"Il leur écrit un livre."

Tradução:Ele lhes escreve um livro.

April 6, 2015

11 Comentários


zerocordeiro

e "Ele escreve um livro a eles"?

October 13, 2015

Ju.scc

é a mesma frase... só tem inversão dos objetos: il leur (objeto indireto) écrit un livre (objeto direto) ele lhes (objeto indireto) escreve um livro (objeto direto) ele escreve um livro (obj direto) a eles (objeto indireto)

... Não sei se em francês pode colocar o objeto indireto no final (algo como "il écrit un livre pour eux")... mas não parece certo...

November 14, 2015

JosPaes1

Ele escreve um livro para eles é mais utilizado e o Duolingo não aceita.

November 14, 2015

Marcao61.

leur é singular ou plural?

April 6, 2015

Australis

"Leur" é usado com a terceira pessoa do plural (eles/elas).

April 6, 2015

YuriMnc

Como seria uma forma menos formal de dizer a mesma coisa?

September 15, 2015

Marcao61.

Pelo pouco que entendo de frances, esta forma é a gramaticalmente correta. O pronom oblique vem antes do verbo, sofrendo a açao reste.

November 18, 2015

Marcao61.

O duolingo me ajudou por demais quando lá estava. Le duolingo est-il très, très, très bon.

November 19, 2015

RobsonDayraut

lhes não seria leurs, no caso da frase não seria "ele LHE escreve um livro"

January 1, 2016

Australis

Não. "Leur" sempre se refere à terceira pessoa do plural, "ils/elles", portanto é sempre traduzido para "lhes" em português. "Lhe" é o pronome a ser usado com a terceira pessoa do singular, seu equivalente em francês seria "lui".

Além disso, quando "leur" é um pronome complemento de objeto indireto (COI) ele não sofre flexão de número (não se usa "leurs"), isso só acontece quando ele é um adjetivo possessivo (e nesse caso ele continua se referindo somente a "ils/elles" e a concordância numérica é feita com aquilo que é possuído - "leur livre" = "o livro deles/as" - só um livro / "leurs livres" = "os livros deles/as" - mais de um livro).

Usando exemplos pra ver se fica mais claro:

  • "Il leur écrit un livre" - "ele lhes escreve um livro" ou "ele escreve um livro para eles/as" = terceira pessoa do plural;
  • "Il lui écrit un livre" - "ele lhe escreve um livro" ou "ele escreve um livro para ele/a" = terceira pessoa do singular.
January 1, 2016

Marcao61.

Australis conseguiu ser precisa, no meu julgamento. Muito clara e precisa.

January 1, 2016

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.