O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Elle lui montre les chaussures."

Tradução:Ela lhe mostra os sapatos.

3 anos atrás

19 Comentários


marie.lucie

A resposta está errada. O pronome "o" em português só poderia ser empregado para substituir o objeto direto (sapatos): Ela mostra os sapatos = ela os mostra. Ela mostra os sapatos a ele/ela = ela lhe mostra os sapatos.

3 anos atrás

mauridelegado

"Ela lhe mostra os sapatos". Essa é a tradução mais correta. "Ela mostra-o os sapatos" está totalmente incorreta! Não existe essa colocação nas regras da língua portuguesa..

3 anos atrás

dujardes

Ela mostra a ele os sapatos?

3 anos atrás

antonio_bruschi

Há alguma diferença em Francês em relação à pronomes? Exemplo: a/o e lhe

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_

Sim, da mesma forma que em português:

  • Objeto Direto: o, a, os, as -> le, la, les. Ex.: Il la regarde (Ele a olha); Elle l'aime (Ela o ama);

  • Objeto indireto: lhe, lhes -> lui, leur. Ex.: Il lui téléphone (Ele lhe telefona); Elle leur donne un cadeau (Ela lhes dá um presente).

5 meses atrás

andredolie
andredolie

e "ela o mostra" ?

3 anos atrás

BGaruva
BGaruva

Errado.

2 anos atrás

darisbo
darisbo

"Ela mostra o sapato" = "ela o mostra". Correto, "o" é "o sapato", perfeito. Mas "ela mostra a ele" = "ela lhe mostra". "O" é o objeto direto, "lhe" é a pessoa a quem o sujeito se dirige.

2 anos atrás

Teresinha
Teresinha

Já está corrigida a tradução. Calma, pessoal!

1 ano atrás

PatrickPic15

Ele mostra os sapatos ..... deveria ser aceita ..... Ele "LHE" mostra ????? estranho

2 meses atrás

Dezo_
Dezo_
  • Ela mostra os sapatos -> Elle montre les chaussures

  • Ela lhe mostra os sapatos -> Elle lui montre les chaussures

"Lhe" é complemento do objeto indireto e significa "a ele/a ela", é um complemento introduzido por preposição. Logo, existe diferença entre dizer "Ela mostra os sapatos" e "Ela lhe mostra os sapatos". Na primeira frase está se dizendo apenas que ela mostra os sapatos, na segundo está dizendo que ela mostra para alguém.

  • Elle montre les chaussures à Pierre -> Elle lui montre les chaussures (à Pierre = lui)

  • Ela mostra os sapatos a Pierre -> Ela lhe mostra os sapatos (lhe = a ele = a Pierre)

Outra tradução possível, embora não tão literal, é "Ela mostra os sapatos a ele/a ela" (a ele/a ela = lhe).

OBS: o exercício usou o pronome "elle", que significa "ela", e não "ele".

2 meses atrás

mateles

Corretíssimo o comentário de mauri

3 anos atrás

PodolanMariana

Chaussures não pode ser traduzido como calçados?

3 anos atrás

zerocordeiro

Também usei "calçados" e considerou errado. Em outras lições marca como certo...

2 anos atrás

darisbo
darisbo

Imagino que "chaussures" possa ser traduzido como "calçados", sim. Sugira.

2 anos atrás