1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Leur cochon est sale."

"Leur cochon est sale."

Tradução:O porco deles é sujo.

March 24, 2015

8 Comentários


Steppenwolf.art

Eu escrevi: seu porco é sujo. Mas a tradução tem um sentindo diferente, porque essa diferença? Posso usar essa frase para os dois sentidos e até "seu porco está sujo"?


IvanilOliv

Eu escrevi...o porco dele está sujo e o Duo diz...errado teria.que.ser o porco deles não entendi


Australis
  • "O porco dele está sujo" (somente um dono) = "son cochon est sale";
  • "O porco deles está sujo" (mais de um dono) = "leur cochon est sale".

gilmarsimo1

Pq tem hora que traduz o "leur" como "dele" e hora como "deles"


Dezo_

"Leur" é sempre "deles/delas"; "son/sa" são "dele/dela". A tabela abaixo pode esclarecer:

Duo

Em português, os possessivos "seu(s)/sua(s)" podem ser da 3ª pessoa do singular (ele/ela) e do plural (eles/elas) e, além disso, também os usamos com pronomes de tratamento (você, o senhor/a senhora), então podem ser usados para algo que pertence a alguém DE QUEM se fala (ele/ela) ou COM QUEM se fala (você). Para tirar essa ambiguidade, usamos "dele/dela" e "deles/delas".

Em francês, a tabela é rígida, então son/sa/ses representam algo que pertence a ele/ela (dele/dela); e leur/leurs representam algo que pertence a eles/elas (deles/delas).


Vagne11

Alguém ai me ajuda a conjugação do Seul (sozinho) e sale (sujo). parecem ser pronunciados da mesma forma


Australis

"Sale" (foneticamente [sal]) é pronunciado quase como a palavra "sala" em português, com o 'A' final bem fraquinho; o "eu" de "seul" (e também "seule", foneticamente [sœl]) é pronunciado ao preparar a boca para dizer 'O' mas dizer 'É': https://youtu.be/I9PtqX6nPxI?t=1m47s. Você pode perceber que a boca em "sale" fica mais aberta e você sorri mais; já em "seul" ela fica mais fechada.

Compare as duas: "Sale" - https://pt.forvo.com/word/fr/sale/ vs. "seul" - https://pt.forvo.com/word/seul/#fr.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.