"Je suis célibataire."

Tradução:Eu sou solteiro.

March 28, 2015

25 Comentários


Katia.Val

Por favor me explique sobre os generos de Celibataire que é empregado aqui, tanto para o generos feminino e masculino? Assim como o adjetivo tranquile?

August 27, 2015

GilDuca

Bonjour Katia... A maioria dos adjetivos que terminam em "e" são neutros. Ele é solteiro, ela é única. Ele / ela é jovem. Ele / ela é sábia. = La majorité des adjectifs qui finissent par "e" sont neutres. Il est célibataire, elle est célibataire. Il/elle est jeune. Il/elle est sage. 2015-09-21

September 21, 2015

PHScanes

Solteiro / solteira

Sábio / sábía

December 11, 2015

Katia.Val

Merci, sage M.Duchesneau!

September 23, 2015

GilDuca

No meu caso, a sabedoria vem com a idade. 2015-09-23

September 23, 2015

Junior_Brasilia

Agradeça pela sabedoria que vem com a idade, M. Duchesneau! Vejo muitos casos de pessoas que parecem regredir com a idade, hehehe

April 12, 2016

orleigar

Entendo que a tradução de "célibataire" como celibatário também deve ser aceita como correta, posto que é uma palavra existente em português, significando aqueles que não casam, isto é, são solteiros.

August 17, 2015

DjaildoQuaresma

Solteiro e celibatário são coisas bem diferentes.

April 22, 2016

choracavaco

Não são, não:

celibatário

  1. Que não se casou; SOLTEIRO

  2. Em que não houve casamento (vida celibatária).

http://www.aulete.com.br/Celibatário

November 3, 2017

Breno_Cruz

Na definição são a mesma coisa, porém em português corrente celibatário carrega um sentido de interdição, sendo que o solteiro soa algo como alguém que escolheu não casar ou não quis, e celibatário geralmente remete à algo imposto. De qualquer forma o app poderia criar explicações no exercício para sanar essas dúvidas

December 19, 2017

LucasGois4

Complementando o que você disse: "Solteiro" soa como algo até de certa forma momentâneo na maioria dos casos, já "celibatário" soa como algo permanente, uma escolha que a pessoa fez para o resto da vida.

December 31, 2017

AAD.007

Também pode ser: "Eu sou solteiro"

March 28, 2015

mmsegundo

Reporte.

May 28, 2015

ArturKrause1

Às vezes temos a mesma palavra significando coisas diferentes. Creio ser o caso de "célibataire". Agora, já que o site não aceita a tradução celibatário, como seria então esta palavra em francês?

September 4, 2016

PHScanes

Em português e em francês, celibatário tem o mesmo significado https://www.priberam.pt/dlpo/celibat%c3%a1rio... só que nós costumamos usar o sinônimo "solteiro" para referir qualquer pessoa que não esteja casada e "celibatário" para aquele que optou pela abstinência de sexo, o que leva ao contraditório "casamento celibatário", em que os cônjuges abdicam do sexo...

April 29, 2017

caslusfilho

e como se diz celibatário (pessoa que fez voto de celibato) em francês?

May 14, 2017

PHScanes

Veja o que eu escrevi em minhas duas respostas...

May 14, 2017

DarcyCostaSouto

Celibatário e solteiro, em português, são sinônimos.

July 23, 2015

mmsegundo

Podem até ter a mesma origem, mas atualmente não são usados como sinônimos. Solteiro é alguém que não casou, celibatário é mais associado a pessoas que optam por um estilo de vida sem sexo, podendo está casados ou não.

July 24, 2015

choracavaco

Fico curioso para saber de onde tanta gente (40, no momento em que escrevo) tirou essa falsa ideia. Certamente nem do Aulete nem do Priberam:

celibatário

  1. Que não se casou; SOLTEIRO

  2. Em que não houve casamento (vida celibatária).

http://www.aulete.com.br/Celibatário

ce·li·ba·to

substantivo masculino

  1. Estado ou condição do adulto que não é casado.

adjetivo

  1. [Pouco usado] Que não é casado. = CELIBATÁRIO, SOLTEIRO

https://www.priberam.pt/dlpo/celibato

November 3, 2017

compalmanel

Nem sequer em termos religiosos esse comentário é verdadeiro. Celibatário e solteiro são efectivamente sinónimos, ambos se referem alguém que não casou.

Não estamos a falar de eunuco ou assexuado.

August 23, 2016

DaniloCSilva

Diferenças entre português de Portugal e do Brasil. Aqui não são sinônimos.

February 20, 2018

JorgeBonatto

Desculpem, mas em português, celibatário e solteiro são sinônimos perfeitos

November 21, 2016

CrisGraaf

Talvez exista uma diferença regional, mas no Brasil, celibatário é alguém que optou por não praticar sexo, e solteiro é alguém que não está casado. Uma coisa independe da outra.

January 1, 2017

PHScanes

Vou concordar com você, porque é o que dizem os dicionários de Brasil e Portugal... mas no Brasil o entendimento é exclusivamente o que Cris colocou: aquele que optou por não praticar sexo...

adj. Característica de algo ou de alguém que não se casou; que se encontra solteiro; que possui uma certa idade, mas não pretende se casar; que possui o casamento interditado.
[Figurado] Em que não há proveito; infértil.
s.m.Indivíduo que não se casou; solteiro.
https://www.dicio.com.br/celibatario/

https://www.priberam.pt/dlpo/celibat%c3%a1rio

January 28, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.