1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "J'aime les robes."

"J'aime les robes."

Tradução:Eu amo vestidos.

March 25, 2015

25 Comentários


gui17lherme

como saber se a frase esta em plural? quando ela e pronunciada já que o S no final não se pronuncia


Australis

Nesse caso dá pra saber se a frase está no plural ou não pelo som do artigo: "J'aime la robe" / "J'aime les robes". No caso do artigo masculino ("le") também dá mas a diferença é mais sutil: "le" (http://pt.forvo.com/word/le/#fr) vs. "les" (http://pt.forvo.com/word/les/#fr).


marcia619406

Estou na duvida quanto ao plural. A pronúncia parece ser a mesma.


Australis

Para diferenciarmos o singular do plural em francês devemos focar na diferença de pronúncia dos determinantes (artigos - 'le' vs. les', 'un' vs. 'des' etc -, adjetivos demonstrativos/possessivos - 'mon' vs. 'mes', 'ce' vs. 'ces' etc -, numerais) e das conjugações verbais ("il est" vs. "ils sont", "elle habite" = 'élabit' vs. "elles habitent" = 'élzabit' etc). Em alguns casos, mesmo com esses indicativos, somente o contexto pode esclarecer a dúvida.

Nessa frase específica, como o substantivo é feminino, é mais fácil de diferenciar porque o som do artigo é bem diferente no singular e no plural:

Se o substantivo for masculino, a diferença também existe mas é mais sutil:

Essa diferença no masculino citada acima se repete com outros determinantes: "ce" (pronunciado 'sâ') vs. "ces" ('sê'), "de" ('dâ') vs. "des" ('dê') etc.


Caio-Amaral

Como seria "Eu gostei dos vestidos" em francês?


Australis

"J'ai aimé les robes".


Paulo998274

Precisa voltar a pôr o 'ai' de novo? Acho que 9 correto seria "J'aimé les robes".


Australis

Precisa do "ai", sim, porque o equivalente francês do pretérito perfeito é o passé composé, um tempo composto (que é formado por dois verbos). Para formá-lo você deve usar um verbo auxiliar ("avoir" nesse caso) conjugado no présent de l'indicatif e um outro verbo no particípio passado ("aimé", do verbo "aimer"). Portanto, "eu gostei" = "j'ai aimé".


Biel49221

Eu acho que o correto é "j'aime les robes"


EdgarMarti902418

"les robes" não teria de ser "os vestidos"? Falta o artigo.


Australis

Como em francês não se pode construir essa frase de nenhuma outra forma que não seja com o artigo definido, várias traduções em português são possíveis: "eu amo vestidos", "eu gosto de vestidos" (sem artigo e generalizado), "eu amo os vestidos", "eu gosto dos vestidos" (com artigo e específico).


Paulo998274

E está presente o artigo. "Les" (os) robes (vestidos).


BoboAlegre

Por quê a resposta "eu amo o vestido" esta errada?


Australis

Porque "o vestido" é singular e a frase francesa usa o plural ("les robes"). "Eu amo o vestido" = "j'aime la robe".


mariasilva894343

Acho que minha resposta teria que ser aceita. Qual diferença de eu gosto de vestidos p eu dos vestidos, apenas um s


Artur110541

Como diferenciar se ele gosta de vestidos específicos ou de vestidos em geral se os dois traduzem para "j'aime les robes"?


Australis

Só pelo contexto.


Natalia982616

Por que é la robe singulas e les robes plural? Nao existe "las"? Plural fica masculino?


Australis

No plural só existe um artigo definido: "les". As demais palavras fazem acordo de gênero normalmente:

  • "Le manteau noir" - "les manteaux noirs";
  • "La robe noire" - "les robes noires".

"Las" em francês é um adjetivo, significa "farto", "cansado": "je suis las de ce bruit" = "estou farto/cansado desse barulho".


Guilherme_H

Por que é J'aime e não Je aime?


Australis

Porque o pronome "je" obrigatoriamente tem sua vogal final substituída por um apóstrofo quando a conjugação verbal que aparece em seguida começa com vogal ou H mudo. O nome desse fenômeno é elisão e ele ocorre com as seguintes partículas:

  • os artigos "la" e "le";

  • os pronomes "je", "ce", "me", "te", "se", "la" e "le" (os dois últimos não elidem no modo imperativo e "je" e "ce" não elidem em inversão);

  • as preposições "de" (e derivados, como os artigos partitivos) e "jusque";

  • as conjunções "que" (e derivados, como "parce que") e "si" (essa última somente antes de "il(s)");

  • o advérbio de negação "ne".

Também há muitas palavras que impedem a elisão, como as que começam com consoante e H aspirado, "oui" e "onze", e palavras que só elidem em expressões fixas ("presque" em "presqu'île", "quelque" em "quelqu'un").


Eliet148739

como assim eu respondi Eu amo vestidos e deu errada ..e sua redposts aqui no comentarios esta. "eu amo vestidos "


GustavodeS220664

Aqui a unica tradução disponivel pra frase "J'aime les robes" era "Eu gosto de vestido", sendo que a correta era "Eu gosto de(os) vestidos"


SniaDesign1

Eu gosto de vestidos. Resposta aceita!

Conversas Relacionadas

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.