1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Por favor, não!"

"Por favor, não!"

Tradução:S'il vous plaît, non !

March 23, 2015

70 Comentários


MrNo1Home

Qual a diferença entre "S'il te plaît" e "S'il vous plaît"?


Australis

O primeiro é mais informal que o segundo, usa-se mais com amigos próximos, crianças etc. O segundo é usado com desconhecidos, autoridades, pessoas mais velhas (mesmo caso de "tu" e "vous").


Kyallo

Ok mas por que um está errado e o outro certo sem contexto?


Australis

Em frases em que o contexto permite, como aqui, as duas versões devem ser aceitas. Se alguma estiver sendo recusada é erro do aplicativo. É preciso reportar aos moderadores e esperar que eles acrescentem a alternativa às respostas corretas.


ClariceBia6

S ily et plait.. primeiro


ValbertBreno

O s'il vous plaît, é usado quando está se referindo há 2 ou mais pessoas, o s' il te plaît, está se referindo há 1 pessoa. Espero ter te ajudado!


Australis

"S'il vous plaît" também é usado com uma só pessoa de forma respeitosa.


bruno.26008

Na realidade, nesse caso, é devido ao acento. Plaît tem acento no I. Numa opção a palavra Plaît está com acento e a outra não.


becaproux

Eles pedem todas, por isso você errou. Tem que marcar todas as corretas :))


HidalgoQuijote

Ao passar o mouse diz isso: S'il vous plaît (informal) e S'il te plaît (formal). Não seria o contrário?


recalabresi

por que quando escrevo 'plait' sem o acento ele informa que está 'quase correto' e quando tem aquelas 3 opções e eu deixo de clicar nesse 'plait' está incorreto? achei um tanto confuso isso.


Larissa-e.s_d

Eles poderiam ter considerado as duas respostas. Eu coloquei s'il te plait e errei. A tradução é a mesma, não?


artyombchuck

I não é igual Î. (na palavra plait/plaît) Afinal qual é que se usa? Numas vejo assim, noutras de outra maneira, fico sem saber qual está certa.


Australis

É que em 1990 a língua francesa passou por uma reforma e uma das regras é a eliminação do acento circunflexo nas letras 'I' e 'U'. Não sei dizer até que ponto essas regras são obrigatórias no dia-a-dia (ou "dia a dia" segundo o nosso novo acordo ortográfico, rs) mas aqui no Duo eles costumam preferir a forma antiga.

Você pode ler um pouco sobre a reforma ortográfica francesa aqui: http://dicionarioegramatica.com.br/tag/reforma-ortografica-francesa/


vinicius.albuq

Vim aqui procurando essa resposta. Valeu!


[conta desativada]

    Aqui apareceram duas alternativas iguais "S'il vous plaît, non!"


ErikTronconi

    eu marquei S'il vous plait, non! Só deu como errado e na resposta ela esta como certa. Que bug rs...


CatarinaInez1

    Não entendo porque errei num exercício que esta forma era uma das alternativas para expressar "Por favor, não", e eu marquei essa alternativa. Alguém me explica por favor? Grata.


00fellipe

    "S'il tu plaît" não seria uma resposta correta, já que não é exigido formal ou informal?


Australis

    A versão informal correta é "s'il te plaît", que já é aceita aqui. "Tu" é um pronome pessoal de sujeito, equivale portanto ao sujeito da frase, e aqui você precisa de um pronome pessoal de complemento, "te", porque a função dele é de objeto indireto.


Jokirlan

    o acento circunflexo no "plaît" é obrigatório ou não? o duolingo considerou "plait" como correto também.


Australis

    O acento circunflexo usado nas letras 'I' e 'U' foi removido numa reforma ortográfica feita na língua francesa em 1990, mas da mesma forma que acontece com o acordo ortográfico da língua portuguesa essa reforma não é unanimidade, por isso o Duo costuma aceitar ambas as versões.

    Mais sobre o assunto aqui: https://dicionarioegramatica.com.br/tag/reforma-ortografica-francesa/


Carlos973877

    Eu marquei e pela segunda vez deu como errado


EloaChrist1

    Ola queria fazer uma pergunta:se s il te plaint e igual a sil vous plaint?!Eu acho que e tudo a msm coisa


lanneob

    Não aceita s'il tu plaît...


iFernandoS97

    Por que "S'il tu plaît, non" está errado?


Australis

    Porque "tu" é um pronome pessoal de sujeito, equivale portanto ao sujeito da frase, e aqui você precisa de um pronome pessoal de complemento, "te", porque a função dele é de objeto indireto.


luiz952338

    Há alguma dica pra diferenciar quando ouvimos S' il te plaît/ e S" il vous plaît? Parece que o som do narrador soa a mesma coisa. Help.


luiz952338

    "Por favor, não." qual a tradução correta? S" il te.... S" il vous.... Eu optei pela primeira S" il te plaît. E errei porque? Alguem poderia me ajudar? Obrigado.


teresajose17

    porque que se diz (nao) depois de dizer por favor??


YuriVieira929764

    "S'" é abreviação de algo? Se sim, abreviação do que? Por exemplo, L'homme, sei que o "L'" abrevia o "Le" por causo do H mudo, o S nesse caso por causa da vogal, mas oq significa esse S por extenso?


Australis

    O "S'" em "s'il te/vous plait" é a elisão da conjunção "si" com o pronome "il". A tradução literal dessa expressão é "se te/lhe agrada".


augustofil544866

    Sil te plait, Sil vous plait,,,,qual a diferença??


EmilynCrazyDog

    Esse "S'il" se pronuncia como?


AiltonSilv305351

    Nossa digitei certo e mesmo assim indicou como errado pq?


omelelet

    Poxa ele considera S'il tu plaît incorreto


Australis

    É porque está errado mesmo. O correto é "s'il te plaît".


igorbrasan

    Como você ressaltou o "e" no seu comentário? Merci!


Australis

    Um acento grave antes e um depois.


Brenda_faro

    Ele colocam todos os exércicios de modo informal colocando "S'il tu plaît" ai quando uso nesse exercício eles colocam como "errado"?????


Australis

    "S'il tu plaît" está errado mesmo. A versão informal correta é "s'il te plaît".


Luciana133337

    E como é que eu vou saber se a frase tem que ser informal ou formal se é uma frase solta??


Australis

    Não há como saber aqui, as duas versões devem ser aceitas.


Guilherme854599

    Tem outra forma de falar por favor alem de "s'il vouz plaît" e "s'il te plaît


Consuelo919798

    Na minha resposta apareceu que ha alguns erros e eu só esqueci de por o ponto de exclamação. Conta como erro a falta de pontuação?


Ircema

    porque não usar s`il vous plait?


ArianeOliv785904

    Nao entendi uma hora eu escolho S'il vous plaît diz que está incorreto, quando escolho S'il te plaît também imforma que está incorreto! Deveria considerar e sinalizar que a outra opção também está correta.


Australis

    Se você estiver no exercício de múltipla escolha você precisa marcar as duas opções, já que o que se pede é que se marque todas as opções corretas. Se você marcar só uma o aplicativo entende como um erro.


rob.lm

    Não tem como saber se é formal ou informal


PedroAmori9

    S'il vous plaît é formal, ja s'il te plaît é informal, só q ai nesse exercicio tava pedindo todas as corretas, ou seja, as duas


RaphaelLea476604

    Afinal de contas é Plaît ou plait? Tem ou não acento?

    Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.