"Quelles chaussures ?"

Tradução:Quais sapatos?

March 25, 2015

12 Comentários


RaulDarelli

qual a diferença entre lesquelles e quelles ?? e onde devo usar cada uma ??

August 5, 2015

Mario_Cesar

A principal diferença é com relação ao uso. Quel/quelle/quels/quelles são pronomes relativos que podem assumir função adjetiva, ou seja, são seguidos de substantivos: quel manteau/quelle robe.

Lequel/laquelle/lesquels/lesquelles são pronomes relativos com função substantiva, ou seja, são exercem função de sujeito da oração. Além disso lequel/laquelle é usada apenas quando se está diante de um número conhecido ou determinado de possibidades do sujeito.

Exemplo: Ton chapeau est lequel? Le rouge ou le noir. Seu chapeu é qual? O vermelho ou o preto.

Lesquelles sont vos robes? Quais (entre estes que estamos vendo) são os seus vestidos?

Atenção: Quando não é conhecido a priore as possibilidades, o pronome a ser utilizado é o quel/quelle.

Exemplo: Quel é ton nom? Qual é o seu nome? (existem muitas possibilidades)

Dans cette liste, lequel é ton nom? Nessa lista, qual é o seu nome? (a lista tem um número finito de nomes)

August 7, 2015

EloizaPinheiro

Muito esclarecedorasuas explicações, Mario_cesar. Merci beaucoup

February 3, 2016

RaulDarelli

merci :)

August 20, 2015

antlane

mas com algumas impropriedades: quel e lequel não são pronomes relativos. São pronomes indefinidos usados como pronomes interrogativos. Quel e seus derivados são pronomes adjetivos, isto é, acompanham um substantivo: quel cheval? = qual cavalo? Lequel é pronome substantivo, isto é, vem sempre sozinho, não acompanha um substantivo - Lequel est ton cheval? Observe que pode perguntar: Quel est ton cheval = Qual é teu cavalo? e Lequel est ton cheval? = Qual deles é teu cavalo. Então, lequel serve para uma escolha.

July 12, 2017

choracavaco

Seu comentário, que não segue imediatamente o de Mário César, diz textualmente: "quel e lesquels não são pronomes relativos". Essa afirmação, definitiva, sem qualquer precisão ou ressalva (teria sido tão simples evitar qualquer dúvida acrescentando "nos exemplos dados acima"), está errada. Foi a esse erro que achei necessário trazer uma retificação.

Agora, relendo seu texto, me dou conta de outra afirmação que, pela mesma falta de nuance, também é falsa em si: "Lequel é pronome substantivo, isto é, vem sempre sozinho, não acompanha um substantivo". Acontece que "lequel" também desempenha função de adjetivo, como neste exemplo tirado do dicionário Larousse:

Le ministre reçut les délégués, lequel ministre n'était pas au courant du problème.

Resumindo, e recomendando aos mais interessados irem verificar na fonte que vou sugerir, "lequel" (e suas flexões) pode ser:

De resto, em todos os exemplos, inclusive os seus, "lequel" e "lesquelles" são pronomes interrogativos.

September 25, 2017

antlane

o professor me corrige até coisas que não abranjo, como o exemplo de lequel como pronome relativo; eu quero apenas comentar os comentários e espero que Mário tenha me entendido. E meu comentário seguiu sim o dele, é só ter boa vontade para ver os degraus, né?

September 25, 2017

antlane

e vejo que ganhei um negativo pelo que eu disse. Meu comentário se restringiu ao que Mário César disse acima. Então, você confirma que lequel e lesquelles são pronomes relativos nos exemplos que ele deu?

September 25, 2017

stmleandro

Muito complicado pronunciar "chaussures". Alguém tem alguma dica?

November 2, 2016

israelssantanna

Ouça no forvo: https://pt.forvo.com/word/chaussures/ Lá também tem a notação fonética ( ʃo.syʁ ), caso você conheça essa notação, ajuda bastante na hora de aprender a pronunciar.

March 17, 2017

Aricia40156

Acabei de usar esse site pra tentar falar "propre" mas é impossível aprender esse "R" hehehe

August 14, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.