"Tu manges."

Tradução:Você come.

March 25, 2015

46 Comentários
Esta conversa está trancada.


Amanda180399

E por que utilizar esse "s" no final do "mange"com Tu e não com o Il?


Brunitinhuh

É como dizer no português: eu como, tu comeS, ele come. Na conjugação em português, a segunda pessoa é conjugada com o s, estando no presente.


GuilhermeD788921

O "s" só vem depois do Tu.

Je, Il, Elle usam mange :)

Quase todos os verbos regulares do francês tem essa conjugação.


RodrigoLac658035

So ha a traducao comes no plural. O correto seria come no singular. Nao tem essa alternativa. Nao consigo prosseguir!


ruamasales

"Tu manges" (francês) pode ser traduzido como "Tu comes" ou "Você come". Em "Tu comes", devido à desinência verbal, é possível omitir o pronome tu, assim como ocorre, por exemplo, com o pronome nós.

  • Tu manges = Tu comes = Comes.
  • Nous mangeons = Nós comemos = Comemos.

Assim, se existe apenas a palavra comes, selecionem essa palavra sem pronome. A resposta será apenas "Comes" e estará certa. Se apenas "Comes" também não for aceito, notifiquem a moderação pelo caminho "reporte um problema>minha resposta deveria ser aceita".

Se eu estiver enganada e não for exatamente isso o que ocorre, por favor, expliquem em detalhes o que está acontecendo. Obrigada!


LourdesCal19

Boa dica!! Era exatamente isso!!


Stalinbros

A pronúncia de Je mange e Tu manges é iguais mesmo? Ou sou eu que não percebi a diferença?


choracavaco

Em geral, a pronúncia é idêntica, mas em certas situações, se "mangeS" for seguido por vogal ou H mudo, o S é pronunciado (como a


ruamasales

Não se pronuncia o S dos verbos terminados em -er conjugados na segunda pessoa do singular (tu) nos tempos presente do indicativo e do subjuntivo. Então a liaison entre manges, parles, aimes, etc. e o complemento é proibida. Assim, tanto mange como manges vão soar igual, mesmo se houver uma vogal na sequência.


choracavaco

Me desculpe, eu não percebi que meu comentário tinha saído truncado ("como a" não quer dizer grande coisa, concorda?).

Eu estava pensando em duas coisas quando me referi a "certas situações", a primeira é o verso, declamado ou cantado (pelo menos até o começo do séc. XX), dentro do qual todas as "liaisons" devem ser feitas, como neste exemplo de 1837 de Auguste Barbier:

"Ô mon enfant chéri! Toi qui m' aimes encore, / Et devines en moi ce que la foule ignore..."

Se a sílaba final de "aimes" e "devines" não for pronunciada, com a consequente e inevitável "liaison" do S com as vogais que seguem, esses dois versos alexandrinos ficariam com 11 sílabas, e não 12.

A outra "certa situação" se encontra na "prosa" do francês mais atual e quotidiano, em imperativos como "manges-en" ou "penses-y".


labellydeju

"Tu" e "você" não tem o mesmo significado?


kamis_oliveira

Eu poderia escrever 'Il manges' que estaría correto também?


Australis

Não. "Il mange" = "ele come" / "tu manges" = "você come"


edmeeaaro

É com em português: eu como, tu comes , ele come: não é?


Australis

As conjugações são diferentes pra cada pessoa mas não são exatamente iguais ao português. "Manger" no presente do indicativo é: "je mange", "tu manges", "il/elle/on mange", "nous mangeons", "vous mangez", ils/elles mangent".


Gabriela757602

Estão so podd colocor o "s" quando for tu ? Tipo"tu comes" " tu bebes" assjm ?


Stefaneamora

Olha tava escrito "tu manges" sempre que eu colocava "você" dizia que estava errado e que era pra colocar "tu" sendo que "tu" e "você" e a mesma coisa e outra "manges" e "comes" e não "come" então de toda forma eu estava certa e vocês dizendo que estou errada


Carr_la

Qual a diferença entre a pronúncia de "manges" e "mange"? É só a escrita que muda, a partir do contexto?


Australis

Não há diferença, Carr_la. Só muda a escrita mesmo.


felipress

Voce só percebe a diferença no contexto. Tem algo que considero pior: Il cuisine, Ils cuisinent. O mesmo som, mas plural e singular denotam a diferença.


Bscatolin

Poderia aceitar como tradução "Você está comendo"??


Australis

Sim. Se não for aceito você pode reportar para que acrescentem.


MjqZb

Eu ja vi manger E mangez. Aqui no app é mange e manges. Todos estão corretos?


Australis

Todas são conjugações do verbo "manger" no présent de l'indicatif mas cada uma é usada com uma pessoa específica do discurso:

  • "je mange" = "eu como";
  • "tu manges" = "tu comes" / "você come" (singular informal);
  • "il/elle/on mange" = "ele/ela/a gente come";
  • "nous mangeons" = "nós comemos";
  • "vous mangez" = "você/o senhor/a senhora come" (singular formal) / "vocês comem" / "vós comeis";
  • "ils/elles mangent" = "eles/elas comem".

Para mais conjugações e sempre que você tiver dúvidas de conjugação verbal vale a pena consultar um conjugador de verbos online: http://leconjugueur.lefigaro.fr/conjugaison/verbe/manger.html


MatheusVVieira

A palavra "tu" em francês é pronunciada /tu/ mesmo, ou /tchu/? Estou tendo dificuldade pra entender direito no áudio


Dezo_

Nem um nem outro. O som do "u francês" não existe em português, ele soa como dizer /i/ com os lábios na posição de /u/. O "t" deve ser pronunciado como /t/, e não como /tch/.

Você pode ouvir nativos aqui.

Essa diferenciação é importante, pois em francês existe o som de /y/ ("u francês) e o som de /u/ (igual ao português):

  • Tu: /ty/

  • Tout (tudo/todo): /tu/


DaianeDeSa1

Qual a diferenca em mange e manges?


Dezo_

A diferença é a conjugação verbal:

FRANCÊS PORTUGUÊS
Je mange Eu como
Tu manges Tu comes/Você come
Il/Elle mange Ele/Ela come
Nous mangeons Nós comemos
Vous mangez Vós comeis/Vocês comem
Ils/Elles mangent Eles/Elas comem

RapouserGa

Em outras perguntas voce usa o tu como tu e n como vc q saco


Paulo153065

A lingua Portuguesa do Brasil não quer usar o "TU" de Portugal, mas tem de usar o "TU" Francês e o "TU" Italiano e ainda o "DU" Alemão..

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.