1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Vous êtes calmes."

"Vous êtes calmes."

Tradução:Vocês são calmos.

April 9, 2015

64 Comentários


JehRver

Percebi que não se pronuncia muito o "s" e o "z"


Gabriel475897

Exato. Raramente se pronunciam as consoantes finais em francês.


[conta desativada]

    Pra quem está começando é uma loucura. É o "s", é o "e"... como é socorro em francês, rs???


AmaralDora

    Existe umas regras, palavras que terminam com r,s,z,t não são pronunciadas


ruama_semtempo

    B, C, F, K, L, Q, e R são, normalmente, as únicas consoantes pronunciadas no final das palavras. As demais costumam ficar mudas. Claro, há várias exceções como ours (urso) e fils (filho), em que o S final é pronunciado; os verbos terminados em -er (manger, parler, aimer, etc.), cujo R final é mudo.

    Você pode decorar as letras pronunciadas com a frase "Be CaReFuL, oK?", a qual exclui o Q, mas ele é mesmo raro no fim das palavras (eu tenho a minha própria frase para isso: "CaLiFa QueR KiBe" rsrs). Descarta as vogais da frase e fica só com as consoantes.

    Mas tudo isso se refere às palavras que estão isoladas ou seguidas de consoante. As consoantes mudas podem ser pronunciadas quando, em uma frase, a palavra seguinte começar com vogal ou H mudo. Esse fenômeno se chama liaison.

    Na frase do Duolingo, o S de vous é pronunciado com som de Z, porque o verbo começa com vogal. "Vous êtes" fica vuzét.


Apprenticehh

    Eu poderia ao invés de "êtes" usar "sont"?


Thiago_tsu

    Vous é a segunda pessoa do plural, portanto se usa êtes, para se usar sont a frase deveria estar na terceira pessoa do plural, ils/elles. Vamos ver se eu consigo conjugar o verbo ser no presente pra vc: Je suis Tu es Il/Elle est Nous sommes Vous êtes Ils/Elles sont

    Pode ser que esteja errado, mas tenho certeza que êtes é pra vous e sont é pra ils/elles.


Maria696768

    Thiago você esta certo e por essa regra de vous corresponder ao êtes creio que o Duo não está correto Quando muito seria. Vós sóis. Aqui o vocês me parece muito liberal


GiovannaGo365579

    E acho q não por q " sont " é " são "


GiovannaGo365579

    Kkk eu estava substituíndo por " et " mas errei


allanammaia

    Vous não pode ser usado tanto para "você", quanto para "vocês"? Não entendi o que há de errado em traduzir como "Você é calmo". Poderiam me explicar?


ruama_semtempo

    Sim, pode. Vous pode ser tanto plural, usado para se referir a um grupo, como um tratamento formal singular. Mas aqui sabemos que vous é plural e precisa ser traduzido como vocês ou vós, porque o adjetivo também é plural - calmes. O singular seria calme.


Gabriela994461

    No caso do [vous] singular, o verbo continua sendo êtes?


ruama_semtempo

    Sim, continua. No caso, só o adjetivo mudaria para o singular.

    • Vous êtes calme. = Você é calmo(a), O(a) senhor(a) é calmo(a).

nvmrvncs

    Minha dificuldade foi de distinguir entre calme e calmes, estava respondendo sem ler a questão, apenas ouvindo, e errei. Há alguma diferença sonora?


ruama_semtempo

    Não, sem diferença entre "calme" e "calmes". De modo geral, o S no fim das palavras, em especial o S que marca o plural, não é pronunciado. Claro, há algumas exceções, como a palavra fils (filho/filhos) dentre outras, cujo S é pronunciado; o pronome tous também tem o S pronunciado; quando ocorre liaison, o S dos plurais é pronunciado com som de Z.


beatriziankoski

    Então para diferenciar o singular do plural é preciso olhar o contexto?


Dezo_

    No caso deste exercício, o adjetivo no plural indica o uso do vous.


Dalvinha.2015

    a pronuncia é muito rápida, quando for conversar não vou conseguir decifrar.


RogelyNeves

    É só passar o mouse sobre cada palavra, individualmente, que ele pronuncia separado. Ou use esse site: http://forvo.com, que tem as pronúncias de cada palavra.


SuellenCri19

    A frase em francês ficou: vous êtes calmes mas a traducao esta: voces estao calms. Pq a traducao é calmAs e n calmOs ???


choracavaco

    Há apenas uma forma do adjetivo "calme" em francês para os dois gêneros. Pode ser traduzido por 'calma' ou 'calmo'. Naturalmente, a mesma coisa acontece no plural.


jdidone

    'êtes' e 'et' tem a mesma pronúncia? Porque me parece difícil diferenciar


ruama_semtempo

    A pronúncia de et é ê.


RenanGp1

    não consegui diferenciar a pronuncia do singular par o plural, é a mesma ?


ruama_semtempo

    Se é um exercício de áudio, realmente não dá para saber se a frase é "vous êtes calme" (modo singular formal), ou "vous êtes calmes" (modo plural, identificável somente pela escrita, devido ao adjetivo plural). Portanto, caso o sistema recuse uma dessas respostas em exercícios de áudio (aqueles em que se precisa escrever o que ouviu), é necessário reportar o erro.


RenanSchwyz

    Não entendo muito bem como posso diferenciar 'Vocês são calmos' e 'Vocês estão calmos', no português são duas coisas bem diferentes mas vejo que no francês se utiliza o mesmo verbo.. Devo saber pelo contexto da frase?


Dezo_

    Sim, apenas contexto. Se fizer sentido, ambos os verbos podem ser usados.


DanielaMes768248

    "Vous êtes calmes" poderia ser "Vocês são/estão calmos" ou "Vocês são/estão calmas", não? Ou o adjetivo "calmes" é necessariamente masculino?


choracavaco

    "Vous êtes calmes" é tudo isso que você disse, adjetivos com final -e no masculino servem para os dois gêneros.


NicoleSchy

    Nao to entendendo a diferença certa entre "êtes", "et" e "sont"


MarcioRabe2

    A frase "Vous êtes" em francês seria composta pelo verbo "ser" ou "estar"?


Renata_Melo_

    Vous não pode ser você no plural também? Confuso isso. Às eles aceitam no singular e à vezes não, como nesse caso. Alguém pode me explicar?


ruama_semtempo

    Sim, vous também pode ser plural e, nesse exemplo, é necessariamente plural, porque calmes é plural. As traduções possíveis aqui são: "Vocês são/estão calmos", "Os senhores são/estão calmos", "As senhoras são/estão calmas".

    Vous pode ser uma maneira formal de se referir ao singular: você, o senhor, a senhora. Também pode ser uma maneira formal e informal de se referir ao plural: vocês, os senhores, as senhoras.

    Por outro lado, tu é uma maneira informal de se referir ao singular: tu, você.

    Uma vez que você pode ser formal ou informal, conforme o dialeto e tal, ele aparece como tradução das duas formas.


Loui567

    Quando sei quando esta no feminino?


ruama_semtempo

    Para "Vous êtes calmes", servem traduções tanto no feminino como no masculino ("Vocês estão calmos", "Vocês estão calmas", etc.), porque calme é um adjetivo de dois gêneros. Em uma frase sem contexto, não é possível identificar a quem ele se refere.

    Isso só é possível com adjetivos que tenham formas distintas para feminino e masculino, como heureuse (fem. feliz), heureux (mas. feliz), intelligente (fem. inteligente), intelligent (mas. inteligente), lourde (fem. pesada), lourd (mas. pesado).


Andrea30911

    Eu nao consigo entender quando é "o senhor" ou " a senhora" ou " vocês. Alguém pode me ajudar?


Dezo_

    O pronome "vous" em francês pode ser usado de duas formas:

    • Singular: é forma respeitosa ou de cortesia, usada com desconhecidos, superiores hierárquicos, pessoas mais velhas, colegas de trabalho, em geral pessoas com quem não se tenha intimidade. Apesar do "vous" ser um pronome da 2ª pessoa do plural, na sua forma respeitosa ele é usado no singular para se dirigir a apenas uma pessoa. Como traduções, temos "você" ou "o senhor/a senhora", que seriam os equivalentes em português;

    • Plural: pode ser tanto formal, quanto informal, usado para se dirigir a um grupo de pessoas. Pode ser traduzido por "vocês", "os senhores/as senhoras" ou "vós".

    Sem contexto para se identificar qual foi o uso de "vous", quaisquer das traduções acima são válidas.

    Às vezes, é possível identificar o uso por um adjetivo, por exemplo. Ex.: Vous êtes belle (Você/A senhora é bonita). O adjetivo "belle" no singular deixa claro que se trata de uma mulher apenas. No exercício acima, o adjetivo "calmes" está no plural, então não é possível traduzir por "o senhor/a senhora" ou mesmo "você".


RodolfoMac337635

    Somente foi aceito como correto o feminino "as senhoras são calmas". Há algum erro ou se trata de algum detalhes que desconheço que indique que a frase se dirige a mulheres?


Dezo_

    Nada na frase indica que se tratem de mulheres, pois o adjetivo "calme(s)" é de dois gêneros.


luisrcosta

    Aceita "vocês são calmas"?


Dezo_

    Sim, está correto.


LucinaSL

    Porque a tradução dessa frase não pode ser Vós estão calmos. Vous é vocês ou vós né?? Alguém pode me ajudar a esclarecer?? Grata,


Dezo_

    Erro de conjugação verbal. Ou se diz "Vós estais" ou "vocês estão".


Gilda606270

    Nãó entendi calmes


LaraVictri18

    "Tu" e você é "vous" e vocês. Porque isso muda?


Marina746553

    Não tem a "liaison" de vousêtes e de outras palavras terminadas em s e t com as seguintes começando com vogal? Pelo menos no áudio deveriam fazer


Dezo_

    Eu ouvi o áudio com a voz feminina e a liaison está sendo feita corretamente, o "s" de "vous" foi pronunciado como um "z".


FredericoA112040

    Muito legal o duolingo


JosAlberto530427

    Eu coloquei "A senhora está calma" e ele não aceitou


Dezo_

    E está errado mesmo. O adjetivo "calmes" está no plural, indicando que se trata de mais de uma pessoa.


albert51444

    A tradução dessa frase nao pode ser " o senhor esta calmo"? O vou não pode ser pronome de tratamento?


Dezo_

    Não, pois o adjetivo está no plural (calmes), indicando que se está falando com mais de uma pessoa. A sua sugestão seria "Vous êtes calme".


Carmita530093

    eu falei : vous êtes calmes


GabriellaP123301

    Salut! O S ao final das palavras em plural tem som de Ô (calmes/calmo)? E o E, ao final dos subst. femininos tem som de A (elle est calme/calma)? Merci!!


Neres8

    «Vous» pode ser usado como pronome de tratamento na 2ª pessoa do singular. Se fosse o caso, poderia ser dito «Vous êtes calme» como «O senhor está calmo»? Ou o adjetivo continua no plural mesmo assim?


Dezo_

    Se o uso do vous foi no singular respeitoso, o adjetivo também deverá estar no singular.


RAINHASDOK-POP

    Eu não sei quando usar o etes e o et faz alguma diferença?


RAINHASDOK-POP

    Qual e a diferença entre o etes e o et?


osvaldo67510

    Minha resposta ta correta

    Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.