"Vos gros chiens boivent."

Tradução:Seus grandes cachorros bebem.

3 anos atrás

23 Comentários


LauraSLS

A frase nao faz muito sentido. Podia ser boivent de l`eau

3 anos atrás

xCCosta

Se gros pode ser tanto grande quanto gordo, por que quando eu traduzo como gordo está errado? Ué

3 anos atrás

Raindal1

Eu botei "seus cachorros gordos estão bebendo" e ele aceitou

3 anos atrás

vicc_walker

Sei que aqui não é a unidade de adjetivos, mas em francês o adjetivo é anteposto ou posposto ao substantivo? Aqui veio antes e em várias outras frases, depois. É opcional como a maioria dos adj em português?

2 anos atrás

JoyceCrist873518

Coloquei Teus e não foi... é diferente em francês?

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

"Teus" refere-se a "tu", que é de uso informal. "Vos" refere-se a "vous", que é de uso formal no singular (o senhor/a senhora), ou de uso formal/informal no plural (vocês).

No caso, em se tratando de singular formal, não seria possível usar "teus", deveria ser usado "seus", que é o possessivo que concorda com "o senhor/a senhora" (os pronomes de tratamento concordam com a 3ª pessoa em português).

Da mesma forma, em se tratando de plural formal/informal, o possessivo seria "seus", já que estaríamos falando de "vocês".

Outro uso seria "vossos", mas este está em completo desuso no Brasil, mas é aceito pelo Duolingo.

8 meses atrás

MariaCarvalho55

qual a diferença entre Ses e Vos..... Se são possessivos plurais, não entendi como vou diferenciar a 2º pessoa do singular - plural da 2º pessoa do plural -plural????????

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

Para deixar tudo mais claro, aqui vai a lista dos possessivos:

  • Mon/ma/mes: meu/minha/meus/minhas (sem problemas);

  • Ton/ta/tes: teu/tua/teus/tuas -> ao ser traduzido do FR para o PT, é possível usar "seu/sua/seus/suas", já que no Brasil usamos "você", que acompanha esses possessivos;

  • Son/sa/ses: seu/sua/seus/suas -> geralmente são traduzidos como "dele/dela" para não criar confusão com o uso de "seu/sua/seus/suas" que damos a "você". Esses possessivos em francês SOMENTE se referem à 3ª pessoa, DE QUEM se fala, e NUNCA poderão ser usados para se referir à pessoa COM QUEM se fala.

  • Notre/nos: nosso/nossa/nossos/nossas (sem problemas);

  • Votre/vos: vosso/vossa/vossos/vossas (arcaico no Brasil), então na tradução são usamos "seu/sua/seus/suas" porque usamos "vocês" em substituição a "vós".

  • Leur/leurs: seu/sua/seus/suas -> geralmente são traduzidos como "deles/delas" para não criar confusão uso de "seu/sua/seus/suas" que damos a "vocês".

No presente exercício, em "Vos gros chiens boivent", "vos" refere-se à pessoa COM QUEM falamos, que no Brasil seria "vocês" (plural), ou "o senhor/a senhora" se for tratamento respeitoso. De qualquer forma, o possessivo usado seria "seus", ou poderia ser "Os cachorros gordos de vocês" (plural) e "Os cachorros gordos do senhor/da senhora" (singular formal).

8 meses atrás

AnaLuciaMoraes0

Merci, Dezo_!

Bonne nuit!

3 meses atrás

Gui.Purri2

"grand" tem flexão de gênero e número, grand/grande/grands/grandes, e gros é o mesmo para todos?

2 anos atrás

PierreDuar

Que M de frase.

2 anos atrás

FiuzaFK

Traduzi como "cachorros grandes" e o duolingo disse que errei, porque o correto seria "grandes cachorros".

2 anos atrás

VanessaSou408398

Nunca vi essa escrita"Vos gros"?

1 ano atrás

VanessaSou408398

Oque significa?

1 ano atrás

VanessaSou408398

Genrte não é pra gente falar

1 ano atrás

Natascia123680

"vos" é o possessivo da segunda pessoa do plural, então a tradução tinha que ser "vosso", não "teu" e muito menos "seu", que foi o considerado correto nessa pergunta.

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

"Seu" é considerado correto porque no Brasil o uso de "vós" e seus possessivos é algo arcaico. Usamos em substituição "vocês", que é pronome de tratamento e acompanha o possessivo "seu", já que os pronomes de tratamento tem relação com a 3ª pessoa.

"Vosso" seria uma tradução mais tradicional, porém igualmente validada pelo Duolingo.

8 meses atrás

flvcst
flvcst

Na terceira pessoa do singular, o possessivo varia apenas com o gênero do substantivo? Por exemplo, o correto seria "sa ceinture", ainda que o dono do cinto a que me refiro seja do gênero maculino? Ou deve ser "son ceinture"?

6 meses atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

Da mesma forma que os possessivos "seu/sua" em português, os possessivos "son/sa/ses" variam em gênero e número de acordo com o substantivo que acompanham, e não a pessoa que possui. "Ceinture" é substantivo feminino, portanto, "sa ceinture", independentemente de quem seja o dono.

Só lembrando que em francês os possessivos "son/sa/ses" referem-se exclusivamente à pessoa DE QUEM se fala (il/elle), ao contrário de "seu/sua" do português que podem gerar confusão porque também se referem à pessoa COM QUEM se fala (você).

6 meses atrás

flvcst
flvcst

Certo. Muito obrigado, meu caro

6 meses atrás

PereiraAntonio
PereiraAntonio

Vos = vosso (segunda pessoa do plural) que é um tempo verbal existente em português, mas a maioria das pessoas não sabe usar.

1 ano atrás

BeatrizCar701547

Não havim passado "gros" antes

3 anos atrás

ELIBETHINHA4850
ELIBETHINHA4850

Só para entender e, daqui em diante, responder minhas frases de maneira correta: "gros", não é adjetivo masculino singular? Se sim, como pode combinar com o substantivo e verbo, que se encontram no plural: chiens boivent?

2 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.