"L'an dernier"

Tradução:Ano passado

April 13, 2015

7 Comentários


pedrojuan61

Acho crueldade ou excesso de preciosismo não aceitarem " o ano passado"

April 13, 2015

andredolie

"o ano passado"

April 13, 2015

marciobridon

no Francês a frase precisa de sujeito, no caso le, e não é traduzido.

May 13, 2015

WarsawWill

Mas não há verbo e portanto não pude ter um sujeito. Este é uma expressão adverbial.

September 26, 2015

DjaildoQuaresma

Qual a diferença entre "l'an" e "l'année"?

December 19, 2016

choracavaco

Não existe nenhuma verdadeira diferença de sentido entre "an" et "année", tanto que, em português, uma palavra só, ANO, basta para traduzir as duas. O que existe é uma diferença de uso, meramente convencional, mas que chama atenção se não for respeitada. Então, em vez de uma regra (inexistente), vou te dar exemplos em que se costuma usar só um dos dois termos.

Para dizer a idade exata de alguém ou algo, usa-se "an": "Il a vingt ANS";

Para dizer a idade aproximada com quantidades como "dizaine", "vingtaine" etc., usa- se "année": "Il a une vingtaine d'ANNÉES";

Para se referir a décadas, usa-se "années": "Les ANNÉES 60" = Os anos 60;

Para exprimir intervalo entre o presente e um acontecimento no passado ou no futuro, usa-se "an": "Il y a dix ANS" = Há dez anos; "Dans trois ANS = Daqui a três anos;

Quando seguido por adjetivo ou complemento, usa-se preferencialmente "année": "ANNÉE de naissance" = ano de nascimento; "ANNÉE sabbatique" = ano sabático; "ANNÉE-lumière" = ano-luz; "l'ANNÉE précédente" = o ano anterior; "l'ANNÉE suivante" = o ano seguinte; l'ANNÉE dernière" (ou "l'an dernier") = ano passado; "l'ANNÉE prochaine" (ou "l'an prochain") = ano que vem;

Para se referir ao ano em curso, "cette ANNÉE" = este ano;

Precedido por ordinal, usa-se "année": "Nous sommes en deuxième ANNÉE d'Architecture" = Nós estamos no segundo ano de Arquitetura.

March 24, 2017

LuizSaraiv4

Qual a diferenca ano passado com ano anterior?

September 27, 2015
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.