1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Vous êtes parfait."

"Vous êtes parfait."

Tradução:O senhor é perfeito.

March 29, 2015

76 Comentários


viannafilipes

Usei "vós" para vous! Errei pq? Vous pode ser " você, vós"?


PHScanes

Vocês exigiria o plural parfaits


Mario_Cesar

Você não errou. O problema aí é que os moderadores até o momento não aceitam outras entradas que não seja a do português brasileiro. Como vós é usado, em quase toda a extensão territorial brasileira, em linguagem poética e literária, essa entrada não refletiria a 'realidade da língua' falada no Brasil. Mas é importante reportar isso. Sem dúvida vós é uma possibilidade.


giovannimelo3

Se você usa "vós" ao invés de "você" é necessário que utilize também o verbo flexionado. Então, o correto seria "você é" ou vós sois"


Mario_Cesar

Mas nesse caso não existe plural no adjetivo, logo a única tradução cabível seria 'você', posto que não estamos mais no tempo do Império.


luizvitorio

Se está correta a tradução, devemos reportar para ser adicionada a palavra/expressão.


Alviex

Vous = O senhor/ Vocês

Sério, essas palavras não parecem ter alguma relação. Por favor, alguém me corrija se eu estiver errado, abraços.


GilDuca

Bonjour Alex.

As três pessoas gramaticais francesas são: 1- JE = eu (singular) NOUS = nós (plural) ; 2- TU = tu e você (singular) VOUS = Vocês e vós (plural); 3- IL/ELLE = ele/ela (singular) ILS/ELLES = eles/elas (plural).

Além disso, o pronome « VOUS » (singular) é usado para se referir com deferência a um estranho, um chefe, uma pessoa em posição de autoridade. Então, é o equivalente de "o senhor / a senhora".

Finalmente, há um pronome singular que substitui um grupo. É "ON". É equivalente de "a gente".

Espero ter ajudado um pouco. 2015-08-08


Alviex

Ajudou sim! Obrigado GilDuca!


LyonJorgeC

Olá, poderia ser então a senhora??


Australis

Não porque o adjetivo ("parfait") é masculino. "A senhora é/está perfeita" = "vous êtes parfaite".


arturlua

merci pour l'information


JoErnildo

eu poderia utilizar nesta frase "est" ao invés do "êtes" como foi usado?


Australis

Não, a conjugação desse verbo nesse tempo verbal usada com "vous" é sempre "êtes", mesmo que o "vous" esteja sendo usado no singular.


Gih.Santos

Qual a diferença de tu para vous?


Australis

No singular, "vous" é sempre mais formal e usado com pessoas mais velhas, autoridades, professores, pessoas que você não conhece bem etc. Já "tu" é mais informal, usa-se com amigos próximos, crianças, família. No plural usa-se sempre "vous".


olindawbigaton

Além da questão formal, vós seria o plural de tu tu1 + tu2 +..... = vós, assim como você1 + você2 + .....= vocês.


LetciaBisp3

Por que "vós sois perfeito" está errado?


ruama_semtempo

Até onde eu sei, vós também é usado para singular formal, assim como vous, portanto não está errado, só é mais incomum. Além disso, em "Dicas e observações" da unidade "Básico 1", mostram vós como tradução de vous sem fazer restrições. Você pode reportar em outra oportunidade para que adicionem essa opção.


Jesus119837

Porque VÓS é plural, portanto, haveria de ser "vós sois perfeitos". Eu também errei: não me dei conta da condição do adjetivo em francês. :-(

No francês parece que o que indica que se trata de "senhor/senhora" (tratamento + formal) é o verbo aparentemente plural e o adjetivo no singular.

No português há uma situação parcialmente similar: enquanto "senhor/senhora" é a pessoa com quem se fala (2a. pess. do sing.) o verbo é flexionado como terceira pessoa do singular.


AndreAntunesV

Por que: "tu és perfeita" não está certo?


Australis

Porque o pronome "tu" em português é considerado informal, enquanto o pronome "vous" em francês é formal. Portanto "vous" só pode ser "você(s)", "o(s) senhor(es)" ou "a(s) senhora(s)" e para traduzirmos "tu és" para o francês só podemos usar "tu es".


GiovanniAn966012

Olá, coloquei a frase no feminino "Você está perfeita" e acusou erro. Há Algo na frase que indica que eu deveria ter usado o masculino?

Desde já agradeço pela resposta.


Australis

O adjetivo ("parfait") está no masculino singular. "Você é perfeita" = "vous êtes parfaite".


BilaCarneiro

a frase está correta assim: "Vós sois perfeito"


MrioNeves2

Como diferencia perfeito de perfeita?


Australis

"Perfeito" = "parfait", pronunciado 'parfé' (https://pt.forvo.com/word/parfait/#fr); "perfeita" = "parfaite", pronunciado 'parfét' (https://pt.forvo.com/word/parfaite/#fr).


TuannyModa

Vous não é 'você'? A unica opção era 'senhor'


Australis

"Vous", sem contexto, pode ser "você", "o senhor", "a senhora", "vós", "vocês", "os senhores" ou "as senhoras".

Nesta frase específica, "vous" pode ser "você", "o senhor" (se a conjugação for "é/está") ou "vós" (se a conjugação for "sois/estais").


rafa_so

Queria entender por que "senhor" coube e não tinha a opção de vocês...


Australis

Porque o pronome "vous" é extremamente versátil. Ele pode ser usado no singular formalmente ("o senhor", "a senhora" em pt-br ou "você" em pt-eu) ou no plural ("vocês", "os senhores", "as senhoras"). Por isso, pra saber a tradução correta, você precisa analisar a frase toda.

Perceba que o adjetivo usado aqui ("parfait") é masculino singular, portanto a tradução do pronome deve seguir esse padrão: "o senhor é perfeito", "você é perfeito". Para usar a tradução plural, o adjetivo precisa acompanhar: "vocês são perfeitos" = "vous êtes parfaits", "vocês são perfeitas" = "vous êtes parfaites".


Lorrana715075

Vous étes serve tanto para "o senhor ou a senhora" nao tem gênero. Entao porque se nao escolho o gênero que querem está errado?


Dezo_

Porque no caso específico desse exercício, o adjetivo parfait indica masculino e singular; o feminino é parfaite, com um -e a mais.


santjulli

Escrevi "Você é perfeito" e deu errado. Pq?


vitoria_99

Coloquei "vocês estão perfeitos" e não aceitou, mas qdo passo por cima da palavra é exatamente o que coloquei. Enfim "vous êtes" é plural ou não??


Mario_Cesar

"Vous êtes" pode significar tanto "você é/está" quanto "vocês são/estão". Se me dirijo a uma única pessoa significa "você é/está", se me dirijo a mais de uma pessoa significa "vocês são/estão". Como o adjetivo que compõe a frase é "parfait", cuja única tradução cabível nesse caso é 'perfeito'. As únicas traduções cabíveis são portanto:

  • Você é perfeito, ou
  • Você está perfeito.

Se uma palavra ou expressão podem assumir dois ou mais significados, os complementos que as acompanham determinarão os seus significados.


liene.mell

Como vamos saber quando o 'vous' é singular ou plural?


Mario_Cesar

Se você está ouvindo apenas o áudio, para essa frase é indistinguível. Na maioria dos casos, em questões oral-auditivas, a distinção é feita pelo contexto. Para os casos de distinção na escrita, basta observar os referenciadores do pronome, sejam eles adjetivos, demonstrativos, pronomes ou artigos.

  • Vous êtes celle qui va m'aider avec les enfants. /vuzét cél qui va mêdê avéc lê zãfã/
  • Vous êtes celles qui vont m'aider avec les enfants. /vuzét cél qui võ mêdê avéc lê zãfã/

Na primeira frase a distinção audível só é percebida nos verbos "va" e "vont", as demais palavras são pronunciadas igualmente. Na escrita é possível ver que o demonstrativo está no plural em uma das frases o que indica que 'vous' está no plural. A tradução de cada uma das frases é:

  • Você é aquela que me vai me ajudar com as crianças.
  • Vocês são aquelas que vão me ajudar com as crianças.

Bons estudos.


Maryventt

"Vous êtes parfait" pd ser "Você é perfeitA"?


Australis

Não e a razão para isso já foi explicada algumas vezes nesse tópico. "Você/a senhora é perfeita" = "vous êtes parfaite".


VLCharlie

Por que não pode "a senhora é perfeita"?


Australis

Porque o adjetivo ("parfait") é masculino ("perfeito").


Alessandro751701

Minha frase : vous êtes parfait. Resposta : O senhor é perfeito. Esta certo o contexto? !


Australis

Sim. O pronome francês "vous" no singular é sempre formal e, em português brasileiro, essa formalidade é expressa com os pronomes "o senhor" ou "a senhora".


Marcela938035

Por que aqui não é "senhora"?


Australis

Porque o adjetivo é masculino ("parfait").


MargusB

O adjetivo parfait é singular, o verbo está no plural pra concordar com o Vous, mas indicando que é uma só pessoa (formal, O senhor). Porque não posso traduzir como "Tu és perfeito"? Só pela formalidade?


Dezo_

Sim, o Duolingo não aceita a tradução de "vous" (FR) para "tu" (PT), porque o "tu" é informal.


Lucia901230

Como é 'a senhora'?


Dezo_

O pronome "vous" refere-se tanto ao masculino, quanto ao feminino, então pode ser traduzido tanto como "o senhor", quanto "a senhora". Nesse exercício especificamente, o adjetivo "parfait" indica que se trata de um homem, mas há casos em que pelo exercício escrito não há como saber. Ex.:

  • Aimeriez-vous un verre d'eau ?

Nessa frase, sem contexto, o "vous" pode representar tanto plural, quanto singular de cortesia, simplesmente não dá pra saber, então todas as traduções são possíveis ("você", "vocês", "vós", "o senhor/a senhora", "os senhores/as senhoras").


MargusB

Nessa frase do exercício, acrescente um E no final, parfaitE.


BrunaVidig

Eu escrevi a senhora a prefeita! É a mesma frase no femino, nao entendi o erro


Maria696768

Bruna o senhor é perfeito vous êtes parfait se fosse à senhora seria parfaitE. Também estou aprendendo mas estou certa nisso


MargusB

Arruma seu corretor automático, acredito que seja esse o problema. Prefeita?


Nat806196

Tenho uma dúvida. Posso usar "vous ête" tanto para masculino e tanto pra feminino? Vai depender do adjetivo que vem depois?


Australis

Sim, o pronome e a conjugação são os mesmos nesse caso. Você só percebe o número e o gênero pelo adjetivo.


Victoria329850

"Vous êtes" serve pro feminino também ( A senhora)? Grata


Dezo_

Sim, "vous êtes" pode ser usado no singular de cortesia ("você", "o senhor/a senhora"), ou no plural, seja formal ou informal ("vocês", "os senhores/as senhoras", "vós"). Porém, no caso desse exercício, o adjetivo "parfait" indica ser masculino e apenas uma pessoa, então "a senhora", no caso específico desse exercício, não é uma tradução válida.


MargusB

só se trocar o adjetivo, parfaitE, aí sim.


Lisandro_Guerra

Deveria aceitar a resposta: "Vós sois perfeito"


jvrojasluiz

Vós é pronome plural.

Vós sois perfeitos -> Vous êtes parfaits

Vós sois perfeitas -> Vous êtes parfaites


Lisandro_Guerra

Deveria aceitar "vós sois perfeito".


Morrisonrosa

Como "Vous êtes" é traduzido para "o senhor é"?


Dezo_

O vous é um pronome que pode ser usado de duas formas:

  • Singular: é forma respeitosa de tratamento, equivale a "o senhor/a senhora", "você";

  • Plural: usado para se dirigir a mais de uma pessoa, é tanto formal quanto informal, equivale a "vocês", "os senhores/as senhoras", "vós".


Ftima818053

Qual a diferença entre senhor e senhora? P favor? Obrigada


Australis

"Vous" pode ser traduzido para ambos, mas é preciso prestar atenção no contexto para determinar qual está mais correto. Aqui, o adjetivo usado é masculino singular ("parfait"), por isso somente "o senhor" é aceito como tradução. Para que "vous" seja traduzido para "a senhora", o adjetivo precisa ser feminino singular: "vous êtes parfaite".


IsabelMace840791

"A senhora é perfeita" também deveria ser uma opção de resposta correta!


Dezo_

Infelizmente, não deveria. O adjetivo parfait está no masculino, portanto, sua sugestão não pode ser considerada. A tradução por você apresentada equivale em francês a Vous êtes parfaite .


arturlua

então, nesse caso, como eu saberei que ele está se referindo a uma pessoa (O SENHOR)?


GegeoFofin

Porque quando apareceu "vous etês parfait" escrevi "o senhor é perfeito" e funcionou? Não seria "l' monsieur et parfait"?


Italo962302

Ppderia ser "O senhor perfeito" ?


JooCarlos764487

Escrevi "Vós sois perfeito" e o Duolingo não aceitou.


jvrojasluiz

Vós sois perfeitos -> Vous êtes parfaits

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.