"Les chiens boivent de l'eau."

Tradução:Os cães bebem água.

April 13, 2015

18 Comentários


FilipeWels

Como vou saber se é singular ou plural, se a pronuncia é a mesma?

February 2, 2016

Australis

Nessa frase em específico:

  • singular: "le chien boit de l'eau" = ' chiãn bwá dâ lô/dlô';
  • plural: "les chiens boivent de l'eau" = ' chiãn bwáv dâ lô/dlô'.

Como você pôde ver, o ideal para identificar a flexão de número é prestar atenção na pronúncia dos determinantes (os artigos "le" - http://pt.forvo.com/word/le/#fr - e "de" - http://pt.forvo.com/word/de/#fr -, bem como o demonstrativo "ce" - http://pt.forvo.com/word/ce/#fr -, têm pronúncias levemente diferentes de "les" - http://pt.forvo.com/word/les/#fr -, "des" - http://pt.forvo.com/word/des/#fr - e "ces" - http://pt.forvo.com/word/ces/#fr -, a forma singular tendo um som mais fechado - algo como 'lâ'/'dâ'/'sâ' - e a plural um som mais aberto - 'lê'/'dê'/'cê' -, e os outros determinantes - "la", "de la", “un”, “une”, "ma/mon/mes", "cette" etc - têm pronúncias bem diferentes) e na conjugação/pronúncia do verbo ("elle est" vs. "elles sont" / "elle lit" = 'él li' vs. "elles lisent" = 'él liz'). Isso não acontece sempre - "elle mange" soa exatamente igual a "elles mangent" - mas normalmente ajuda.

Há também substantivos/adjetivos que possuem plurais irregulares e que têm a pronúncia bem diferente do singular ("œil" - http://pt.forvo.com/word/%C5%93il/#fr, "olho", vs. "yeux" -http://pt.forvo.com/word/yeux/#fr, "olhos" - a mulher diz "yeux ou les yeux" na primeira pronúncia / "cheval" - 'châvala' - http://pt.forvo.com/word/cheval/#fr vs. "chevaux" - 'châvô' -http://pt.forvo.com/word/chevaux/#fr).

Às vezes não tem jeito, só com contexto pra saber a diferença - "elle marche seule" tem a mesma pronúncia de "elles marchent seules".

Obs: determinantes são palavras que ajudam a determinar um substantivo e que aparecem antes dele. Podem ser artigos, adjetivos possessivos/demonstrativos, numerais etc. Me concentrei nos três primeiros grupos porque são os que mais ajudam na identificação do singular/plural.

March 21, 2016

Angela343171

Quando o verbo está no plural.

December 7, 2018

Magnossao1

Não poderia ser os cachorros bebem a água?

April 5, 2017

ruama_semtempo

Não, isso seria "Les chiens boivent l'eau".

September 4, 2017

Tham-14

Por quê não poderia ser "os cachorros bebem água"?

August 26, 2016

Australis

Poderia ser, sim. Se essa resposta ainda não é aceita aqui você pode reportá-la através do botão "reporte um problema" (uma bandeirinha no app) que aparece durante o exercício.

August 27, 2016

brenda.pim

Cães e cachorros São a mesma coisa...

September 4, 2017

maxevangelista

A única forma de perceber o plural é pela conjugação do verbo?

September 14, 2017

Australis

A pronúncia dos determinantes (artigos, adjetivos demonstrativos/possessivos, numerais) também ajuda. Aqui, por exemplo, temos "le (https://pt.forvo.com/word/le/#fr) chien" vs. "les (https://pt.forvo.com/word/les/#fr) chiens".

September 14, 2017

Daniele877774

Como saber quando coloco 'a água' ou só 'água'?

May 1, 2018

Lydia738577

Por que "de" é não "du"

June 22, 2018

Australis

Porque "du" é o artigo usado antes de substantivos masculinos singulares que comecem com consoante ou H aspirado ("je bois du café", "je mange du homard"). Com substantivos singulares de ambos os gêneros que comecem com vogal ou H mudo usa-se o partitivo "de l'" ("je bois de l'eau", "j'ai de l'huile").

June 22, 2018

Lydia738577

Merci!

June 22, 2018

Angela343171

Algumas vezes escrevem água e outras vezes escrevem a água. É bom os senhores escreverem o correto se é a água ou água.

December 7, 2018

Angela343171

Só falo uma coisa: atenção na correção vocês estando errando e muito.

December 7, 2018

DabilaPlat

Como "os cachorros bebem a água" pode estar errado??

December 22, 2018

Dara548977

Escrevi cachorros ao invés de cães e não foi aceito

January 31, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.