"La fille est sympa."

Tradução:A menina é simpática.

April 21, 2015

12 Comentários


csatavares

Já reportei um problema nessa tradução, mas aparentemente a equipe do DL não concorda comigo. Mas até prova em contrário, entendo que "sympa" não é nem "divertido" ou "engraçado". "Divertido" é "amusant", "engraçado" é "drôle". Há traduções alternativas a essas duas possibilidades, mas elas referem uma qualidade muito mais limitada do que essa ampla qualificação dada por "sympa". No uso comum informal do português (ao menos no Brasil), dizemos "a menina é legal" quando queremos dizer "la fille est sympa". E "sympa" é tão informal quanto esse uso de "legal" em português. Mas não significa somente "engraçado" ou "divertido". Uma pessoa pode ser "legal" sem nos fazer rir. Mas não será engraçada se não nos levar ao riso, mesmo que discreto. Continuo não concordando com a tradução. Uma pessoa pode ser legal/sympa por ser engraçada ou divertida, mas ela pode ser legal por outras qualidades: ser atencioso, envolvente, charmoso, atraente, afável, alto-astral, sociável, receptivo, empático --- tudo isso pode tornar uma pessoa super-legal, mesmo que ela não conte nenhuma piada...

May 12, 2015

PHScanes

O próprio falível google translator diz que é agradável

June 13, 2015

Dudocka

Acredito que simpática também se enquadra

June 17, 2015

Carloseperola

"sympa" tbm não poderia ser "simpática"?

May 28, 2015

Paola_Monteiro

é aceito

July 16, 2015

Valentina.195988

Atenção!

Guria e guri não são gírias. São palavras do tupi guarani. Nossa língua original e que eu em particular lamento termos perdido essa orígem linguística. Será que o "Duo" topa fazer um curso do tupi-guarani? Eu adoraria!!!! Voltando... Etimologicamente, segundo o Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena, "guri" vem do tupi-guarani "guirii, que significa "terno", "brando" o "pacífico". Outras fontes afirmam que o termo "guri" se originou a partir do tupi gwi'ri, que quer dizer "filhote de bagre", na tradução para o português.

Bonjour!

August 27, 2017

SantanaSan19

Valentina Poliquarto Quaresma da Silva.

December 17, 2017

Regiany5

E no uso popular francês "sympa" pode significar tambem "atraente", como muitos amigas francesas me disseram.

September 30, 2015

abeatrizm

Fille não é sinônimo direto de guria, e sim de menina. Guria é um gíria regional

February 8, 2016

Liebert_

O mais adequado seria ''garota'' no lugar de ''guria'', guria no meu estado é ''mulher da vida''.

April 12, 2016

daviks98

Que palavra legal "sympa"

June 19, 2017

antniofrancisco

Não concordo, trocar menina por Guri. Desculpe.

Agradeço tudo.

July 19, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.