1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Il leur écrit un livre."

"Il leur écrit un livre."

Tradução:Ele lhes escreve um livro.

April 6, 2015

17 Comentários


zerocordeiro

e "Ele escreve um livro a eles"?


Ju.scc

é a mesma frase... só tem inversão dos objetos: il leur (objeto indireto) écrit un livre (objeto direto) ele lhes (objeto indireto) escreve um livro (objeto direto) ele escreve um livro (obj direto) a eles (objeto indireto)

... Não sei se em francês pode colocar o objeto indireto no final (algo como "il écrit un livre pour eux")... mas não parece certo...


Marcao61.

leur é singular ou plural?


Australis

"Leur" é usado com a terceira pessoa do plural (eles/elas).


YuriMnc

Como seria uma forma menos formal de dizer a mesma coisa?


JosPaes1

Ele escreve um livro para eles é mais utilizado e o Duolingo não aceita.


Marcao61.

Pelo pouco que entendo de frances, esta forma é a gramaticalmente correta. O pronom oblique vem antes do verbo, sofrendo a açao reste.


Marcao61.

Estive na Belgique por mais de Um ano, acompanhei varios sites natives, convivi com o idioma intimamente e ainda continuo o estudando aqui no Brésil pois me apaixonei pelo idioma, que sempre me atraiu.


Marcao61.

O duolingo me ajudou por demais quando lá estava. Le duolingo est-il très, très, très bon.


RobsonDayraut

lhes não seria leurs, no caso da frase não seria "ele LHE escreve um livro"


Australis

Não. "Leur" sempre se refere à terceira pessoa do plural, "ils/elles", portanto é sempre traduzido para "lhes" em português. "Lhe" é o pronome a ser usado com a terceira pessoa do singular, seu equivalente em francês seria "lui".

Além disso, quando "leur" é um pronome complemento de objeto indireto (COI) ele não sofre flexão de número (não se usa "leurs"), isso só acontece quando ele é um adjetivo possessivo (e nesse caso ele continua se referindo somente a "ils/elles" e a concordância numérica é feita com aquilo que é possuído - "leur livre" = "o livro deles/as" - só um livro / "leurs livres" = "os livros deles/as" - mais de um livro).

Usando exemplos pra ver se fica mais claro:

  • "Il leur écrit un livre" - "ele lhes escreve um livro" ou "ele escreve um livro para eles/as" = terceira pessoa do plural;
  • "Il lui écrit un livre" - "ele lhe escreve um livro" ou "ele escreve um livro para ele/a" = terceira pessoa do singular.

AndrPedros10

Ainda estou com dificuldade de entender a diferença de uso entre "leur" e "eux", quando ambos funcionam como pronomes... alguém consegue explicar?


Marcao61.

Australis conseguiu ser precisa, no meu julgamento. Muito clara e precisa.


MatheusOli25324

Existe o pronome átono "leurs" ou é apenas possessivo?


Dezo_

Como pronomes átonos, temos: lui e leur:

  • Il lui écrit -> Ele lhe escreve (Ele escreve a ele/ela)

  • Il leur écrit -> Ele lhes escreve (Ele escreve a eles/elas)


dZDIWnJ6

ele escreve-lhes um livro. « lhes (a eles)


Dezo_

Essa resposta é aceita pelo sistema.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.