1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Les garçons lisent les recet…

"Les garçons lisent les recettes."

Tradução:Os meninos leem as receitas.

April 4, 2015

21 Comentários


ricardojcm

Supostamente em PT de Portugal, escreve-se lêem, portanto, não pode ser "quase certo".


Polyanacah

Tem um acento circunflexo no primeiro "e" na tradução em português.


Australis

Pelo novo acordo ortográfico, que normalmente é seguido pelos moderadores do curso aqui no Duo, esse acento foi abolido: http://portugues.uol.com.br/gramatica/uso-acento-circunflexo-no-novo-acordo-ortografico.html


SurferNet

Não poderia ser traduzido como "Os meninos estão lendo as receitas"? Eu reportei, mas se alguém puder me explicar eu agradeço!


Australis

Poderia sim, israelssantanna. O presente do indicativo em francês é usado em ambos os casos. Também usa-se a expressão "être en train de" pra enfatizar a ação que está acontecendo nesse momento ("les garçons sont en train de lire les recettes" = "os meninos estão lendo as receitas").


Kaiser_BR

Também usei o "estão lendo", pois o "Present Continuous" funcionou em outros casos, então não vejo o porquê não deveria funcionar aqui também.


Guther1

como diferencio les recettes de le recette?


Australis

"Recette" é uma palavra feminina, o singular correto é "la recette", mas no caso de palavras masculinas, que acredito que seja a sua dúvida, "le" (http://pt.forvo.com/word/le/#fr) e "les" (http://pt.forvo.com/word/les/#fr) têm sons diferentes.


Jeronimoecatombe

Então o exercício está errado?


Australis

Não. O artigo usado no plural é o mesmo para ambos os gêneros: "les". Só há diferença de gênero no singular: "le" (masculino) e "la" (feminino).


SergioHenr409922

Como diferenciar a pronúncia do singular e do plural nesse caso?


Australis

Nessa frase:

  • singular: "le garçon lit la recette", pronunciado 'lâ garssõn li la râssét';
  • plural: "les garçons lisent les recettes", pronunciado 'lê garssõn liz lê râssét'.

Como você pode ver, o ideal é prestar atenção nos determinantes (artigos, adjetivos possessivos/demonstrativos etc) e na conjugação verbal, já que os substantivos normalmente possuem a mesma pronúncia no singular e no plural.


tlima84

Não entendi pq a frase "Os meninos leem receitas" está errado.


JhonyHoffmann

Pois o Les é um artigo definido que possui um equivalente em português: Os, As. Então a frase em Francês é: Les garçons lisent les recettes.

A tradução correta à Os meninos leem receitas é: Les garçons lisent des recettes.

Espero ter ajudado! Bons estudos!


tiago.deal

Qual a diferença de "lisent les recettes" e "lisent des recettes" ?


Australis

"Les" é o artigo definido, portanto refere-se às receitas de forma específica, "as receitas"; "des" é artigo indefinido, refere-se ao substantivo de forma vaga, "umas receitas", ou simplesmente "receitas".


DiegoMota517409

Em PT do Brasil escreve-se lêem, com acento.


Australis

O Brasil é signatário do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2009, e esse acordo aboliu o acento circunflexo nas conjugações da terceira pessoa terminadas em -eem.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.