"Há um menino."

Tradução:Il y a un garçon.

April 10, 2015

20 Comentários


VivianBast

Eu não aprendi ainda que Il y a= há e o duolingo já está me cobrando??

July 30, 2016

GabiLoveBallet

Por Que Não Pode Ser Só "Il un garçon." ?

May 15, 2015

Australis

Porque a expressão em francês com o sentido de "há" é "il y a". "Il un garçon" não faz sentido, seria traduzido pra algo como "ele/isso um menino".

May 16, 2015

jadesena22

esse "y" significa o que?

April 10, 2015

Australis

O "y" no francês tem outros usos mas nesse caso específico ele é parte da expressão "il y a". Por ser uma expressão idiomática, a gente não traduz palavra por palavra de forma literal, apenas entende-se que "il y a" significa "há/existe/tem".

April 12, 2015

Marcelorz

Ja vi um caso de "il a" qual a diferença?

May 26, 2015

Australis

"Il a" = "ele tem" / "il y a" = "há".

May 27, 2015

LENIARATAK3

É isso mesmo

September 20, 2018

Claudio_Resende

Australis, obrigado mas como eu comecei o curso hoje, nao conhecia a expressao e busquei no tradutor do google que me informou errado dizendo que a traduçao é: Nao é um menino, VEJA: https://translate.google.com/#fr/pt/il%20y%20a%20un%20gar%C3%A7on

February 9, 2016

beatriz590267

"Il y a" só é usado em início de frase?

April 11, 2017

ruama_semtempo

Il y a vai aparecer no início da oração, mas pode aparecer em uma oração subordinada/coordenada, após uma oração principal e, necessariamente, após uma conjunção; ou algum termo da oração pode ser deslocado para o início e, assim, il y a vai vir depois; e, quando introduz o tempo transcorrido, geralmente, vem depois do verbo.

  • Dis-moi s’il y a un problème. = Diga-me se há algum problema.
  • Dans le tiroir, il y a deux couteaux. = Na gaveta, há duas facas.
  • Je suis arrivée il y a 30 minutes. = Eu cheguei há 30 minutos.
March 11, 2018

PauloPinhe12

Como fica a pronuncia il y a = "iliá" ?

March 11, 2018

ruama_semtempo

Isso.

March 11, 2018

carnide

Em que situação se emprega garçon / enfent

January 28, 2016

Australis

"Enfant" é o termo geral pra qualquer ser humano que não é adulto/adolescente, ou seja, "criança". Já "garçon" se refere especificamente a crianças do gênero masculino, ou seja, "menino/garoto".

January 28, 2016

AlefSousa10

O "Il y a" também pode ser conjugado em outras pessoas? Por exemplo, quando se tratando de um substantivo feminino, existe um "elle y a" ou algo do tipo ou é sempre "il y a" mesmo?

March 8, 2019

Dezo_

Complementando o que já foi dito, o il nesse caso não representa um substantivo masculino, nem uma pessoa, ele age como um sujeito neutro, serve apenas para dar um sujeito à frase, já que em francês, como regra, não é permitido o sujeito oculto e inexistente.

Il y a é uma expressão fixa que significa "há", "existe" ou "tem". O que varia não é o pronome, apenas o tempo verbal:

  • Il y a un garçon (Há um menino)
  • Il y avait un garçon (Havia um menino)
  • Il y a eu un garçon (Houve um menino)
  • Il y aura un garçon (Haverá um menino)
  • Il y aurait un garçon (Haveria um menino)

Etc.

March 9, 2019

gabiisokay

Eu acredito que não, Alef. A tradução de "il y a" é "existe, ou "tem". Ou seja, o que pode mudar ali pra conjugar é o tempo verbal (auxiliar do verbo avoir), "il y a eu" = existiu. Mas não se muda o "il", pois na verdade é uma expressão. "Il y a une fille", "Il y a un cheval"...

March 8, 2019

AillanaSantos

Se fosse "fille" seria "elle y a fille"?

July 14, 2016

Australis

Não, a expressão impessoal "il y avoir" é sempre construída com o pronome "il", independente do gênero do que vem depois.

July 14, 2016
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.