1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Les grosses pommes"

"Les grosses pommes"

Tradução:As grandes maçãs

April 9, 2015

34 Comentários


ThaleZOliver

Me expliquem uma coisa, esse negocio do adj em relação ao subst e igual ao no ingles. A frase poderia ser LES POMMES GROSSES


Australis

A regra geral é que os adjetivos vêm depois do substantivo, como no português, exceto por aqueles que são considerados qualidades inerentes (beleza, idade, tamanho, qualidade - bom ou ruim) e pelos adjetivos ordinais ("premier/ère", "deuxième/second/e", "troisième" etc). Alguns adjetivos podem vir antes ou depois e costumam mudar de significado dependendo da posição ("le pauvre homme" = "o pobre (coitado) homem" / "l'homme pauvre" = "o homem pobre (sem dinheiro)". Mais explicações e exemplos aqui: http://frances.forumdeidiomas.com.br/2010/08/a-posicao-dos-adjetivos-em-frances/


Paul-Serge

Merci Australis !


JooGustavo11

Qual a diferença de grosses e grande?


Australis

De forma simplificada, "grand" normalmente tem sentido de algo grande na altura ou em sua extensão e "gros" seria algo volumoso.


juninhoveras

Como saber, ao escutar, a diferença entre plural e singular?


Australis

Nessa frase pelo som do artigo: "la grosse pomme" vs. "les ('lê') grosses pommes".

Em outros casos:

Os artigos "le" (http://pt.forvo.com/word/le/#fr) e "de" (http://pt.forvo.com/word/de/#fr) têm pronúncias levemente diferentes de "les" (http://pt.forvo.com/word/les/#fr) e "des" (http://pt.forvo.com/word/des/#fr), a forma singular tendo um som mais fechado e a plural um som mais aberto. Deve-se prestar atenção também na conjugação/pronúncia do verbo ("elle est" vs. "elles sont" / "elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas normalmente ajuda.

Há também substantivos/adjetivos que possuem plurais irregulares e que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil" - http://pt.forvo.com/word/%C5%93il/#fr, olho, vs. "yeux" - http://pt.forvo.com/word/yeux/#fr, olhos - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia / "cheval" - 'chəvala' - http://pt.forvo.com/word/cheval/#fr vs. "chevaux" - 'chəvô' - http://pt.forvo.com/word/chevaux/#fr).

Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle marche seule" tem a mesma pronúncia de "elles marchent seules".


CleciLucia1

ÓTIMA explicação. Eu sou iniciante e achei excelente o que voce explicou. Obrigada.


Criveraldo2

É muito complicado. Mas tem que continuar tentando ao longo dos exercícios. Às vezes o verbo colocado no plurar nos dá uma ideia se é singular ou plural. Outras vezes é o uso do partitivo.

O jeito é continuar ouvindo e observando.


RodVilla1213

Por favor, me tire uma dúvida, é impressão minha ou a locutora não pronuncia o "s" do plural? Pomme e pommes me parece com pronúncia igual.


UlndWgGm

Sim , é isso mesmo. No francês não se pronuncia o s no final das palavras. Só quando após essa palavra vier seguida de outra, que se incie por fonema vogal. Você vai observar ao longo dos exercícios, quando isso irá ocorrer.


LucasRodri168709

É assim msm, geralmente nao se pronunciam as consoantes finais


Valois914612

Les grosses pommes : Elles sont grosses et non grandes (l'un n'empêchant pas l'autre) - En français ce sont bien deux adjectifs qualificatifs différents. En portugais... !?

Em francês fizemos bem aqui dois adjetivos diferentes. Em Português ... As enormes maçãs - A palavra ''enormes'''''traduzida aqui um conceito mais amplo. .. daí o uso de '' grande ''


games543

"maçanzona(s)" não é uma palavra real.


choracavaco

Só não é porque maçã não se escreve com N no final. Mas MAÇÃZONA seria um aumentativo perfeitamente legítimo.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-aumentativo-e-o-diminutivo-de-maca/24333


VinciusGomes0

porque não aceita grossas?


JoJo20022

exato, deveria ser les grands pommes, se a tradução é grandes. Acho eu


Ale.akemi45

Alguém sabe me explicar a diferença na pronúncia dos plurais e singulares nesse caso? Eu não consigo perceber :/


UlndWgGm

É muito pouca a diferença. Nesse caso está na pronúncia mais aberta do "Les" - diferente de " Le" , mais fechado.


Australis

Na verdade a frase singular usaria o artigo feminino "la" pois "pomme" é um substantivo feminino: "la grosse pomme".

@Ale.akemi45: sua pergunta já foi respondida nesse tópico.


Ale.akemi45

Mas daí teria muita diferença de pronúncia?


Australis

Na pronúncia do artigo sim: 'la' (singular) vs. 'lê' (plural).


Luan306590

Caraca, não consigo ouvir o "s" no final da palavra


Australis

A letra 'S' final não é pronunciada em nenhuma das palavras dessa frase.


Pedro75001

les grosses pommes ou les grande?


PmelaVidal1

As maçãs grandes tbm seria correto?


ApaluzaGoi

Porque algumas frases só aceitam tradução literal e outras não?


Carla195948

Eu acertei e apareceu errado '-'


IdalinaB

Como vou saber se e plural ou singular?


Dezo_

Através do artigo, que tem pronúncia diferente:

  • La grosse pomme

  • Les grosses pommes

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.