1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Les hommes et les femmes lis…

"Les hommes et les femmes lisent."

Tradução:Os homens e as mulheres leem.

March 30, 2015

29 Comentários


Australis

Segundo o novo acordo ortográfico essa conjugação não é mais acentuada.


JooCezarBa

Eu não sei pronunciar corretamente "et les". Vocês podem me ajudar a pronunciar corretamente?


Australis

A pronúncia é 'ê lê'.


LeandroGallina

Por que ocorre a pronúncia do S no meio de "Les hommes" mas não no meio de "hommes et"?


Australis

Porque a ligação entre "les" e "hommes" é obrigatória (artigo + substantivo) e a ligação entre "hommes" e "et" é opcional (após substantivo no plural) e provavelmente o Duo optou por não fazê-la.


LeandroGallina

Então a ligação é obrigatória entre pronomes e verbos ("Nous avons") e entre artigo e substantivo ("Les hommes")? E opcional no restante dos casos?


Australis

Ah, que bom seria se fosse simples assim, rs. Não, eu só citei alguns casos mesmo. Existem várias outras regras, nesse site (http://www.infoescola.com/frances/ligacoes-liaisons/) tem algumas.


AlanaCury

Não consigo acessar o link


LarissaRgomes9

Coloquei leem e diz q errei e q o certo seria leem. Vai entender....


VitorVanac

A pronuncia de lisent é "lissss" como diz o robô?


Australis

A pronúncia é [liz], com som de /z/.


Alex.R.Oliveira

E eu achava que era "lizon" ou "lizan".


ThiagoArmo1

Você acha isso, porque lisent muitas vezes vem acompanhado do artigo un ou une


BrunoRafaeI

Não é opcional, simplesmente a ligação não existe já que "et" é apenas uma vogal de ligação, tendo a função de uma subordinativa ai, ligando uma oração a outra, qual ao raciocínio do @Leandro segue nessa lógica sim... (pronome demonstrat. + numeral), (numeral + advérbio) , etc. Com a prática da leitura você ficará "expert".


DaviTerra

Tenho uma dúvida: na frase, o primeiro "Les" é pronunciado com o "s" no final, mas o segundo (antecedendo o "femmes") é dito como "le". Os dois devem ser pronunciados como "les" ou o segundo realmente tem que ser dito como "lê"?


Australis

A forma apresentada pelo Duo está correta. O 'S' de "les" só é pronunciado (com som de /z/) se o substantivo seguinte começar com vogal ou H mudo (como "hommes"). Se ele começar com consoante (como "femmes") ou H aspirado o 'S' é omitido na pronúncia: "les hommes et les femmes" = 'lê zom ê lê fam'.


DaviTerra

Muito obrigado!


SamuelLeit885468

Porque não é lisont a pronúncia de lisent, mas liss ?


Dezo_

A pronúncia é /liz/, com som de /z/ no final. A terminação -ent da 3ª pessoa do plural (ils/elles) não é pronunciado, mas o "t" final pode fazer a liaison se for o caso.


JooIago1

coloquei "leem" pra ultima "lisent" e considerando errado pq era "estao lendo" agr coloquei "estao lendo" pra "lisent" e consideraram ERRADO DE NOVO


BentoBarce

No singular e no plural correspondem a LISENT!


Dezo_

O singular é lit:

  • Il/Elle lit
  • Ils/Elles lisent

BentoBarce

Les é pronunciado PLÊS?


Gisa968947

Tenho muita dificuldade em saber quando o artigo/substantivo estão no plural, só sei pelo verbo. Nesse caso, como são dois sujeitos, fica mais dificil pra mim. Podem ajudar-me?


Dezo_

O artigo e a liaison permitem saber que se trata do plural nos dois elementos do sujeito:

  • L'homme (singular): /lóm/

  • Les hommes (plural): /lê.zóm/

  • La femme (singular): /lá fám/

  • Les femmes (plural): /lê fám/


GloriaaDeus12

_~ Para a pessoa conseguir aprende com mais facilidade, é só se esforssar e prestar atenção_~

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.