"Les robes sont rouges."

Tradução:Os vestidos são vermelhos.

March 21, 2015

29 Comentários


TurattiMaria

o som no singular "le" é um som que parece ser um "o" mas na verdade é falado "e" , sendo assim falado um "e" quase que com a boca fechada. Já em "Les " seria a pronuncia de um "lê"

May 6, 2015

JhonyHoffmann

Prepare a boca para falar um U mas tente falar E para sair algo como LIÚ ^^

January 13, 2016

JooPaulo894313

Esse seu comentario mudou minha vida haha agora minha pronuncia faz mais sentido e parece mais frances haha obrigado !!

February 23, 2016

LailsonBelfort

Pronúncia de Le e Les por nativos: http://forvo.com/word/le_-_les/

December 11, 2016

cristian.cporto

Nesse caso, a tradução de "sont" não fica mais pra "são" do que pra "estão"?

March 18, 2016

LailsonBelfort

Depende do contexto pragmático que a frase é usada.

November 10, 2016

levymonique33

Nao seria "são vermelhos "?

March 19, 2016

LailsonBelfort

Depende do contexto pragmático que a frase é usada. pode ser "são" ou "estão". O verbo 'être', equivalente ao verbo 'to be' do inglês, pode srepresentar tanto "ser" como "estar".

November 10, 2016

paulo.fadigas

Não há diferença de pronúncia de "robe" e "robes" no Duolingo?

July 25, 2015

MedeirosLG

Não há, Paulo. Na verdade, o que irá diferenciar plural de singular, será o artigo. Através da pronúncia que você saberá qual é qual. "Le" (singular), tem uma pronúncia muito fechada, fica bem parecida com "lo". E "les" (Plural), tem uma pronúncia aberta, e não se pronuncia o "s" quando a palavra seguinte começa com consoante.

October 22, 2015

Camila737596

Teria mais sentido se estivesse traduzido como "Os vestidos são vermelhos". E não Os vestidos estão vermelhos.

November 15, 2016

laryany

Os vestidos são vermelhos, as bolsas são vermelhas, TUDO É VERMELHO NESSE DUOLINGO!!!

February 12, 2017

Hervith

Le robe pode ser roupa se não for pode me dizer como é?

March 28, 2018

ruama_semtempo
  • uma peça de roupa = un vêtement
  • roupa (conjunto), roupas = des vêtements
July 12, 2018

macristinareis

No plural o som do "les" a pronuncia da locutora esta fechada. Nao seria aberto, como o som de eh? No singular som fechado e no plural, som aberto da letra "e"?

April 20, 2015

CaroLL.1789

Não, é como TurattiMaria disse, o som no singular é algo como um "lo", ou "lã"; e no plural o som é como um "lê". Esse site é muito bom para ouvir pronúncias quando se está na dúvida: http://pt.forvo.com/word/les/#fr

June 14, 2015

vsolgate

Gostei da sua indicação Carol. Me cadastrei no site. Achei esta pronuncia aqui legal dos 2 juntos http://pt.forvo.com/word/le_-_les/

July 16, 2015

macristinareis

Estudei Francês por 2 anos quando criança e aprendi que o som do "les" palavra no plural, o som é da letra " e" aberta: é ou eh. E no singular o "le" tem o som fechado: ê. Estranho muitíssimo, a pronuncia do Duolingo.

June 15, 2015

LailsonBelfort

Por isso é bom sempre se utilizar sites externos, como o Forvo, para identificar melhores pronúncias.

November 10, 2016

Dezo_

Isso varia conforme o sotaque. No canal do YouTube Os franceses tomam banho!, a dona do canal, que é francesa, sempre ensina que "les" tem a pronúncia de "lé" em português. Mas eu já ouvi várias vezes a pronúncia "lê". Logo, é uma questão de variação dialetal.

De qualquer forma, "le", no singular, não tem som de "ê" do português. Ao pronunciá-lo, na verdade, a língua está na posição de "ê", mas os lábios na posição de "ô". É difícil explicar um som que não temos em português, mas seria mais ou menos isso.

April 1, 2018

vangefaria0

les robes tanto pode significar vestido como roupa

September 5, 2015

LailsonBelfort

"Robe" é apenas para "vestido", "roupa" é "vêtements".

Palavra e pronúncia: http://forvo.com/search/v%C3%AAtements/

November 10, 2016

olenchonejunior

Meu celular nao possui cedilha ou pontuacoes.

February 4, 2016

MarleneCar109283

...porém no computador tem, além de dicas e observações. É bem melhor estudar no computador que no app do celular.

October 4, 2016

FelipeSoares77

não posso traduzir Les robes como as saias ?

July 5, 2017

choracavaco

Não. Vestido é "robe", saia é "jupe".

January 9, 2018

TamiresLim949122

No singular se diz "La robe" pois robe é um substantivo feminino e "la" que é uma artigo feminino concorda com o verbo. Então alguém pode me explicar o que muda quando falamos " robe" no plural (robes)? Não devereria ser "las robes", ou isso nao existe?

April 6, 2018

Dezo_

O artigo definido plural é "les", e serve para substantivos masculinos e femininos (les hommes; les femmes). A pronúncia de "robe" e "robes" é a mesma, já que o "s" final não é pronunciado, então temos que nos guiar pelo artigo e pela conjugação verbal para saber se se trata de singular ou plural.

No caso de substantivos femininos, como "robes", é mais fácil distinguir a pronúncia, pois "la" soa como "lá" em português, e "les" como "lê". Então é fácil diferenciar "les robes" de "la robe". Além disso, pela conjugação verbal "sont", sabemos que se trata de plural.

O problema são os substantivos masculinos, que confundem um pouco mais para falantes de português, mas também dá para identificar. Ex.: Le chien; Les chiens. A pronúncia de "le" não existe em português, e se faz com a língua na posição de "ê" e lábios na posição de "ô". Já o "les", como eu disse acima, tem som de "lê". No começo é difícil distinguir, mas com o tempo passamos a perceber a diferença.

No caso desse exercício, teríamos:

  • Les robes sont rouges (plural)

  • La robe est rouge (singular)

Existem casos, entretanto, em que somente pelo áudio não será possível distinguir, como algumas conjugações verbais (Ex.: il mange; Ils mangent), em que a pronúncia é a mesma. Se for em texto, é possível saber, mas se for em exercício de áudio, ambas as formas devem ser aceitas, uma vez que só pelo contexto é que seria possível saber de qual se trata.

OBS: a palavra "las" existe em francês, mas não é artigo. "Las" significa "cansado" (feminino "lasse").

April 6, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.