"O chá"

Tradução:Le thé

April 4, 2015

14 Comentários


HithallaKr

Como eu sei que acento usar? No caso eu escrevi thè quando o correto e thé, sempre confundo, qual a regra pra isso?

January 9, 2016

Daniel_Lucas_P_S

Se não me engano, os acentos em francês servem apenas para diferenciar o som das vogais, eles não marcam a sílaba tônica na palavra.

October 13, 2016

Dezo_

Os acentos em francês podem ter três funções: razões históricas, marcar a pronúncia, e acento diferencial. Resumidamente:

  • razões históricas: trata-se do acento circunflexo (^), e está lá para marcar a perda de um "s" que deixou de ser pronunciado no francês antigo. Ex.: hôpital (hospital em português). Não há alteração de pronúncia, exceto sobre a letra "e", que terá o som do "e" aberto ("é", em português). Ex.: forêt (fo-rré), tête (tét), même (mém), crêpe (krrép), rêve (rrév) etc.;

  • marcar a pronúncia: podem ser os acentos agudo (´) e grave (`), e marcam a pronúncia da letra "e". O acento grave (è) abre o som da vogal ("é", em português), como em "mère" e "père" (mérr e pérr); o acento agudo (é) fecha o som da vogal ("ê", em português), como em "thé" (tê), "préféré" (prrê-fê-rrê), "été" (ê-tê) etc. Note que em francês, tanto "ê", como "è", terão o mesmo som (e aberto);

  • diferenciação de palavras: palavras que possuem a mesma grafia podem ser diferenciadas pelos acentos circunflexo e grave, como "a" vs. "à", "là" vs. "la", "ou" vs. "où", "sur" vs. "sûr" etc.

No caso de "thé", a pronúncia é com o "e" fechado ("ê", em português), caso fosse "thè", a pronúncia seria com o "e" aberto ("é", em português).

April 11, 2018

Cristiano.PtBr

Ótima contribuição.
Por coincidência essa questão dos acentos já estava começando a me incomodar e eu ia pesquisar assim que terminasse essa lição.
Dei sorte de entrar nos comentários dessa questão.
Pena que o duolingo não tem uma forma de deixar essas contribuições mais acessíveis.

January 27, 2019

JooVictorH4

Difficile

May 19, 2015

Biapoliglo

O thé lembra tea no ingkes que é a mesma coisa

January 16, 2016

DayaneOliv388138

e em espanhol é té

May 30, 2016

Jlia254365

Ata obrigado

October 17, 2015

MonaLisa775575

Le thé ou Le the?? Parece mais com "Leite"

August 9, 2016

PriscilaOl377218

Fiquei um oouco em duvida nesse mas consegui

April 9, 2017

LarissaDou351485

Lethe

June 2, 2017

SimaanHabib

Bienvenue à mon clube! 46KBSV

August 5, 2017

emanuelvic2

Não entendo a abreviação de Le ou la, pq não é correro escrever L' thé?

December 5, 2017

Dezo_

Não se trata de abreviação, o correto é elisão, e é obrigatório la língua francesa com os artigos definidos "le" e "la, pronomes como "je", "me", "te", "me", "se", outros monossílabos como "ce", "de", palavras como "jusque" etc. Entretanto, a elisão só ocorre quando a palavra seguinte é iniciada por vogal ou "h" mudo. "Thé" inicia-se por consoante, então o correto é le thé, já se fosse uma palavra que se inicia por vogal, como "enfant", aí seria l'enfant.

April 11, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.