"Ça va ?"

Tradução:Como vai?

3 anos atrás

40 Comentários


linnegut.

Ça va significa Como vai ou Tudo bem?

3 anos atrás

JessicaRRamos

Os dois, depende apenas da aplicação. Numa pergunta significa "Como vai?" e em uma resposta torna-se "Tudo bem".

P: Salut, Ça va? (Oi, como vai?)

R: Ça va! (Tudo bem/Vai bem)

3 anos atrás

sandynogueira

Quando clicamos nas duas palavras mostra uma mesma tradução, no entanto, "va" é verbo. Essa expressão pode ser encontrada separada? Qual seria necessariamente a tradução de "Ça"? Obrigada!

2 anos atrás

Ana486400

Ça va signica Como vai

4 dias atrás

LuizCarlos766715

No tempo outras pessoas vão aprendendo

1 ano atrás

iWiivel

Não entendi as palavras separadas, o que é ça, e va? Ça é tudo, e Va é bem?

3 anos atrás

JessicaRRamos

Ça va literalmente significa "isso vai", mas é uma expressão muito usada na linguagem informal, tendo neste sentido o significado de "Como vai?" em perguntas e "Vai bem" em respostas.

P: "Salut, Ça va?"

R: "Ça va!"

3 anos atrás

CarlosJJMM

ÇA VA é uma forma sincopada, ou seja, simplificada pelo uso. Ex.: A forma de se cumprimentar alguém em português é: Como vai você? Porém, nós só usamos "como vai?" e subtraímos o VOCÊ. Em muitas línguas e, inclusive no francês, também se faz isso. A forma completa usada no passado era: "Comment ça va?" ou Comment est votre santé? Como está você? ou Como está sua saúde? Substituída no dia-a-dia apenas por ÇA VA? Em inglês o equivalente antigo é o "How are you doing? e que hoje em dia se usa apenas "How are you?

3 anos atrás

JessicaRRamos

Muito interessante!

3 anos atrás

YuriBarbos764642

Obrigado pela explicação, estava em duvida sobre isso

1 ano atrás

Caio-Amaral

"Comment ça va" e "ça va" significam o mesmo?

3 anos atrás

Generrique

Sim, só que o primeiro é usado numa linguagem mais formal. (Comment ça va? = Ça va?)

3 anos atrás

vitorGabri1722

Como assim mano

1 ano atrás

pedrojuan61

Como vai (você) ? E, em alguns estados brasileiros diria-se. Como vais (tu) ? As duas formas de tradução deveriam ser consideradas corretas, ok?

3 anos atrás

ruama_semtempo
Mod

Sim, é correto também. Reportem para que essa resposta seja aceita.

O verbo aller está conjugado na terceira pessoa do singular não porque se refere a você (até porque, para dizer você em francês, se usa tu ou vous, cuja concordância é com a segunda pessoa), mas sim porque ça é pronome indefinido e, com pronomes assim, a concordância é sempre na terceira pessoa do singular.

2 anos atrás

Floripa35

Não, porque o tu tem conjugação vas e o você va. A expressão ça va significa tudo bem ou como vai. Se vc fosse usar o tu teria que dizer comment vas-tu? mas o usual é ça va. Não dá pra regionalizar o português associando igualmente ao francês. Há coisas que tem-se que simplesmente aceitar porque nem sempre é ao pé da letra. Sou catarinense e usamos o tu, mas nessa situação dizemos também: tudo bem? nem aqui é usual o Como vais?

3 anos atrás

RaianeRezende

"ça" se pronuncia como "sa" ou "sé"?

3 anos atrás

games543

Como Sa.

3 anos atrás

Emerson.Jr07

Não aceitou "vai bem"

3 anos atrás

siqueira.dj

A tradução da frase está como interrogação, então ela deve ser como "Como vai?" ou "Como está?". A tradução "Vai bem" seria uma resposta e não uma pergunta, conforme responderam alguns amigos aqui acima.

"Bonjour! Ça va?" (Bom dia! Como está?/Como vai?)

"Ça va" (Vou bem/Estou bem).

2 anos atrás

Pevez

Ça va não pode significar em portugues algo equivalente à "e ai?"

3 anos atrás

linnegut.

"E aí?" acho que corresponderia mais para "quoi de neuf?"

1 ano atrás

AdilsonCos4

Sã ou Sâ?

3 anos atrás

games543

Ça tem som de Ça do Português.

O som da vogal é aberto: Ça = "Ssá".

3 anos atrás

games543

É muito estranha essa expressão, tentei usar com um dos meus amigos franceses (Ça va ?) e respondeu Oui (Sim)??? Por quê?

2 anos atrás

choracavaco

Na pergunta francesa não há palavra equivalente a "como", ela não requer explicação, apenas sim ou não como resposta: --Tudo bem? --Sim, tudo bem.

1 ano atrás

games543

Sim, se você ver meu comentário mais abaixo eu tirei a mesma conclusão. Mas, obrigado por tentar ajudar!

1 ano atrás

Adailolinosilva

simplis ,po que tb pode ser usado como resposta,da mesma pergunta.

2 anos atrás

games543

Moi: Salut ! Ça va ? (Oi! Como vai?)
Mon ami: Oui et toi ? (Sim e você?)

Ou seja: eu comecei com a pergunta "como vai você?", por isso, o meu Ça va não foi uma resposta. Nesse contexto, eu queria entender por que da resposta ser "Oui", que quer dizer "Sim", portantoi, acho que Ça va teria sido compreendido como "Tudo bem?" e não como "Como vai?".

2 anos atrás

Klauwts

Sim seu amigo entendeu " oi, tudo bem? " E respondeu " sim e você?" E está correto.

2 semanas atrás

Klauwts

Pra ele entender " como vai você" você teria que falar a frase completa comment ça va , dai ele provavelmente responderia" ça va bien et toi?

2 semanas atrás

AjBastio

Como estás? ou Como está?

2 anos atrás

guoli87

"Ça Va ?" serve também para o plural? Caso eu encontre ou seja apresentado a mais de uma pessoa ao mesmo tempo, diria, informalmente, aqui no Brasil: "Como vão?" ou "Como estão?". E na França, como seria?

2 anos atrás

JessicaRRamos

No caso do Ça va, é usado tanto para uma pessoa quanto um grupo de pessoas.

2 anos atrás

btwdeeh

Lembrando que essa é uma forma informal de perguntar se a pessoa está bem. Usem apenas com pessoas próximas.

1 ano atrás

AndreaLyra1

como está?

1 ano atrás

Beatriz941770

Eu nao entendi porque ça va e -tudo bem porisso eu não entendi

11 meses atrás

MiguelRibe546638

Merci

5 meses atrás

francileyv

Valeu, ajudaram muito

4 meses atrás

Marihssilva

ça va?

3 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.