"Il leur écrit un livre."

Tradução:Ele lhes escreve um livro.

April 6, 2015

18 Comentários
Esta conversa está trancada.


Marcao61.

Estive na Belgique por mais de Um ano, acompanhei varios sites natives, convivi com o idioma intimamente e ainda continuo o estudando aqui no Brésil pois me apaixonei pelo idioma, que sempre me atraiu.


zerocordeiro

e "Ele escreve um livro a eles"?


Ju.scc

é a mesma frase... só tem inversão dos objetos: il leur (objeto indireto) écrit un livre (objeto direto) ele lhes (objeto indireto) escreve um livro (objeto direto) ele escreve um livro (obj direto) a eles (objeto indireto)

... Não sei se em francês pode colocar o objeto indireto no final (algo como "il écrit un livre pour eux")... mas não parece certo...


VIEGAS893591

"Il écrit un livre pour eux" est une proposition grammaticalement correcte, mais on écrira de préférence: "Il leur écrit un livre."

Da mesma maneira, talvez os Portugueses poderiam escrever : "Ele escreve um livro para eles, em vez de : "Ele lhes escreve um livro."... mas não tenho certeza.


Marcao61.

leur é singular ou plural?


Australis

"Leur" é usado com a terceira pessoa do plural (eles/elas).


jhs1santana2

Eu pensei que "leur" estivesse relacionado ao "livro", o singular!


JosPaes1

Ele escreve um livro para eles é mais utilizado e o Duolingo não aceita.


RobsonDayraut

lhes não seria leurs, no caso da frase não seria "ele LHE escreve um livro"


Australis

Não. "Leur" sempre se refere à terceira pessoa do plural, "ils/elles", portanto é sempre traduzido para "lhes" em português. "Lhe" é o pronome a ser usado com a terceira pessoa do singular, seu equivalente em francês seria "lui".

Além disso, quando "leur" é um pronome complemento de objeto indireto (COI) ele não sofre flexão de número (não se usa "leurs"), isso só acontece quando ele é um adjetivo possessivo (e nesse caso ele continua se referindo somente a "ils/elles" e a concordância numérica é feita com aquilo que é possuído - "leur livre" = "o livro deles/as" - só um livro / "leurs livres" = "os livros deles/as" - mais de um livro).

Usando exemplos pra ver se fica mais claro:

  • "Il leur écrit un livre" - "ele lhes escreve um livro" ou "ele escreve um livro para eles/as" = terceira pessoa do plural;
  • "Il lui écrit un livre" - "ele lhe escreve um livro" ou "ele escreve um livro para ele/a" = terceira pessoa do singular.

jhs1santana2

Obrigado pelo esclarecimento!✌


Hopha

O próprio duo passa exercício usando o "Leur" com tradução para "lhe", o app ensina errado e depois que a gente segue o que ele ensina, ele coloca a nossa resposta como errado.


MatheusOli25324

Existe o pronome átono "leurs" ou é apenas possessivo?


Dezo_

Como pronomes átonos, temos: lui e leur:

  • Il lui écrit -> Ele lhe escreve (Ele escreve a ele/ela)

  • Il leur écrit -> Ele lhes escreve (Ele escreve a eles/elas)


dZDIWnJ6

ele escreve-lhes um livro. « lhes (a eles)


Dezo_

Essa resposta é aceita pelo sistema.


dZDIWnJ6

Dezo, há bastante tempo, que eu, não vinha aqui. Tenho andado pelo inglês, mas, é muito difícil porque não tem moderadores. Gostaria de ouvir a sua opinião sobre isto: il leur écrit un livre = ele escreve-lhes um livro; (qualquer livro);

il écrit un livre pour eux = ele escreve um livro para eles (dedicado a eles);

il écrit leur livre = ele escreve o livro deles (sua história ). será que está perto ou longe da verdade? obrigada por toda a excelente ajuda que dispensa a todos nós.


dZDIWnJ6

ele escreve-lhes um livro

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.