"Quelle robe ?"

Tradução:Qual vestido?

March 23, 2015

9 Comentários


fernando-mn

Qual a diferença de quelle/lesquelle e quel/lesquel?

March 23, 2015

Mario_Cesar

A principal diferença é com relação ao uso. Quel/quelle/quels/quelles são pronomes relativos que podem assumir função adjetiva, ou seja, são seguidos de substantivos: quel manteau/quelle robe.

Lequel/laquelle/lesquels/lesquelles são pronomes relativos com função substantiva, ou seja, exercem função de sujeito da oração. Além disso lequel/laquelle é usada apenas quando se está diante de um número conhecido ou determinado de possibidades do sujeito.

Exemplo: Ton chapeau est lequel? Le rouge ou le noir. Seu chapeu é qual? O vermelho ou o preto.

Lesquelles sont vos robes? Quais (entre estes que estamos vendo) são os seus vestidos?

Atenção: Quando não é conhecido a priore as possibilidades, o pronome a ser utilizado é o quel/quelle.

Exemplo: Quel é ton nom? Qual é o seu nome? (existem muitas possibilidades)

Dans cette liste, lequel é ton nom? Nessa lista, qual é o seu nome? (a lista tem um número finito de nomes)

August 7, 2015

susanmar55

Adorei sua explicação, sempre ficava com dúvidas quando usava, agora não mais, Merci beaucoup!

February 25, 2016

matheuskta

lequel, lesquels, laquelle e lesquelles na maioria das vezes tem o mesmo sentido de quel, quels, quelle e quelles. As vezes podem ter o sentido também de "o(s) qual(is)" e "a(s) qual(is)". Geralmente são utilizados para substituir um sujeito, as vezes um objeto direto, ou para enfatizar uma escolha.

Lequel des deux gagnera le match ? Qual dos dois ganhará o jogo?

Voici les photos que j’ai prises hier. Lesquelles choisis-tu ? Veja as fotos que tirei ontem. Quais você escolhe?

April 24, 2015

cezarcanario

Assim como você estou começando a aprender Francês. Pelo visto até aqui Quell/lesquell = masculino quelle/lesquelle = feminino (o feminino, em geral, é feito com o acréscimo da letra "e"). Na frase acima robe = feminino

March 31, 2015

marcelofandrade

Como diferenciar a pronúncia de "Quelle robe ?" para a de "Quelles robes ?"?

November 12, 2015

Australis

Não há diferença de pronúncia entre essas duas frases, você precisaria de contexto para saber.

November 12, 2015

MarcosViniicius

Mas como vou saber se está no singular ou plural, se não muda a pronuncia ?? :v

February 2, 2018

Dezo_

Em exercício de áudio, tanto o singular quanto o plural devem ser aceitos porque a pronúncia é a mesma. Mas em exercício de tradução, sabemos que é singular pela escrita.

May 30, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.