O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"J'y vais."

Tradução:Eu vou lá.

3 anos atrás

34 Comentários


danielgg999
danielgg999

"J'y vais" não deveria ser "Eu vou lá", devido a existência do "y"?

3 anos atrás

Rodrigofpaiva

Não o Y não tem tradução em português e não significa lá. Ele substitui lugar a frase deveria ser mais completa. Ex: Paul vas à Paris? Oui, il y va. O Y substituiu o lugar onde ele vai à Paris.

3 anos atrás

Morais514262

O lá indica o lugar, tal como o y em francês. Dependendo do contexto, você está em contradição consigo mesmo.

2 anos atrás

ojulianogomez

Tanto que "Eu vou lá" agora é aceito pelo Duolingo.

1 ano atrás

JuliaCompan
JuliaCompan

Como o "do" no inglês? Exemplo: Do you like to play the guitar? Yes, I do.

1 ano atrás

Apexpredator666
Apexpredator666

Vamos ver este exemplo: -Aimez-vous jouer de la guitare? -Oui, j'en aime. Pelo que sei, o "en" é usado como uma partícula para respostas a perguntas com certos verbos, sendo assim o mais próximo do "do" em inglês. .

1 ano atrás

annaritama562896

ta phrase n'est pas correcte ! dans ce cas là on ne dirait pas "oui j'en aime"...

6 meses atrás

agregolin1

Quando vou fazer a pergunta, falar "Vais-Paul à Paris?" está certo?

1 ano atrás

Australis
Australis

Não, primeiro porque a inversão só pode ocorrer entre um verbo e um pronome, e "Paul" é um nome próprio, e segundo porque "vais" é a conjugação da primeira pessoa do singular ("je") e a sua frase está na terceira pessoa do singular ("il"). O correto seria dizer "Paul va-t-il à Paris ?". Esse "-t-" é para evitar o encontro vocálico.

1 ano atrás

marie.lucie

sim, o y substitui um advérbio de lugar

3 anos atrás

YuriMnc
YuriMnc

Uma outra ajuda: foi dito aqui que o y substitui um advérbio de lugar. Até aí tudo bem, deu para entender perfeitamente. Acontece que esses dias eu peguei um livro de aforismos do Joaquim Nabuco, escrito em francês, em que ele usa o pronome ''y'', mas não consigo entender a sua função na frase, já que não tem um advérbio de lugar (eu acho). A frase é essa:

Le positivisme se dit la religion de L'humanité, mais le christianisme est déjà depuis deux mille ans cette religion-lá, puisque Dieu lui-même y meurt pour l'homme. ''Ecce homo'' peut être sa devise.

Alguém poderia ajudar?

3 anos atrás

GilDuca
GilDuca

Bonjour Yuri. «...puisque Dieu lui-même y meurt pour l'homme.» = "...já que o próprio Deus morreu lá para o homem." LÁ é um lugar figurativo. O « y » substitui a religião, um lugar metafórico. 2015-09-16

3 anos atrás

Luciana4321

Gostaria de lhe ajudar mas preciso antes de um transplante de cerebro

1 ano atrás

Paula537731

Kkkk Quando você conseguir me indica porque também estou precisando

8 meses atrás

Isabel__Isabel
Isabel__Isabel

Desculpem perguntar isso aqui mas eu já abri o duolingo em vários navegadores (Edge, Chrome, Firefox...) e as "aulas"/dicas e observações no curso de francês raramente aparecem...só em 3 ou 4 unidades que eu completei até agora, essas dicas apareceram...por exemplo na unidade das perguntas e nesta unidade essas dicas não me aparecem e eu fiquei na dúvida se elas realmente não existem no duolingo ou se, simplesmente, elas não sao apresentadas...Alguem com o mesmo "problema"? P.S. eu pergunto pois, por exemplo, o curso de inglês tem muitas dicas e estranhei não ver isso no curso de francês...Obrigada

1 ano atrás

Raphael617622

Problemas na internet, eu acho. Não sei ajudar mais que isso, sorry. =(

5 meses atrás

gui17lherme

pra que serve o "Y"?

3 anos atrás

luizvitorio
luizvitorio

Leia a resposta do Gabriel1897 ao JunioCoelho

3 anos atrás

redfox032

Ok. Mas isto deveria vir explicitado em algum lugar no material. Jogar assim, sem explicação não cumpre o papel de ensinar.

3 anos atrás

LeandroGallina

De acordo. Tem algumas lições onde aparecem "Dicas & Observações", onde esse tipo de explicação aparece. Acho que nesta lição ficou faltando a explicação do y.

3 anos atrás

Vieira64
Vieira64

O "y" significa "lá" ou aí: Respondi; Eu vou aí e não aceitou. Depois indica que a tradução correta é : EU VOU. Agora venho aqui comentar e vejo nova versão: Eu vou lá.

VOU DAR AQUI UM EXEMPLO para demonstrar que Y pode significar"aí" ou " lá": Est-ce que tu vas demain à l'école: Oui, j'y vais. Vais à escola amanhã? Sim, vou lá Ambos os interlocutores estão a falar no mesmo local e afastados da escola.

Agora vejam outro exemplo: Est-ce que tu viens chez-moi aujourd'hui? Oui, j'y vais. Vens à minha hoje? Sim, eu vou aí. Aqui os interlocutores estão afastados um do outro. Um está na sua casa e o outro vai visitá-lo.

Dá para ver a diferença?

1 ano atrás

Je.Suis.Napoleon
Je.Suis.Napoleon

tb quero saber. Achei desnecessário.

3 anos atrás

Gabriel1897

"A função desse pronome é evitar a repetição de um complemento de lugar. Por exemplo:

  • Vous allez au cinema le samedi ou le dimanche? (Você vai ao cinema no sábado ou no domingo?)
  • J'y vais le samedi. (Eu vou no sábado.)

No caso, o pronome y substituiu au cinéma, evitando sua repetição na resposta."

Fonte: http://www.aprendendofrances.com/2010/07/hoje-estudaremos-o-pronome-y-que.html

3 anos atrás

JulisMSCosta

Gabriel, dizer so "Je vais" seria errado, ou só uma resposta incompleta? Em português é comum dizermos apenas "Eu vou" e a resposta fica compreendida. Obrigada!

3 anos atrás

GilDuca
GilDuca

Bonjour JulisMS. É necesário o « y » porque em francês o verbo "ir" precisa um lugar onde atuar a ação. « J'y vais.» = Eu vou (ao lugar, sítio, local, zona, fora, banho, escola, quarto, porta...). Não é necesário explicar onde está o « y », o contexto basta para saber. Además, é outra forma de despedir-se. Então, eu me vou embora = « J'y vais.» 2015-06-13

3 anos atrás

[conta desativada]

    Positivo, em Portugal se usa dizer eu lá vou ou eu me vou, perfeito.

    3 anos atrás

Claudio_Resende
    Claudio_Resende

    Merci outra vez, GilDuca! Nada como ter um 'nativo' para nos ajudar a compreender melhor o idioma!

    2 anos atrás

LourdesVie15

    Je m'en vais esta correto?

    1 ano atrás

welling89

    Eu vou. Só? OU Eu vou lá. OU Eu vou. Não precisa "predicado"?

    3 anos atrás

Paola_Monteiro

    Neste caso poderia ser LÁ em português, certo? Pois costumamos falar "Eu vou lá no sábado" para não repetir "ao cinema".

    3 anos atrás

EzequiasLR

    Alguém me corrige se eu estiver errado mas parece quando em inglês respondemos "I do", só que especifico p/ lugares?

    2 anos atrás

CQCS
    CQCS

    Lá vou eu, por que não?

    5 dias atrás

cris855338

    Poderia ser..." Je vais"?

    2 anos atrás

andregraes
    andregraes

    Leia os comentários anteriores para não repetir perguntas.

    2 anos atrás