1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Je suis célibataire."

"Je suis célibataire."

Tradução:Eu sou solteiro.

March 28, 2015

20 Comentários


orleigar

Entendo que a tradução de "célibataire" como celibatário também deve ser aceita como correta, posto que é uma palavra existente em português, significando aqueles que não casam, isto é, são solteiros.


DjaildoQuaresma

Solteiro e celibatário são coisas bem diferentes.


choracavaco

Não são, não:

celibatário

  1. Que não se casou; SOLTEIRO

  2. Em que não houve casamento (vida celibatária).

http://www.aulete.com.br/Celibatário


Breno_Cruz

Na definição são a mesma coisa, porém em português corrente celibatário carrega um sentido de interdição, sendo que o solteiro soa algo como alguém que escolheu não casar ou não quis, e celibatário geralmente remete à algo imposto. De qualquer forma o app poderia criar explicações no exercício para sanar essas dúvidas


LucasGois4

Complementando o que você disse: "Solteiro" soa como algo até de certa forma momentâneo na maioria dos casos, já "celibatário" soa como algo permanente, uma escolha que a pessoa fez para o resto da vida.


Carlos-M.-Lino

Eu não diria "imposição", mas "juramento", afinal o voto do celibato é uma escolha. Escolha daqueles que, estando conformes com a doutrina de sua religião, tornam-se sacerdotes. Neste sentido, a palavra "celibato = solteiro" está genuinamente em seu sentido puro mesmo.


dZDIWnJ6

celibatário é aquele que faz promessa de nunca se casar, e viver toda a sua vida solteiro. Solteiro é aquele que ainda não casou mas não tem espírito de celibatário. Talvez se case amanhã....


Katia.Val

Por favor me explique sobre os generos de Celibataire que é empregado aqui, tanto para o generos feminino e masculino? Assim como o adjetivo tranquile?


GilDuca

Bonjour Katia... A maioria dos adjetivos que terminam em "e" são neutros. Ele é solteiro, ela é única. Ele / ela é jovem. Ele / ela é sábia. = La majorité des adjectifs qui finissent par "e" sont neutres. Il est célibataire, elle est célibataire. Il/elle est jeune. Il/elle est sage. 2015-09-21


PHScanes

Solteiro / solteira

Sábio / sábía


Katia.Val

Merci, sage M.Duchesneau!


GilDuca

No meu caso, a sabedoria vem com a idade. 2015-09-23


Junior_Brasilia

Agradeça pela sabedoria que vem com a idade, M. Duchesneau! Vejo muitos casos de pessoas que parecem regredir com a idade, hehehe


AAD.007

Também pode ser: "Eu sou solteiro"


ArturKrause1

Às vezes temos a mesma palavra significando coisas diferentes. Creio ser o caso de "célibataire". Agora, já que o site não aceita a tradução celibatário, como seria então esta palavra em francês?


PHScanes

Em português e em francês, celibatário tem o mesmo significado https://www.priberam.pt/dlpo/celibat%c3%a1rio... só que nós costumamos usar o sinônimo "solteiro" para referir qualquer pessoa que não esteja casada e "celibatário" para aquele que optou pela abstinência de sexo, o que leva ao contraditório "casamento celibatário", em que os cônjuges abdicam do sexo...


Mireille92564

En français, nous n'avons pas deux mots différents pour differencier un "célibataire volontaire" d'un "célibataire temporaire" par contre, pour parler du "voeu de célibat" (religieux), on parle d'abstinence - ou voeu d'abstinence.

Em francês, não temos duas palavras diferentes para diferenciar um "celibatário voluntário" de um "solteiro temporário", pelo contrário, para falar do "voto de celibato" (religioso), fala-se de'abstinência* - ou voto de abstinência.


caslusfilho

e como se diz celibatário (pessoa que fez voto de celibato) em francês?


JoaquimSoa1

o Duoprecisa de se atualizar! "celibatário" já há muito entrou no léxico português. É incompreensílel esta lacuna!

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.