"Ma femme cuisine."

Tradução:Minha mulher está cozinhando.

March 22, 2015

30 Comentários


GBragaVilla

"Ma femme" realmente é falado por lá como nós falamos por aqui, ou seja, com sentido de "minha esposa"?

September 1, 2015

Dezo_

Sim, igual em português, e da mesma forma também há termos específicos para "esposo(a)", que seriam "époux" e "épouse", os quais eu prefiro.

May 31, 2018

jp360

não poderia ser: minha mulher cozinha

March 22, 2015

luizvitorio

Foi aceito aqui.

March 26, 2015

mestrebailarino

concordo, porque o que dá entender que a " mulher cozinha'

November 19, 2016

MarceloA.S1

Não aceitou "Minha mulher está a cozinhar".

December 13, 2015

ruama_semtempo

Notifique a moderação pelo caminho "reporte um problema>minha resposta deveria ser aceita".

January 3, 2016

Naeli.simoni

tvz não aceite o português formal utilizado na linguagem oral de países como Portugal e Angola. Mas deveriam de aceitar!

December 31, 2015

Maria696768

Desculpe,em Angola usa se o mesmo tempo verbal que portugal O problema é que no Brasil se fala no Gerundio Esta falando Esta tomando Esta comendo Nao é o caso de Portugal ou Angola As traducoes sao brasileiras e se voce tem dificuldade como brasileiro imagine os outros?meios perdidos....

July 10, 2017

GabrielOli168804

Tem como dizer especificamente "está cozinhando" ? Fiquei confuso pelo fato de também aceitar a resposta, minha mulher cozinha, desse modo eu não consigo saber a doença

October 14, 2015

ruama_semtempo

Para ações em curso, geralmente se usa o presente do indicativo mesmo, mas também existe a expressão être en train de + infinitivo, que explicita que uma ação está em andamento.

  • Ma femme est en train de cuisiner. = Minha esposa está cozinhando.
January 3, 2016

Maria696768

E com o marido?muda a historia?no anterior era um homem cozinha neste Esta cozinhando sao essas mudancas que nao entendo

July 10, 2017

ruama_semtempo

Não, independente do sujeito, o verbo francês no presente do indicativo pode ser traduzido com das duas formas se não há contexto que determine qual delas é mais adequada.

  • Un homme cuisine = Um homem cozinha = Um homem está cozinhando = Um homem está a cozinhar

O que acontece é que nem todos os exemplos dos Duolingo contêm todas as traduções possíveis, as quais precisam ser sugeridas pelo "reporte um problema".

July 11, 2017

Maria696768

Obrigada Ruama eu fiz

August 6, 2017

erickbs151

Existe gerúndio no francês? Se sim, ele é usado com frequência como no PT-BR?

November 16, 2016

ruama_semtempo

Existe, mas é um pouco diferente do português. A forma nominal que chamamos de gerúndio é o participe présent. Adicionando a preposição en, forma-se o gérondif. Um exemplo de participe présent e gérondif do verbo sortir (sair).

  • Sortant (Saindo) = Participe présent
  • En sortant (Saindo, Ao sair) = Gérondif

Em uma frase, o participe présent modifica o substantivo ou pronome (ele se assemelha a um adjetivo e, normalmente, é traduzido para português com uma oração adjetiva); enquanto o gérondif funciona como um advérbio, ele modifica o verbo da oração principal (por isso, no caso do gérondif, o sujeito da oração principal também é o sujeito da oração subordinada), expressando causa, modo, circunstância.

Um exemplo clássico:

  • J'ai vu ton frère sortant du supermarché. = Eu vi o seu irmão saindo do supermercado. = Eu vi o seu irmão, o qual saía do supermercado. ("Eu" via e "o seu irmão" saía - sujeitos diferentes. Sortant se refere a ton frère, acrescenta uma informação ao substantivo.)

  • J'ai vu ton frère en sortant du supermarché. = Eu vi o seu irmão, ao sair do supermercado. = Eu vi o seu irmão, enquanto eu saía do supermercado. ("Eu" vi e "eu" saí - o mesmo sujeito. Sortant se refere a ai vu, acrescenta uma informação ao verbo, mostra a circunstância em que a ação ocorreu.)

Note que, para evitar erros de interpretação em português, nem sempre é adequado traduzir o participe présent e o gérondif com o gerúndio.

Porém, em francês, não existe um tempo verbal tal como "estar + gerúndio", usado para descrever ações em curso. Para isso, usa-se o próprio presente do indicativo ou a expressão "être en train de" (menos comum): "Eu estou cozinhando" = "Je cuisine" = "Je suis en train de cuisiner".

July 11, 2017

Lucas295146

Mas como funciona?, se eu quisesse usar no verbo manger seria mangent, mangont ou mangant?

October 18, 2018

Rflly0609

Eu usei :"minha mulher cozinhando " e não foi aceito, como vou saber se uso o está ou não?

December 19, 2016

ruama_semtempo

Se o verbo estiver conjugado no indicatif présent, como é o caso de "Ma femme cuisine", ou você o traduz com o presente do indicativo (Minha esposa cozinha) ou com o presente progressivo (Minha esposa está cozinhando/está a cozinhar). A forma escolhida vai depender do contexto. Ou seja, você não pode usar só o verbo no gerúndio. Isso corresponderia ao participe présent (cuisinant) ou ao gérondif (en cuisinant).

December 19, 2016

CleciLucia1

O correto da frase é no presente. Por que estão traduzindo no gerúndio?

October 24, 2017

Dezo_

O francês não distingue o presente do indicativo de ações em progresso como fazemos em português, então tanto "A minha mulher cozinha" quanto "A minha mulher está cozinhando/a cozinhar" são respostas possíveis.

May 31, 2018

Marisa335930

Minha mãe cozinha. Também está certo

May 31, 2018

ruama_semtempo

Não está, porque mãe é mère. A frase acima contém femme (mulher), que pode ser a mãe de alguém ou não.

May 31, 2018

homievox

'A minha mulher está a cozinhar.' também deveria ser.aceite. (Pt-Pt)

January 24, 2017

matheusbri1001

Alguém poderia "escrever como se lê" a palavra "cuisine"? Não consigo ouvir perfeitamente a pronúncia

May 9, 2017

Maria696768

Exatamente como se escreve tente assim kuizine sugestão ponha auricular e vá repetindo o que ouve você vai conseguir e ao mesmo tempo treina seu ouvido

August 6, 2017

ArturGuima7

Não aceitou "Minha mulher cozinha". Essa expressão "Ma femme cuisine" deve ser interpretada obrigatoriamente no gerúndio?

March 11, 2019

Dezo_

Não, sua tradução está correta e deveria ter sido aceita.

March 11, 2019

ArturGuima7

Agora percebi. Digitei errado, pus um "s" fora de lugar, por isso não aceitou...

March 11, 2019

Bruno841270

O q disse machista? Kkkkkkkk

April 5, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.