1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Qu'est-ce que vous voulez qu…

"Qu'est-ce que vous voulez que je vous dise ?"

Tradução:O que vocês querem que eu lhes diga?

April 21, 2015

8 Comentários


oliveiracilhas

O que querem que eu vos diga? -- o que quer que eu lhe diga? -- Parece-me um pouco mais próximo da frase original...


ESSS-8

vous = vos, aceitem!!!


Diomar625691

O que vocês querem que eu vos diga, é a única opção válida, aqui no Brasil.


Dezo_

Tecnicamente, existe um erro gramatical nessa sua sugestão por haver uma mistura de pessoas. O "vocês" é um pronome de tratamento, que pelas normas da língua portuguesa pertencem à 3ª pessoa; o "vos" é um pronome objeto que pertence à 2ª pessoa do plural.

Portanto, gramaticalmente falando, a frase correta é "O que vocês querem que eu lhes diga", pois o "lhes" é um pronome objeto da 3ª pessoa e concorda com "vocês" (O que vocês querem que eu diga a vocês -> "a vocês = lhes"). Outra forma possível e gramaticalmente correta é "O que vós quereis que eu vos diga", com o "vos" concordando com o seu pronome na 2ª pessoa do plural (vós).


Baguim1

Viva Dezo_ Desculpe a intromissão para lhe trazer um link de uma série de comentários aqui do Duo, sobre um outro assunto, mas como poderá verificar, já vem de longa data a solicitação para alguma intervenção, que pelos vistos, até à presente data ainda não aconteceu. https://forum.duolingo.com/comment/21498840$from_email%3Dcomment&comment_id%3D31750911 . Agradecido pela atenção.


Dezo_

Tudo bem, vou verificar.


IgncioHarg

Nao poderia ser "você " no singular ?


Mrio563750

O que é que vocês querem que eu lhes diga? Essa frase também é muito usada em Português. Não está errada.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.