"Le gâteau est joli."

Tradução:O bolo é bonito.

March 30, 2015

14 Comentários


NayDutra2

Sinônimos NÃO são palavras com significado IDENTICO; são palavras com significado SIMILAR, mas sempre tem uma característica que diferencia em algum nível.

CASA: construção habitação. LAR: pode ser a casa, ou onde se cresceu, passou a infância, mas geralmente são as pessoas que vivem nela. Vc pode ter o lar em qualquer lugar.

BELO: bonito, agradável a vista. LINDO: muito belo, chama mais a atenção. MARAVILHOSO: surpreende de tão belo, fora do comum.

November 22, 2015

julianarei5

Bolo e torta não teriam a mesma tradução para gateau?

May 25, 2015

JaelSoares

Não sei no entendimento francês, mas no brasileiro "torta" difere de "bolo", não são sinônimos.

September 20, 2015

Emmanuely8

Não, torta seria mais " tartine” ( faz um belo tempo que eu não escrevo em françes, não me lembro se é assim que se escreve) mas a pronuncia esta correta

July 15, 2015

ruama_semtempo

Tartine é uma torrada com uma cobertura (uma salada ou um patê). Torta seria tarte, mas o Larousse mostra que na Suíça gâteau é sinônimo de tarte.

February 24, 2016

RicardoSiq156813

torta não é tourte?

January 19, 2019

ruama_semtempo

Pode ser tarte ou tourte (pelo menos, eu chamaria ambas de torta em português). Acho que a diferença é que tarte costuma ser doce e não e totalmente coberta por massa, já tourte costuma ser salgada e é completamente coberta por massa, como um empadão.

January 19, 2019

zico892816

Gateau nao poderia ser dito doce?

August 13, 2015

Dezo_

Não, "doce" é algo genérico, abrange diversas preparações, e é traduzido por "bonbon";

Já "bolo" é "gâteau" mesmo.

May 25, 2018

Doro675431

La tarte au citron meringuée est super bonne. Regarde ici: https://youtu.be/hUWK5YMUEtQ Bon appétit!

May 5, 2016

BeatrizLac267199

Como funciona o acento circunflexo ^ no francês?

April 15, 2019

Dezo_

De modo geral, há três funções, que podem ser cumulativas:

  • Marcar a pronúncia: muda a pronúncia do a, e e o:
  • ê: tem o som do "e" aberto (é), como nas palavras "belo" e "mulher". Ex.: fête /fét/; tête /tét/; même /mém/ etc.

  • ô: tem o som do "o" fechado (ô), como nas palavras "tolo" e "cachorro". Ex.: hôpital /ôpital/; tôt /tô/; le vôtre /lâ vôtrr/ etc.

  • â: o "a" sem acento é pronunciado igual o "a" da palavra "água"; o "a" com acento não tem pronúncia equivalente em português, é representado foneticamente pelo símbolo /ɑ/. A língua fica um pouco mais retraída para produzir esse som, seria mais ou menos como dizer "ó" (como na palavra "dó"), mas com a boca aberta para dizer "a". No francês moderno da França, a maioria das pessoas já não faz mais distinção entre esses dois sons, então na prática, tudo será pronunciado como o "a" de "água" e não haverá problemas de comunicação nesse sentido. Em outras variantes, como em Québec, a diferença de pronúncia persiste, mas nada que acarretará muitos problemas.

  • Marcar a perda de uma letra: o acento circunflexo marca a perda de uma letra que era pronunciada e deixou de ser ao longo do tempo. Compare com algumas palavras em português:
  • Bête -> Besta

  • Hôpital -> Hospital

  • Maître -> Mestre

  • Forêt -> Floresta

  • Château -> Castelo

  • Marca a diferença de duas palavras homófonas: quando duas palavras são pronunciadas da mesma forma, o acento circunflexo pode marcar a diferença entre elas. Ex.:
  • Sur (sobre) -> Sûr (certo)

  • Du (preposição "de" + artigo "le") -> Dû (particípio passado do verbo "devoir")

April 16, 2019

BeatrizLac267199

Obrigada! Foi muito esclarecedor!

April 20, 2019

PedroHenrique74

Qual diferença de joli, belle, beou?

May 19, 2019
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.