1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Il l'affirme ?"

"Il l'affirme ?"

Tradução:Ele o afirma?

March 22, 2015

14 Comentários


himmelslicht

Também não pode ser "Ele afirma-o"?


ruama_semtempo

Segundo explicam aqui (http://tinyurl.com/znlrzxq), está corretíssimo:

"Observação: se o sujeito estiver logo antes do verbo, a próclise será facultativa. Este fator, entretanto, não pode quebrar o princípio dos fatores de próclise. Exemplos: Ele se feriu ou ele feriu-se. (...) Ninguém me convencerá."

Reporte se algo assim acontecer de novo.


phelipe92

o que me pergunto é: Ele lhe afirma ou ele o afirma. Ainda poderia dizer: Ele lha/lho afirma (algo muito arcaico).

Edit: Lembrando que lhe = a ele/ a ela / a você ou outro pronome de tratamento.

o/a são pronomes oblíquos usados como Objetos Diretos


choracavaco

Tudo isso está certo mas não traduz a frase francesa, na qual nenhum objeto indireto foi expresso. O "l'" é apenas objeto direto, é a coisa afirmada, e pode tanto ser "le" quanto "la": "Son objectif, il l'affirme"; "Sa volonté, il l'affirme".


Liebert_

Não himmelslicht, nesse caso a ênclise não ocorre e sim a próclise. A ênclise (colocação do pronome oblíquo átono após o verbo) só ocorre quando o verbo inicia uma frase, por exemplo ''Falei-te ontem à noite''. Ou também, quando não há palavra atrativa, como os pronomes indefinidos, advérbios de negação, etc.


bethfour

Tenho notado que no Duo tanto no ingles como no frances eles traduzem sempre o pronome obliquo antes do verbo. Entao, se vc colocar depois ele vao anular. Mas acredito que esteja correto.


oliveiracilhas

Olá, você tem razão, está correctíssimo, somente o Duo é mais "virado" para o português do Brasil, e no país dos nossos amigos brasileiros é mais comum dizer, "eu o faço"" do que, "eu faço-o." Bons estudos.


choracavaco

O exercício 'Escreva o que escutar' tem duas respostas certas, de pronúncia idêntica: "Il l'affirme" e "Ils l'affirment".


LarissaKlo1

É errado dizer "ele lhe afirma"?


yk.yanna

É errado nesse caso porque a frase tem o sentido de "ele afirma algo" e não "ele afirma a alguém", mas acho que ambas as construções existem.


LuizaSantos

Quem afirma, afirma alguma coisa A ALGUEM. Logo - Objeto indireto


choracavaco

Aqui, só a alguma coisa é mencionada. Logo, objeto direto.


AnaLuciaMoraes0

A pronúncia está inaudível.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.