"Vous êtes fous ?"

Tradução:Vocês são loucos?

March 21, 2015

15 Comentários


peruketz

O verbo não deveria começar a frase interrogativa?

March 21, 2015

Australis

Nem sempre, existe mais de uma forma de fazer perguntas em francês. A inversão (verbo antes do pronome) é a mais formal, informalmente usa-se a expressão "est-ce que..." ("est-ce que vous êtes fous ?") ou simplesmente muda-se a entonação da fala (caso desse exemplo).

March 26, 2015

nicogil

Concordo com você em tudo sobre as formas interrogativas, mas... "fous" está no plural (loucos), o singular é "fou". Então a tradução (dada como certa) não é possível. A tradução correta deve ser: "Vocês estão loucos ?".

March 27, 2015

Australis

De fato. É preciso que alguém reporte a frase pra que corrijam.

March 27, 2015

jamesbensongreen

a frase "vocês são tolos" não seria também correta em "vous êtes fous"?

August 19, 2015

choracavaco

Não. Embora o inglês "fool" (tolo) venha do francês "fol", atual "fou", as duas palavras divergiram quanto ao sentido. "Fou" é apenas 'louco', a palavra francesa para 'tolo' é "sot".

March 18, 2018

fernando-mn

Eu nunca entendi isso também. Acho que no Francês é aceito os dois jeitos mesmo.

March 25, 2015

nicogil

Vou tentar explicar. Em francês, "VOUS" : 1- Para " tratamento formal ", se dirigindo a uma ou mais pessoas (o senhor, a senhora, os senhores, as senhoras, enfim, pessoas que devam ser tratadas com respeito). Exemplos: Vous êtes " fou " = O senhor está louco. Vous êtes " fous" = Os senhores estão loucos. 2- Para "tratamento informal" se dirigindo a várias pessoas ( vocês ). Exemplo: "Vous êtes fous" = Vocês estão loucos. Portanto, quando você diz "Vous êtes fous", pode significar "Vocês estão loucos" (informal) ou "Os senhores estão loucos" (formal).

March 29, 2015

rodmra

Pela pronúncia apenas é possível saber se está no singular ou plural (Vous êtes fou e Vous êtes fous) ?

March 28, 2015

Australis

Não. Você precisaria de contexto nesse caso pra saber a diferença.

March 28, 2015

nicogil

"fou" (singular) e "fous" (plural) têm a mesma pronúncia, isto é, não se pronuncia o "s". Portanto, só o contexto pode mostrar a diferença, como disse Australis.

March 29, 2015

EzequiasLR

Qual a difença entre sont e êtes?

May 22, 2016

Australis

Como em português, cada pessoa do discurso em francês possui sua própria conjugação. O que acontece é que em português a conjugação usada para a segunda pessoa do plural "vocês" é a mesma da terceira pessoa do plural, "eles/elas" ("vocês são", "eles/elas são"), mas em francês essas conjugações são diferentes ("vous êtes", "ils/elles sont"). O verbo "être" é conjugado da seguinte forma no présent de l'indicatif:

  • "je suis" = "eu sou/estou";
  • "tu es" = "tu és/estás", "você é/está" (singular informal);
  • "il/elle/on est" = "ele/ela/a gente é/está";
  • "nous sommes" = "nós somos/estamos";
  • "vous êtes" = "você/o senhor/a senhora é/está" (singular formal), "vós sois/estais", "vocês são/estão";
  • "ils/elles sont" = "eles/elas são/estão".
May 24, 2016

Caroline675266

Lembra a palavra "Fool" que é basicamente a mesma coisa em inglês

March 14, 2017

choracavaco

Lembra porque a palavra inglesa tem origem na francesa, mas têm sentidos diferentes. "Fool" significa 'tolo', que em francês é "sot". "Fou" é 'louco', "mad" ou "crazy" em inglês.

March 18, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.