"Por favor, não!"

Tradução:S'il te plaît, non !

March 23, 2015

39 Comentários
Esta conversa está trancada.


MrNo1Home

Qual a diferença entre "S'il te plaît" e "S'il vous plaît"?


Australis

O primeiro é mais informal que o segundo, usa-se mais com amigos próximos, crianças etc. O segundo é usado com desconhecidos, autoridades, pessoas mais velhas (mesmo caso de "tu" e "vous").


Kyallo

Ok mas por que um está errado e o outro certo sem contexto?


Australis

Em frases em que o contexto permite, como aqui, as duas versões devem ser aceitas. Se alguma estiver sendo recusada é erro do aplicativo. É preciso reportar aos moderadores e esperar que eles acrescentem a alternativa às respostas corretas.


bruno.26008

Na realidade, nesse caso, é devido ao acento. Plaît tem acento no I. Numa opção a palavra Plaît está com acento e a outra não.


Gabriel290438

S'il te plait é tipo: Se te agrada S'il vous plait é tipo: Se lhe agrada

O 1° é informal, o 2° é formal


becaproux

Eles pedem todas, por isso você errou. Tem que marcar todas as corretas :))


HidalgoQuijote

Ao passar o mouse diz isso: S'il vous plaît (informal) e S'il te plaît (formal). Não seria o contrário?


recalabresi

por que quando escrevo 'plait' sem o acento ele informa que está 'quase correto' e quando tem aquelas 3 opções e eu deixo de clicar nesse 'plait' está incorreto? achei um tanto confuso isso.


artyombchuck

I não é igual Î. (na palavra plait/plaît) Afinal qual é que se usa? Numas vejo assim, noutras de outra maneira, fico sem saber qual está certa.


Australis

É que em 1990 a língua francesa passou por uma reforma e uma das regras é a eliminação do acento circunflexo nas letras 'I' e 'U'. Não sei dizer até que ponto essas regras são obrigatórias no dia-a-dia (ou "dia a dia" segundo o nosso novo acordo ortográfico, rs) mas aqui no Duo eles costumam preferir a forma antiga.

Você pode ler um pouco sobre a reforma ortográfica francesa aqui: http://dicionarioegramatica.com.br/tag/reforma-ortografica-francesa/


vinicius.albuq

Vim aqui procurando essa resposta. Valeu!


Larissa-e.s_d

Eles poderiam ter considerado as duas respostas. Eu coloquei s'il te plait e errei. A tradução é a mesma, não?


FranPimenta

Qual diferença entre désolé e pardon?


Vanessa280177

Désolé é uma expressão como um lamento ou sinto muito. Pardon é um pedido de desculpas.


garrinhas_

n tem nd mais chato do que ter que escrever 'por favor' em frânces, mds kkkkkkkkkkk


Jokirlan

o acento circunflexo no "plaît" é obrigatório ou não? o duolingo considerou "plait" como correto também.


Australis

O acento circunflexo usado nas letras 'I' e 'U' foi removido numa reforma ortográfica feita na língua francesa em 1990, mas da mesma forma que acontece com o acordo ortográfico da língua portuguesa essa reforma não é unanimidade, por isso o Duo costuma aceitar ambas as versões.

Mais sobre o assunto aqui: https://dicionarioegramatica.com.br/tag/reforma-ortografica-francesa/


TheoYoungArt

"S'" é abreviação de algo? Se sim, abreviação do que? Por exemplo, L'homme, sei que o "L'" abrevia o "Le" por causo do H mudo, o S nesse caso por causa da vogal, mas oq significa esse S por extenso?


Australis

O "S'" em "s'il te/vous plait" é a elisão da conjunção "si" com o pronome "il". A tradução literal dessa expressão é "se te/lhe agrada".


Luciana133337

E como é que eu vou saber se a frase tem que ser informal ou formal se é uma frase solta??


Australis

Não há como saber aqui, as duas versões devem ser aceitas.


EduardoAzz

Gente, uma curiosidade minha, em filmes de terror por exemplo, a pessoa fala pro assassino "s'il te plait non!"? Parece tão formal... .-.


Jana916007

No ou non, quando usar cada um?


Australis

Não se usa "no" em francês.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.