qual a difença entre sont e êtes?


Australis

Como em português, cada pessoa do discurso em francês possui sua própria conjugação. O que acontece é que em português a conjugação usada para a segunda pessoa do plural "vocês" é a mesma da terceira pessoa do plural, "eles/elas" ("vocês são", "eles/elas são"), mas em francês essas conjugações são diferentes ("vous êtes", "ils/elles sont"). O verbo "être" é conjugado da seguinte forma no présent de l'indicatif:

  • "je suis" = "eu sou/estou";
  • "tu es" = "tu és/estás", "você é/está" (singular informal);
  • "il/elle/on est" = "ele/ela/a gente é/está";
  • "nous sommes" = "nós somos/estamos";
  • "vous êtes" = "você/o senhor/a senhora é/está" (singular formal), "vós sois/estais", "vocês são/estão";
  • "ils/elles sont" = "eles/elas são/estão".

felpo1

Que misturada! Não percebo esta opção de Duolingo baralhar a segunda pessoa do singular com a terceira do singular e com a segunda do plural usando para esse caso a forma da terceira pessoa do singular. Recusam usar a forma portuguesa da segunda pessoa do plural e usam a terceira do singular.


Caroline675266

Lembra a palavra "Fool" que é basicamente a mesma coisa em inglês


PAULOJR584756

A resposta está correta. Só que o Duolingo está em brasileiro


WILSONRIBE157435

BRASILEIRO ????? O idioma Seria Tupi ou ou coisa parecida ?


PAULOJR584756

Em Portugal, a resposta está correcta


felpo1

Quando se diz: É louco, o você está subentendido. Isso é nítido porque "é" é a terceira pessoa do singular. Se nos prendermos à pessoa do verbo em francês, segunda pessoa do plural então deveria ser: sois loucos? Subentendendo o vós. porque "sois", denúncia de maneira inequívoca que é a segunda pessoa do singular.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.