O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Chove."

Tradução:Il pleut.

3 anos atrás

6 Comentários


DaviAlmeida29

aqui não poderia usar "c'est pleut"?

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_

Não, não se usa verbo após c'est, já que ele é usado para indicar, mostrar alguma coisa. Ex.: C'est ma mère (É a minha mãe); C'est délicieux (É delicioso); C'est la femme dont je t'ai parlé (Esta é a mulher de quem eu te falei) etc.

Quando queremos nos referir a eventos climáticos, usamos o pronome "il", que nesse caso é neutro, não traduzimos por "ele chove", ele está lá simplesmente para dar um sujeito à frase, já que o sujeito inexistente é vedado em francês. Outros exemplos:

  • Il neige beaucoup ici en hiver (Neva muito aqui no inverno);

  • Il fait chaud (Faz calor/Está calor);

  • Je n'aime pas quand il fait froid (Não gosto quando faz frio);

  • Il pleut depuis trois jours (Está chovendo há três dias).

5 meses atrás

Giovani_GGG

Quelle la diference entre Il pleut e pleut-il?

3 anos atrás

Caio-Amaral
Caio-Amaral

Você pode usar "pleut-il?" pra fazer uma pergunta de maneira mais formal, enquanto "il pleut" é uma afirmação.

3 anos atrás

TwannyFern
TwannyFern

Porquê se usa il? Il é ele

3 meses atrás

Dezo_
Dezo_

Il é realmente ele, entretanto, as frases em francês precisam de um sujeito explícito, não pode haver, como regra, sujeito oculto ou sujeito inexistente como em português.

Em português, ao nos referirmos a eventos climáticos, não há sujeito na frase, como em Chove (quem chove? Não há sujeito). Porém, em francês o sujeito é obrigatório nesse caso, e usa-se il de forma impessoal. Nessa frase, il não significa ele, ele é usado apenas para dar um sujeito à frase.

Esse sujeito impessoal pode ser ce ou il, no caso de eventos climáticos usa-se il (il pleut -> chove; il neige -> neva etc.).

Seu uso é semelhante ao pronome it do inglês (it rains, it snows etc.).

3 meses atrás