"Vous êtes calmes."

Tradução:Vocês são calmos.

April 9, 2015

74 Comentários


JehRver

Percebi que não se pronuncia muito o "s" e o "z"

August 23, 2015

Gabriel475897

Exato. Raramente se pronunciam as consoantes finais em francês.

May 19, 2016

nemersong

Pra quem está começando é uma loucura. É o "s", é o "e"... como é socorro em francês, rs???

September 5, 2017

choracavaco

"Au secours !"

January 9, 2018

tetelysz

Existe umas regras, palavras que terminam com r,s,z,t não são pronunciadas

September 26, 2017

ruama_semtempo

B, C, F, K, L, Q, e R são, normalmente, as únicas consoantes pronunciadas no final das palavras. As demais costumam ficar mudas. Claro, há várias exceções como ours (urso) e fils (filho), em que o S final é pronunciado; os verbos terminados em -er (manger, parler, aimer, etc.), cujo R final é mudo.

Você pode decorar as letras pronunciadas com a frase "Be CaReFuL, oK?", a qual exclui o Q, mas ele é mesmo raro no fim das palavras (eu tenho a minha própria frase para isso: "CaLiFa QueR KiBe" rsrs). Descarta as vogais da frase e fica só com as consoantes.

Mas tudo isso se refere às palavras que estão isoladas ou seguidas de consoante. As consoantes mudas podem ser pronunciadas quando, em uma frase, a palavra seguinte começar com vogal ou H mudo. Esse fenômeno se chama liaison.

Na frase do Duolingo, o S de vous é pronunciado com som de Z, porque o verbo começa com vogal. "Vous êtes" fica vuzét.

September 27, 2017

Apprenticehh

Eu poderia ao invés de "êtes" usar "sont"?

August 2, 2015

Thiago_tsu

Vous é a segunda pessoa do plural, portanto se usa êtes, para se usar sont a frase deveria estar na terceira pessoa do plural, ils/elles. Vamos ver se eu consigo conjugar o verbo ser no presente pra vc: Je suis Tu es Il/Elle est Nous sommes Vous êtes Ils/Elles sont

Pode ser que esteja errado, mas tenho certeza que êtes é pra vous e sont é pra ils/elles.

September 19, 2015

Maria696768

Thiago você esta certo e por essa regra de vous corresponder ao êtes creio que o Duo não está correto Quando muito seria. Vós sóis. Aqui o vocês me parece muito liberal

April 14, 2018

efemerizar

Vous não pode ser usado tanto para "você", quanto para "vocês"? Não entendi o que há de errado em traduzir como "Você é calmo". Poderiam me explicar?

November 15, 2015

ruama_semtempo

Sim, pode. Vous pode ser tanto plural, usado para se referir a um grupo, como um tratamento formal singular. Mas aqui sabemos que vous é plural e precisa ser traduzido como vocês ou vós, porque o adjetivo também é plural - calmes. O singular seria calme.

January 6, 2016

Gabriela994461

No caso do [vous] singular, o verbo continua sendo êtes?

June 13, 2017

ruama_semtempo

Sim, continua. No caso, só o adjetivo mudaria para o singular.

  • Vous êtes calme. = Você é calmo(a), O(a) senhor(a) é calmo(a).
August 28, 2017

nvmrvncs

Minha dificuldade foi de distinguir entre calme e calmes, estava respondendo sem ler a questão, apenas ouvindo, e errei. Há alguma diferença sonora?

September 17, 2017

ruama_semtempo

Não, sem diferença entre "calme" e "calmes". De modo geral, o S no fim das palavras, em especial o S que marca o plural, não é pronunciado. Claro, há algumas exceções, como a palavra fils (filho/filhos) dentre outras, cujo S é pronunciado; o pronome tous também tem o S pronunciado; quando ocorre liaison, o S dos plurais é pronunciado com som de Z.

September 18, 2017

Dalvinha.2015

a pronuncia é muito rápida, quando for conversar não vou conseguir decifrar.

June 24, 2015

RogelyNeves

É só passar o mouse sobre cada palavra, individualmente, que ele pronuncia separado. Ou use esse site: http://forvo.com, que tem as pronúncias de cada palavra.

October 28, 2015

SuellenCri19

A frase em francês ficou: vous êtes calmes mas a traducao esta: voces estao calms. Pq a traducao é calmAs e n calmOs ???

November 16, 2016

choracavaco

Há apenas uma forma do adjetivo "calme" em francês para os dois gêneros. Pode ser traduzido por 'calma' ou 'calmo'. Naturalmente, a mesma coisa acontece no plural.

September 14, 2017

jdidone

'êtes' e 'et' tem a mesma pronúncia? Porque me parece difícil diferenciar

August 30, 2015

ruama_semtempo

A pronúncia de et é ê.

January 6, 2016

RenanGp1

não consegui diferenciar a pronuncia do singular par o plural, é a mesma ?

September 27, 2015

ruama_semtempo

Se é um exercício de áudio, realmente não dá para saber se a frase é "vous êtes calme" (modo singular formal), ou "vous êtes calmes" (modo plural, identificável somente pela escrita, devido ao adjetivo plural). Portanto, caso o sistema recuse uma dessas respostas em exercícios de áudio (aqueles em que se precisa escrever o que ouviu), é necessário reportar o erro.

January 6, 2016

RenanSchwyz

Não entendo muito bem como posso diferenciar 'Vocês são calmos' e 'Vocês estão calmos', no português são duas coisas bem diferentes mas vejo que no francês se utiliza o mesmo verbo.. Devo saber pelo contexto da frase?

October 21, 2016

Dezo_

Sim, apenas contexto. Se fizer sentido, ambos os verbos podem ser usados.

January 13, 2019

valkirianunes

Deveria aceitar a forma "você é calmo(a)", que é expressão corriqueira no Brasil.

June 7, 2015

CaroLL.1789

A frase está no plural, por isso não aceita.

June 7, 2015

jeanxvi

Deveria aceitar sim porque no francês usa-se o vous também como pronome da segunda pessoa do singular quando é uma conversa formal

January 6, 2016

Dezo_

Não deveria aceitar, o adjetivo "calmes" está no plural, indicando expressamente que o "vous" foi usado em sua forma plural.

Para que o "vous" tenha sido usado no singular, a frase deveria ser "Vous êtes calme". Naturalmente, em exercício de áudio, não seria possível a diferenciação, porém, em exercício escrito a diferença é clara.

January 13, 2019

NicoleSchy

Nao to entendendo a diferença certa entre "êtes", "et" e "sont"

November 28, 2016

choracavaco

"Êtes" = (vós) sois, (vocês) são; "sont" = (eles, elas) são. "Et" = e (conjunção).

September 14, 2017

MarcioRabe2

A frase "Vous êtes" em francês seria composta pelo verbo "ser" ou "estar"?

April 19, 2017

choracavaco

Os dois verbos têm uma só tradução em francês: "être".

September 14, 2017

DanielaMes768248

"Vous êtes calmes" poderia ser "Vocês são/estão calmos" ou "Vocês são/estão calmas", não? Ou o adjetivo "calmes" é necessariamente masculino?

May 6, 2017

choracavaco

"Vous êtes calmes" é tudo isso que você disse, adjetivos com final -e no masculino servem para os dois gêneros.

June 10, 2017

Renata_Melo_

Vous não pode ser você no plural também? Confuso isso. Às eles aceitam no singular e à vezes não, como nesse caso. Alguém pode me explicar?

July 8, 2017

ruama_semtempo

Sim, vous também pode ser plural e, nesse exemplo, é necessariamente plural, porque calmes é plural. As traduções possíveis aqui são: "Vocês são/estão calmos", "Os senhores são/estão calmos", "As senhoras são/estão calmas".

Vous pode ser uma maneira formal de se referir ao singular: você, o senhor, a senhora. Também pode ser uma maneira formal e informal de se referir ao plural: vocês, os senhores, as senhoras.

Por outro lado, tu é uma maneira informal de se referir ao singular: tu, você.

Uma vez que você pode ser formal ou informal, conforme o dialeto e tal, ele aparece como tradução das duas formas.

July 9, 2017

Loui567

Quando sei quando esta no feminino?

August 28, 2017

ruama_semtempo

Para "Vous êtes calmes", servem traduções tanto no feminino como no masculino ("Vocês estão calmos", "Vocês estão calmas", etc.), porque calme é um adjetivo de dois gêneros. Em uma frase sem contexto, não é possível identificar a quem ele se refere.

Isso só é possível com adjetivos que tenham formas distintas para feminino e masculino, como heureuse (fem. feliz), heureux (mas. feliz), intelligente (fem. inteligente), intelligent (mas. inteligente), lourde (fem. pesada), lourd (mas. pesado).

August 28, 2017

Andrea30911

Eu nao consigo entender quando é "o senhor" ou " a senhora" ou " vocês. Alguém pode me ajudar?

April 26, 2018

Dezo_

O pronome "vous" em francês pode ser usado de duas formas:

  • Singular: é forma respeitosa ou de cortesia, usada com desconhecidos, superiores hierárquicos, pessoas mais velhas, colegas de trabalho, em geral pessoas com quem não se tenha intimidade. Apesar do "vous" ser um pronome da 2ª pessoa do plural, na sua forma respeitosa ele é usado no singular para se dirigir a apenas uma pessoa. Como traduções, temos "você" ou "o senhor/a senhora", que seriam os equivalentes em português;

  • Plural: pode ser tanto formal, quanto informal, usado para se dirigir a um grupo de pessoas. Pode ser traduzido por "vocês", "os senhores/as senhoras" ou "vós".

Sem contexto para se identificar qual foi o uso de "vous", quaisquer das traduções acima são válidas.

Às vezes, é possível identificar o uso por um adjetivo, por exemplo. Ex.: Vous êtes belle (Você/A senhora é bonita). O adjetivo "belle" no singular deixa claro que se trata de uma mulher apenas. No exercício acima, o adjetivo "calmes" está no plural, então não é possível traduzir por "o senhor/a senhora" ou mesmo "você".

January 13, 2019

RodolfoMac337635

Somente foi aceito como correto o feminino "as senhoras são calmas". Há algum erro ou se trata de algum detalhes que desconheço que indique que a frase se dirige a mulheres?

October 23, 2018

Dezo_

Nada na frase indica que se tratem de mulheres, pois o adjetivo "calme(s)" é de dois gêneros.

January 13, 2019

luisrcst

Aceita "vocês são calmas"?

December 30, 2018

Dezo_

Sim, está correto.

January 13, 2019

LucinaSL

Porque a tradução dessa frase não pode ser Vós estão calmos. Vous é vocês ou vós né?? Alguém pode me ajudar a esclarecer?? Grata,

March 29, 2019

Dezo_

Erro de conjugação verbal. Ou se diz "Vós estais" ou "vocês estão".

March 29, 2019

Gilda606270

Nãó entendi calmes

June 22, 2019

LaraVictri18

"Tu" e você é "vous" e vocês. Porque isso muda?

June 24, 2019

Marina746553

Não tem a "liaison" de vousêtes e de outras palavras terminadas em s e t com as seguintes começando com vogal? Pelo menos no áudio deveriam fazer

August 12, 2019

Dezo_

Eu ouvi o áudio com a voz feminina e a liaison está sendo feita corretamente, o "s" de "vous" foi pronunciado como um "z".

August 12, 2019

FredericoA112040

Muito legal o duolingo

August 26, 2019

Dalvinha.2015

Dica: para estudar outro idioma, tem que aprender gramática primeiro.

June 24, 2015

Jul.Frota

Ou pode ir estudando e encaixando os conceitos de gramática a medida que o seu aprendizado da língua vai evoluindo, recorrendo aos conceitos de gramática e afins de sua próxima língua para garantir uma otimização do aprendizado. Que o provável sucesso é muito maior.

October 7, 2015

emvagyok

Discordo. Ela é importante, mas não é a prioridade. Diria que primeiramente o vocabulário, e depois sim gramática.

July 10, 2015

Defepi493

Acho q o mais importante é aprender a lingua e dpois descobrir as regras, como fazemos com a lingua materna

March 24, 2016

luizvitorio

Cada um tem o seu método.

March 8, 2016

Marina746553

Você não consegue praticar a gramática sem um mínimo de vocabulário. Estou percebendo que nesse método do duolingo eles estão introduzindo a gramática sem o aluno perceber. É muito mais prazeroso para o aluno.

August 12, 2019

[conta desativada]

    Eu queria saber pq ela falou "Vucetele" não seria mais facil uma pronuncia de "Vostes calmes " ?

    August 11, 2015

ruama_semtempo

    A pronúncia que ouço aqui na página é "vuzet" e está correta.

    January 6, 2016

RobsonCarl452456

    Não seria: Vous "sont" calmes?

    January 13, 2018

Dezo_
    • Vous êtes -> Vós sois/Vocês são
    • Ils/Elles sont -> Eles/Elas são
    January 13, 2019

jsergioppereira

    Não entendo porque "vós são calmos" não é aceite como resposta correcta...

    May 12, 2015

CaroLL.1789

    Seria "vós sois calmos".

    May 22, 2015

LiraNeto1

    São é a conjugação da terceira pessoa e vós é a segunda pessoa

    May 19, 2015

antoniocesarm

    "Vós sois calmos." Você pegou a 2ª pessoa do plural e conjugou como se fosse a 3ª.

    July 17, 2015
    Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.