"Sa tomate"

Tradução:Seu tomate

April 21, 2015

16 Comentários


GustavoCL

Até hoje ainda ninguém conseguiu explicar de forma clara a diferença entre "Sa" "Ta" "Mon" e outros pronomes possessivos. Se alguém souber, por favor me responda.


jccarlos.19

Je - mon(masculino) ma (feminino)

Tu - ton (masculino) ta (feminino)

Il/elle - son (masculino) sa(feminino)

Nous - notre (fem e masc)

Vous - votre (fem e masc)

Ils/elles - leur (fem. e masc.).

No infoescola.com/frances/adjetivos-possessivos/ tem os plurais também


Antonieta356606

Olá colega, Sa, ta, ton, ma mon, sant des pronoms possessif... In varie selon le genre et le nombre du nom qu'il remplace. ex: Elle est ma soeur 》 voilà la mienne, il a apporté ses livres》 voilà il a apporté les siens.

Bonne chance!


Dezo_

De acordo com a gramática francesa, mon/ma/mes, ton/ta/tes, son/sa/ses, notre/nos, votre/vos e leur/leurs são adjectifs possessifs (adjetivos possessivos). Os pronoms possessifs são le mien, le tien, le sien, le nôtre, le vôtre, le leur e derivados femininos e plurais.


ALEXDETER

eu sou frances e entendo "tomata e nao tomate"


MYRKR.

Realmente. Quando a palavra é terminada em -e, geralmente o som reproduzido é de « a », mas bem franquinho. Por isso ouvimos « tomata » ao invés de « tomate ».

exemplos

robe, femme, tomate, liquide, etc...


jccarlos.19

Esse também serve para masculino?


Australis

Sua dúvida é sobre o gênero de quem possui o tomate? Se sim, serve. O gênero e o número do possessivo no francês concordam com aquilo que é possuído (o tomate) não com aquele que possui (ele/ela), portanto "sa tomate" é tanto "o tomate dele" quanto "o tomate dela".


[conta desativada]

    A pronúncia muda pra Sa tomat"a"??


StfaniePae

    A pronúncia continua a mesma


Victorvr20

    Como diferenciar: "o tomate dele" e " o seu tomate"?


Australis

    Em português essas frases são sinônimas, portanto não há necessidade de diferenciá-las quando usadas no mesmo contexto, porém "(o) seu tomate" também pode ser usado com outras pessoas do discurso, enquanto "o tomate dele/a" só é usado com a terceira pessoa do singular ("ele/ela"):

    • "Ta tomate" = "teu tomate" ou "(o) seu tomate" (que pertence a "você") - segunda pessoa do singular;
    • "Sa tomate" = "(o) seu tomate" (que pertence a "ele/ela") ou "o tomate dele/dela" - terceira pessoa do singular;
    • "Votre tomate" = "vosso tomate" ou "(o) seu tomate" (que pertence a "vocês") - segunda pessoa do plural;
    • "Leur tomate" = "(o) seu tomate" (que pertence a "eles/elas") ou "o tomate deles/delas" - terceira pessoa do plural.

    Por isso às vezes é preferível usar as versões contraídas dos possessivos de terceira pessoa ("dele/dela", "deles/delas") e deixar as versões normais ("seu/sua/seus/suas") para a segunda pessoa, pelo menos no português brasileiro, que não usa os pronomes "tu"/"vós" com tanta frequência.

    Como visto acima, podemos traduzir os possessivos "seu/sua/seus/suas" do português para o francês de várias formas e o ideal é que o Duo aceite todas elas. Se durante os exercícios alguma resposta correta for recusada você sempre pode reportar aos moderadores através do botão "reporte um problema" para que ela seja acrescentada.


MatheusMen711303

    Não seria "Son tomate?"


Australis

    Não, "tomate" é um substantivo feminino em francês.


pam_67

    Pela pronúncia, como eu sei se é "sa tomate" ou "ça tomate"?


Dezo_

    A pronúncia é a mesma, mas ça tomate não faz sentido, significa "isso tomate".

    Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.