"Il l'affirme ?"

Tradução:Ele o afirma?

March 22, 2015

13 Comentários


himmelslicht

Também não pode ser "Ele afirma-o"?

April 23, 2015

ruama_semtempo

Segundo explicam aqui (http://tinyurl.com/znlrzxq), está corretíssimo:

"Observação: se o sujeito estiver logo antes do verbo, a próclise será facultativa. Este fator, entretanto, não pode quebrar o princípio dos fatores de próclise. Exemplos: Ele se feriu ou ele feriu-se. (...) Ninguém me convencerá."

Reporte se algo assim acontecer de novo.

December 11, 2015

strogito

o que me pergunto é: Ele lhe afirma ou ele o afirma. Ainda poderia dizer: Ele lha/lho afirma (algo muito arcaico).

Edit: Lembrando que lhe = a ele/ a ela / a você ou outro pronome de tratamento.

o/a são pronomes oblíquos usados como Objetos Diretos

November 13, 2016

choracavaco

Tudo isso está certo mas não traduz a frase francesa, na qual nenhum objeto indireto foi expresso. O "l'" é apenas objeto direto, é a coisa afirmada, e pode tanto ser "le" quanto "la": "Son objectif, il l'affirme"; "Sa volonté, il l'affirme".

February 3, 2017

Liebert_

Não himmelslicht, nesse caso a ênclise não ocorre e sim a próclise. A ênclise (colocação do pronome oblíquo átono após o verbo) só ocorre quando o verbo inicia uma frase, por exemplo ''Falei-te ontem à noite''. Ou também, quando não há palavra atrativa, como os pronomes indefinidos, advérbios de negação, etc.

July 23, 2015

bethfour

Tenho notado que no Duo tanto no ingles como no frances eles traduzem sempre o pronome obliquo antes do verbo. Entao, se vc colocar depois ele vao anular. Mas acredito que esteja correto.

May 21, 2015

oliveiracilhas

Olá, você tem razão, está correctíssimo, somente o Duo é mais "virado" para o português do Brasil, e no país dos nossos amigos brasileiros é mais comum dizer, "eu o faço"" do que, "eu faço-o." Bons estudos.

June 3, 2015

choracavaco

O exercício 'Escreva o que escutar' tem duas respostas certas, de pronúncia idêntica: "Il l'affirme" e "Ils l'affirment".

April 22, 2018

LarissaKlo1

É errado dizer "ele lhe afirma"?

January 26, 2016

yk.yanna

É errado nesse caso porque a frase tem o sentido de "ele afirma algo" e não "ele afirma a alguém", mas acho que ambas as construções existem.

February 2, 2016

LuizaSantos

Quem afirma, afirma alguma coisa A ALGUEM. Logo - Objeto indireto

February 1, 2018

choracavaco

Aqui, só a alguma coisa é mencionada. Logo, objeto direto.

April 22, 2018

Sadness

a frase nem sequer faz sentido e o pessoal discutindo sobre o pronome.... bah

October 30, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.