1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Nous sommes jeudi."

"Nous sommes jeudi."

Tradução:Hoje é quinta-feira.

March 29, 2015

14 Comentários


magno.srb

Nunca escutei nenhum frances falando "nous sommes + dia da semana qualquer"


mmpf21

Está certo e é muito comum no francês, por mais que não falemos assim no português. Segue a mesma regra que falar "Nous sommes le 16 avril" e se utiliza também em perguntas, tal como "Quel jour sommes-nous aujourd'hui ?". Se você pensar, acontece algo parecido em "demain matin", que se traduzido literalmente para o português seria "amanhã manhã", quando o certo, para nós, é "amanhã de manhã". Espero ter ajudado :)


cristina191

Interessante. Obrigada por esclarecer.


PriSantaana

Estranha essa frase. Não seria "Aujourd'hui c'est jeudi"?


mmpf21

Ambas as frases estão certas :)


MarriConti

a melhor tradução não seria: "NÓS ESTAMOS NA QUINTA" ??????


ruama_semtempo

É a tradução mais ao pé da letra e que também soa natural em português, por isso eu concordo que é a resposta mais adequada.


YuriMnc

Poderia ter um ''dans lá'' antes de jeudi?


ruama_semtempo

Não, não se usa preposição e/ou artigo para anunciar o dia de hoje, quando se fala apenas o dia da semana. Quando inclui dia e mês, então o artigo le é acrescentado, como no exemplo dado "Nous sommes le 16 avril".


Mrio563750

Não poderia ser: Aujourd'hui c'est jeudi?


FranaNorma

Nous sommes é igual a nòs somos ou estamos ou é hoje?Fiquei atônita. Acertei por exclusão.


Dezo_

Significa "nós somos/estamos", mas aqui temos uma expressão idiomática. Ao dizer "Nous sommes + dia da semana" quer dizer "Hoje é + dia da semana".

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.