"Les grosses pommes"

Tradução:As grandes maçãs

April 9, 2015

37 Comentários


ThaleZOliver

Me expliquem uma coisa, esse negocio do adj em relação ao subst e igual ao no ingles. A frase poderia ser LES POMMES GROSSES

May 10, 2015

Australis

A regra geral é que os adjetivos vêm depois do substantivo, como no português, exceto por aqueles que são considerados qualidades inerentes (beleza, idade, tamanho, qualidade - bom ou ruim) e pelos adjetivos ordinais ("premier/ère", "deuxième/second/e", "troisième" etc). Alguns adjetivos podem vir antes ou depois e costumam mudar de significado dependendo da posição ("le pauvre homme" = "o pobre (coitado) homem" / "l'homme pauvre" = "o homem pobre (sem dinheiro)". Mais explicações e exemplos aqui: http://frances.forumdeidiomas.com.br/2010/08/a-posicao-dos-adjetivos-em-frances/

May 10, 2015

Paul-Serge

Merci Australis !

March 22, 2016

Emmanuely8

Sim, mas não podemos esquecer que muita das vezes alterando a ordem tambem se altera o sentido correto da frase

July 15, 2015

JooGustavo11

Qual a diferença de grosses e grande?

April 9, 2015

Australis

De forma simplificada, "grand" normalmente tem sentido de algo grande na altura ou em sua extensão e "gros" seria algo volumoso.

April 10, 2015

juninhoveras

Como saber, ao escutar, a diferença entre plural e singular?

February 24, 2016

Australis

Nessa frase pelo som do artigo: "la grosse pomme" vs. "les ('lê') grosses pommes".

Em outros casos:

Os artigos "le" (http://pt.forvo.com/word/le/#fr) e "de" (http://pt.forvo.com/word/de/#fr) têm pronúncias levemente diferentes de "les" (http://pt.forvo.com/word/les/#fr) e "des" (http://pt.forvo.com/word/des/#fr), a forma singular tendo um som mais fechado e a plural um som mais aberto. Deve-se prestar atenção também na conjugação/pronúncia do verbo ("elle est" vs. "elles sont" / "elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas normalmente ajuda.

Há também substantivos/adjetivos que possuem plurais irregulares e que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil" - http://pt.forvo.com/word/%C5%93il/#fr, olho, vs. "yeux" - http://pt.forvo.com/word/yeux/#fr, olhos - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia / "cheval" - 'chəvala' - http://pt.forvo.com/word/cheval/#fr vs. "chevaux" - 'chəvô' - http://pt.forvo.com/word/chevaux/#fr).

Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle marche seule" tem a mesma pronúncia de "elles marchent seules".

February 24, 2016

juninhoveras

Obrigado!

April 3, 2016

CleciLucia1

ÓTIMA explicação. Eu sou iniciante e achei excelente o que voce explicou. Obrigada.

October 13, 2017

Valois914612

Com S final

July 13, 2017

RodVilla1213

Por favor, me tire uma dúvida, é impressão minha ou a locutora não pronuncia o "s" do plural? Pomme e pommes me parece com pronúncia igual.

May 28, 2016

UlndWgGm

Sim , é isso mesmo. No francês não se pronuncia o s no final das palavras. Só quando após essa palavra vier seguida de outra, que se incie por fonema vogal. Você vai observar ao longo dos exercícios, quando isso irá ocorrer.

May 28, 2016

LucasRodri168709

É assim msm, geralmente nao se pronunciam as consoantes finais

January 12, 2019

Criveraldo2

É muito complicado. Mas tem que continuar tentando ao longo dos exercícios. Às vezes o verbo colocado no plurar nos dá uma ideia se é singular ou plural. Outras vezes é o uso do partitivo.

O jeito é continuar ouvindo e observando.

October 14, 2016

VinciusGomes0

porque não aceita grossas?

January 28, 2016

JoJo20022

exato, deveria ser les grands pommes, se a tradução é grandes. Acho eu

January 8, 2018

Luan306590

Caraca, não consigo ouvir o "s" no final da palavra

October 2, 2016

Australis

A letra 'S' final não é pronunciada em nenhuma das palavras dessa frase.

October 3, 2016

Valois914612

Les grosses pommes : Elles sont grosses et non grandes (l'un n'empêchant pas l'autre) - En français ce sont bien deux adjectifs qualificatifs différents. En portugais... !?

Em francês fizemos bem aqui dois adjetivos diferentes. Em Português ... As enormes maçãs - A palavra ''enormes'''''traduzida aqui um conceito mais amplo. .. daí o uso de '' grande ''

July 13, 2017

PmelaVidal1

As maçãs grandes tbm seria correto?

February 8, 2018

Ale.akemi45

Alguém sabe me explicar a diferença na pronúncia dos plurais e singulares nesse caso? Eu não consigo perceber :/

June 12, 2016

UlndWgGm

É muito pouca a diferença. Nesse caso está na pronúncia mais aberta do "Les" - diferente de " Le" , mais fechado.

June 12, 2016

Australis

Na verdade a frase singular usaria o artigo feminino "la" pois "pomme" é um substantivo feminino: "la grosse pomme".

@Ale.akemi45: sua pergunta já foi respondida nesse tópico.

June 12, 2016

Ale.akemi45

Mas daí teria muita diferença de pronúncia?

June 15, 2016

Australis

Na pronúncia do artigo sim: 'la' (singular) vs. 'lê' (plural).

June 16, 2016

Ale.akemi45

Obrigada ;)

June 16, 2016

Pedro75001

les grosses pommes ou les grande?

August 3, 2017

borgesgalvao

"As maçanzonas"?

September 14, 2015

games543

"maçanzona(s)" não é uma palavra real.

October 10, 2015

choracavaco

Só não é porque maçã não se escreve com N no final. Mas MAÇÃZONA seria um aumentativo perfeitamente legítimo.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-aumentativo-e-o-diminutivo-de-maca/24333

August 24, 2016

raissa839751

Pq nao poço usar las grandes pommes ou las grosses pommes ?

December 27, 2015

Australis

"Las" não é um artigo em francês. "Les" é plural tanto do artigo definido masculino quanto feminino. Além disso, "grand/e" não costuma ser usado com frutas e legumes por ter um sentido relacionado à altura ou extensão, enquanto "gros/se" se refere ao volume.

December 27, 2015

LucasRocha4040

Algum ADM do Duolingo pode precisa alterar a pronúncia das frases no plurar, não da pra entender quando é PLURAL e quando é SINGULAR.... : (

August 24, 2016

choracavaco

Antes de postar, tente dar uma olhada nas perguntas que já foram feitas e respectivas explicações.

August 24, 2016

LucasRocha4040

Eu li brother, mas ainda acho que as pronúncias podem melhorar! É quase um jogo de adivinhação se a frase que ouvi está no PLURAL ou no SINGULAR.

August 24, 2016
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.