"Vous êtes fous ?"

Tradução:Vocês são loucos?

March 21, 2015

10 Comentários
Esta conversa está trancada.


Caroline675266

Lembra a palavra "Fool" que é basicamente a mesma coisa em inglês


choracavaco

Lembra porque a palavra inglesa tem origem na francesa, mas têm sentidos diferentes. "Fool" significa 'tolo', que em francês é "sot". "Fou" é 'louco', "mad" ou "crazy" em inglês.


rodmra

Pela pronúncia apenas é possível saber se está no singular ou plural (Vous êtes fou e Vous êtes fous) ?


Australis

Não. Você precisaria de contexto nesse caso pra saber a diferença.


nicogil

"fou" (singular) e "fous" (plural) têm a mesma pronúncia, isto é, não se pronuncia o "s". Portanto, só o contexto pode mostrar a diferença, como disse Australis.


zizita14

Porque é que nesta pergunta não se escreve "êtes-vous fous?" Em que situações se põe (ou não) o verbo antes do sujeito ?


Dezo_

A inversão (Êtes-vous fous ?) é usada para perguntas formais, preferível na linguagem escrita; a ordem direta (Vous êtes vous ?) é coloquial, própria da língua falada.


EzequiasLR

Qual a difença entre sont e êtes?


Australis

Como em português, cada pessoa do discurso em francês possui sua própria conjugação. O que acontece é que em português a conjugação usada para a segunda pessoa do plural "vocês" é a mesma da terceira pessoa do plural, "eles/elas" ("vocês são", "eles/elas são"), mas em francês essas conjugações são diferentes ("vous êtes", "ils/elles sont"). O verbo "être" é conjugado da seguinte forma no présent de l'indicatif:

  • "je suis" = "eu sou/estou";
  • "tu es" = "tu és/estás", "você é/está" (singular informal);
  • "il/elle/on est" = "ele/ela/a gente é/está";
  • "nous sommes" = "nós somos/estamos";
  • "vous êtes" = "você/o senhor/a senhora é/está" (singular formal), "vós sois/estais", "vocês são/estão";
  • "ils/elles sont" = "eles/elas são/estão".
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.