"Qu'est-ce que vous voulez que je vous dise ?"

Tradução:O que vocês querem que eu lhes diga?

April 21, 2015

5 Comentários


oliveiracilhas

O que querem que eu vos diga? -- o que quer que eu lhe diga? -- Parece-me um pouco mais próximo da frase original...

April 21, 2015

ESSS-8

vous = vos, aceitem!!!

September 22, 2017

IgncioHarg

Nao poderia ser "você " no singular ?

January 22, 2019

Diomar625691

O que vocês querem que eu vos diga, é a única opção válida, aqui no Brasil.

April 14, 2019

Dezo_

Tecnicamente, existe um erro gramatical nessa sua sugestão por haver uma mistura de pessoas. O "vocês" é um pronome de tratamento, que pelas normas da língua portuguesa pertencem à 3ª pessoa; o "vos" é um pronome objeto que pertence à 2ª pessoa do plural.

Portanto, gramaticalmente falando, a frase correta é "O que vocês querem que eu lhes diga", pois o "lhes" é um pronome objeto da 3ª pessoa e concorda com "vocês" (O que vocês querem que eu diga a vocês -> "a vocês = lhes"). Outra forma possível e gramaticalmente correta é "O que vós quereis que eu vos diga", com o "vos" concordando com o seu pronome na 2ª pessoa do plural (vós).

April 15, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.