"Je bois de l'eau."

Tradução:Eu bebo água.

April 3, 2015

27 Comentários


PatyOtranto

Não entendi o "de l'eau". isso tudo pra disser que Eu bebo água. Alguém me ajude porque é escrito assim?

April 3, 2015

Australis

Esse "de" aqui age como um artigo partitivo. Ele é usado no francês com coisas incontáveis (principalmente alimentos) pra dizer que se trata de uma parte de algo e não de um todo. No português a gente exprime isso omitindo o artigo mas no francês não. Esse link explica partitivos melhor: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/partitifs_debut.htm

April 3, 2015

Claudio_Resende

Australis, assim fica mais estimulante aprender este idioma, obrigado por dividir o site mais uma vez. Eu tambem tenho o prazer de faze-lo e o fiz em espanhol e ingles. Mas agora preciso aprender rapidamente o frances pra corresponder, sem recorrer ao tradutor, com minha namorada de Nantes. Eu moro na Italia, entao....

February 10, 2016

Valentina.195988

Que lindo!Boa sorte , Claudio Resende!

August 21, 2017

PatyOtranto

Ha em explicativo. Muito obrigada!! E adorei o link.

April 5, 2015

LavyniaSto

Respondeu tudo ☺

October 17, 2018

felipe392368

Sim porque agua e escrito l'eau

February 8, 2019

Gustavo706385

O l' é abreviação de "le eau"

August 6, 2017

choracavaco

Não é abreviação, o nome desse fenômeno é elisão, e "eau" é feminino, o artigo no caso é "la".

September 1, 2018

gian1988

Je bois não significa eu tomo? Assim como eu bebo?

September 22, 2015

GuerraAmanda

Parece que eles usam o correspondente de "tomo", "prends", se não me engano, nesse sentido de "tomar água", não "bois", tipo a gente, mesmo

December 14, 2016

Davi_Gouveia

Isso, bois (je) = bebo (eu) vem do verbo BOIRE = BEBER

October 24, 2016

neves1

Não poderia ser "Eu bebo alguma água" considerando que eu bebo apenas parte da água,e não toda?

July 11, 2016

LavyniaSto

Eu nao entendi nada por que sou criança mais poderia ser isso ai

October 17, 2018

ThiagoLucas_

Coloquei 'Eu bebo a água" e marcou errado, l'eau, não significa "a água"? Pelo que entendi "de l'eau=água" e "l'eau=a água" é isso?

January 30, 2016

Australis

Sim, o artigo usado aqui não é somente "l'" mas sim "de l'", que é um artigo partitivo que não tem tradução para o português. Os artigos definidos ("le/la/l'/les") se referem a algo específico, "a água", enquanto que os partitivos ("du/de la/de l'/des") se referem a uma quantidade inespecífica de algo incontável, "(uma quantidade indeterminada de) água". Você pode ler mais sobre os partitivos aqui: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/partitifs_debut.htm

January 30, 2016

luiz786581

Porque Je "bois" e não Je " boi" .

April 12, 2016

Australis

Porque "bois" é a conjugação correta, "boi" não existe em francês. É comum que as consoantes finais não sejam pronunciadas nesse idioma por isso não é muito indicado tentar descobrir como uma palavra é escrita baseado somente em sua pronúncia. O verbo "boire" é conjugado da seguinte forma no présent de l'indicatif:

  • "je bois" ('jâ bwa') = "eu bebo";
  • "tu bois" ('ty bwa') = "tu bebes/você bebe" (singular informal);
  • "il/elle/on boit" ('il/él/õn bwa') = "ele/ela/a gente bebe";
  • "nous buvons" ('nu byvõn') = "nós bebemos";
  • "vous buvez" ('vu byvê') = "você/o senhor/a senhora bebe" (singular formal), "vocês bebem", "vós bebeis";
  • "ils/elles boivent" ('il/él bwav') = "eles/elas bebem".

Guia de pronúncia (só clicar na conjugação que você quer ouvir) e outras conjugações: http://www.audiofrench.com/verbs/boire.htm

April 12, 2016

RafaelC3BR

Je bois de l'eau não significaria "eu bebo a água", já que possui o artigo "la" antes? Ou é comum utilizar o artigo masculino/feminino em conjunto com o partitivo? Obrigado.

June 28, 2017

choracavaco

O partitivo é sempre uma combinação, contraída no masculino, mas não no feminino, da preposição "de" com o artigo definido:

  • "le pain" = o pão; "du ("de + le") pain" = pão;
  • "la farine" = a farinha; "de la farine" = farinha.

Quando há elisão, não há contração:

  • "l'argent" (masc.) = o dinheiro; "de l' argent" = dinheiro;
  • "l'eau" (fem.) = a água; "de l' eau" = água.
September 1, 2018

Thais415012

Qual a diferença entre boit e bois ?

February 16, 2018

Australis

São conjugações usadas com pessoas diferentes do discurso, apesar de terem a mesma pronúncia. "Bois" é usada com a primeira e segunda pessoas do singular ("je bois" = "eu bebo" e "tu bois" = "você bebe") e "boit" é usada com a terceira pessoa do singular ("il/elle/on boit" = "ele/ela/a gente bebe").

February 16, 2018

VivySouza

Como faço para pronunciar l'eau?

April 10, 2019

Australis
April 10, 2019

SniaPachec1

Problemas com o áudio. Respondi corretamente.

May 3, 2019

PedroHenri495572

Cara, eu tenho uma fodendo dificuldade pra pronunciar a palavra "eau". Sempre parece que ta errado :c

September 20, 2015

Australis

A pronúncia correta de "eau" é 'ô' (http://pt.forvo.com/word/eau/#fr).

September 20, 2015
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.