1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Un chat blanc"

"Un chat blanc"

Tradução:Um gato branco

March 24, 2015

10 Comentários


GLAUCOMANIA

quando se usa "blanc" e quando se usa "blanches"?


Australis

"Blanc" = masculino singular / "blanches" = feminino plural.


MrCROWND

"Uma gata branca" seria "Une chatte blanche"?


Australis

De forma literal, sim, mas é bom lembrar que "chatte" também possui uma conotação sexual em francês. Eles costumam dizer "chat" mesmo, pra ambos os gêneros, mas você pode dizer "une minette blanche" se quiser especificar que se trata de uma fêmea.


MrCROWND

Entendi. Esse uso do "chat" pros dois sexos vêm do fato deles não diferenciarem de primeira se é um gato ou uma gata (já que ambos os sexos são parecidos fisicamente) ou apenas por causa da conotação sexual de "chatte" mesmo? Por exemplo, um dono de uma gata a chamaria de "chat" também? Agradeço desde já.


Australis

Acredito que ambos os casos. "Le chat" é o padrão ao se referir a um gato, é o que é usado quando não se sabe o gênero, mas me parece que também seja usado para evitar o uso de uma palavra que é usada mais frequentemente como gíria sexual. Tudo depende do contexto também, é muito complicado. Numa consulta ao veterinário, por exemplo, seria ok usar "la chatte", mas perguntar a uma mulher "comment va ta chatte ?" pode soar impróprio.

Eu particularmente já vi exemplos de donos que chamam uma gata de "le chat" e depois usam o gênero feminino no pronome ("j'ai un petit chat, elle est très jolie") mas eu não tenho tanta exposição à cultura francesa pra te dizer com certeza o que é certo ou errado. Entretanto, como aprendizes da língua, nós precisamos tomar cuidado com certos termos e às vezes, quando não temos certeza se algo é apropriado em certa situação, é melhor evitá-lo.


PedroSanto245817

quando uso "blanc " ou " blanche"


Australis

"Blanc" para qualificar substantivos masculinos singulares ("un chat blanc" = "um gato branco", "le château blanc" = "o castelo branco", "le papillon est blanc" = "a borboleta é branca") e "blanche" para qualificar substantivos femininos singulares ("une baleine blanche" = "uma baleia branca", "la maison blanche" = "a casa branca", "la souris est blanche" = "o rato é branco").

Perceba que o gênero pode ser diferente nas duas línguas e as traduções devem seguir as regras gramaticais de cada uma delas.


Tatta2019

Chat blanc miraculous Ladybug ❇️❇️

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.